Nome do Projeto
Promoção de estratégias da autorregulação da escrita
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2020 - 31/07/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto de pesquisa Promoção de estratégias de autorregulação da escrita tem como objetivo capacitar estudantes da graduação de Pedagogia/UFPel e professores de escolas parceiras a implementarem autonomamente estratégias de escrita, por meio de uma intervenção que busca promover a criatividade na estimulação da produção escrita no ensino explícito de estratégias de autorregulação na escrita dos alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Fundamental. A coordenação do projeto conta com a coordenação adjunta da Dra. Ana Margarida da Veiga Simão, da Universidade de Lisboa. Intenciona-se com o projeto investir no acompanhamento da intervenção que objetive verificar se os alunos melhoram na qualidade de suas escritas, na estrutura dos textos, no conteúdo e no vocabulário utilizado. Destaca-se a importância da realização deste projeto voltado para a melhoria da competência escrita dos alunos, sublinhando a validade da utilização de estratégias autorregulatórias para a composição e a aprendizagem da escrita. Busca-se, simultaneamente, permitir também comparar se as experiências positivas de escrita vivenciadas pelos alunos de Lisboa, podem ser também vivenciadas pelos alunos do brasileiros. O projeto será realizado em escolas da rede pública de Pelotas. Entende-se que é fundamental apoiar o professor na sua prática pedagógica de desenvolvimento das competências de escrita dos seus alunos. Saber escrever é mais do que respeitar regras formais, é mais do que aprender os mecanismos de planejar, redigir e rever. Com estes argumentos, está mais do que justificada a importância deste projeto, uma vez que se tem necessidade de implementar práticas que possam efetivamente contribuir para o avanço da aprendizagem da escrita dos alunos e para os professores ensinarem a escrita.

Objetivo Geral

Capacitar estudantes e professores a implementarem autonomamente o projeto na sala de aula, constituindo-se assim numa ferramenta para o desenvolvimento profissional e em relação a promoção da aprendizagem de estratégias autorregulatórias associadas ao processo de escrita.

Justificativa

Intenciona-se com o projeto investir na implementação de intervenções, voltadas para a melhoria da competência escrita dos alunos, sublinhando a validade da utilização de estratégias autorregulatórias para a composição e a aprendizagem da escrita. Intenciona-se verificar se os alunos após as intervenções, melhoram a qualidade de suas escritas, na estrutura dos textos, no conteúdo e no vocabulário utilizado. Destaca-se a importância da realização deste projeto voltado para a melhoria da competência escrita dos alunos, sublinhando a validade da utilização de estratégias autorregulatórias para a composição e a aprendizagem da escrita. O projeto será realizado com algumas estudantes do curso de Pedagogia/UFPel, em escolas da rede pública de Pelotas, pois entende-se que é fundamental apoiar estudantes e professores na prática pedagógica para o desenvolvimento das competências de escrita dos alunos. Saber escrever é mais do que respeitar regras formais, é mais do que aprender os mecanismos de planejar, redigir e rever. Com estes argumentos, está mais do que justificada a importância deste projeto, uma vez que se tem necessidade de implementar práticas que possam efetivamente contribuir para o avanço da aprendizagem da escrita dos alunos e para os professores ensinarem a escrita.

Metodologia

O projeto recorre a uma narrativa e ao lúdico, com a qual busca construir um cenário onde escrever e aprender a escrever melhor deixa de ser uma dificuldade para se transformar num desafio, numa aventura pessoal conduzida por duas personagens. O pirata Tivo e a sua companheira arara Cria ganham vida na sala de aula e, à medida que se defrontam com inúmeros desafios, vão dando a conhecer e a experimentar o prazer de escrever e a pertinência de cada etapa do processo de autorregulação: planeamento, monitorização e revisão. Desta forma, o projeto propõe-se a desenvolver os seguintes pontos: promover a aprendizagem de estratégias autorregulatórias associadas ao processo de escrita; fomentar atitudes motivacionais em relação à escrita; promover a criatividade na composição escrita; fomentar a produção escrita; promover a qualidade da composição escrita; utilizar o trabalho colaborativo para o desenvolvimento profissional no âmbito do ensino explícito de estratégias autorregulatórias na escrita. Na intervenção, os alunos no Arquipélago da Escrita, vão percorrer três ilhas: do Vulcão, Cascata e Farol, cada ilha vem carregada de história e significado. Estão previstas 13 sessões que subdividem-se em: sessão inicial com 120 minutos de duração e as ilhas do Vulcão, Cascata e Farol, dividem-se em três sessões de 90 minutos cada; duas sessões da fase de integração com 90 minutos cada; e a sessão final de 120 minutos. A ilha do Vulcão contem estratégias de planejamento, da Cascata, trabalha-se a redação, a do Farol, as crianças, junto com os personagens aprendem a importância da revisão dos textos.

Indicadores, Metas e Resultados

Para os alunos, no final do projeto será devolvido a cada turma um dossiê com a compilação de todos os textos produzidos pelos alunos ao longo das sessões, os quais foram por eles trabalhados, buscando potencializar a melhoria da qualidade de suas escritas, na estrutura dos textos, no conteúdo e no vocabulário utilizado. Para os professores destaca-se que este projeto, ao investir na intervenção psicoeducativa e na formação dos agentes educativos envolvidos, permitirá responder às necessidades atualmente sentidas no domínio da educação, promovendo o desenvolvimento profissional dos estudantes e professores das escolas envolvidos. Busca-se, portanto, ter como resultado, o sucesso educativo dos alunos da comunidade e a aprendizagem
Pretende-se, com sua realização, a melhoria da competência escrita dos alunos, sublinhando a validade da utilização de estratégias autorregulatórias para a composição e a aprendizagem da escrita. Para a pesquisa, será feita a análise de tudo o que foi produzido e do caminho trilhado ao longo do processo. Escrita do relatório final da pesquisa, apresentando os resultados da avaliação do projeto. Publicação dos resultados da pesquisa em periódicos indexados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA MARGARIDA DA VEIGA SIMÃO
ANNELISE COSTA DE JESUS
BRUNA MOURA DA SILVA
LETICIA GABRIELI VIVIAN GARCIA
LOURDES MARIA BRAGAGNOLO FRISON4

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