Nome do Projeto
Morfologia Humana Básica - aproximando os conhecimentos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
30/01/2023 - 30/01/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
A morfologia significa ‘estudo da forma’, do grego “morphe” (morfo = forma) e (logos = estudo), ela pode ser a morfologia macroscópica (anatomia) ou microscópica (histologia). A palavra anatomia é oriunda do grego significa cortar em partes, dissecar. O campo da anatomia tornou se muito vasto e como resultado diversas subdivisões foram reconhecidas e denominadas. Seguem alguns exemplos como a anatomia do desenvolvimento, que estuda o organismo humano desde a fecundação até a forma adulta. A anatomia fisiológica, que estuda a forma relacionada com a função. A patológica que trata das alterações estruturais produzidas por agentes mórbidos. A teratogênica que estuda as más formações anatômicas e a anatomia antropológica que estuda as diferenças raciais. A anatomia microscópica é estudo dos tecidos animais ou vegetais, seja em relação à sua formação, estrutura e função. É mais conhecida como histologia, do grego hystos (tecido) mais logos (estudo). O termo ‘tecido’ nos lembra de pano, roupa e de fato esse termo foi utilizado pela primeira vez por Xavier Bichat, que se referia às estruturas macroscópicas encontradas no corpo que apresentavam diferentes texturas, como os tecidos. Tanto a morfologia macroscópica quanto a microscópica são conteúdos básicos na formação de diversos profissionais nas áreas de ciências biológicas, ciências da saúde e ciências agrárias. Geralmente esses conteúdos dão suporte às outras disciplinas, como a fisiologia. A fisiologia atrai muito o interesse dos alunos por estar relacionada com o funcionamento do seu próprio corpo, além do funcionamento normal, também as desordens que levam às doenças. A morfologia geralmente é estudada nos primeiros semestres e alguns alunos não compreendem a importância do mesmo para a sua formação e a sua aplicação prática. Diante desse quadro, uma tendência ao estudar morfologia é a memorização dos nomes das estruturas, o que torna o estudo cansativo e improdutivo. Geralmente o aluno não consegue aplicar o conhecimento científico da morfologia em seu cotidiano, portanto é importante trazer para dentro desses conteúdos básicos, situações reais em que é necessário ter o conhecimento científico para a sua resolução. Segundo Freire e Faundez (2008) ‘não se deve partir do conceito para entender a realidade, mas sim partir da realidade para, através do conceito, compreender a própria realidade’. Para facilitar o processo ensino aprendizagem na área de morfologia animal é importante unir os conhecimentos de anatomia humana e histologia e fazer as contextualização do conteúdo, correlacionando a morfologia com a sua função e patologias. Nesse processo o uso de imagens torna o aprendizado lúdico e prazeroso. Otero e Greca (2004) em seus estudos concluíram que as imagens permitem uma compreensão mais fácil do assunto, assim como sua recordação. MARTINS et al (2005) relatam como as imagens são importantes na constituição de ideias científicas, na conceitualização e comunicação. Diante do apresentado, professores do Departamento de Morfologia - IB , juntamente com alunos irão elaborar um e-book com uma linguagem acessível, ilustrado e contextualizado, com o objetivo de aproximar e facilitar o aprendizado da área de Morfologia para os alunos da Universidade Federal de Pelotas.

Objetivo Geral

Elaborar um e-book de morfologia humana básica

Justificativa

Esse livro foi pensado para dar suporte aos alunos que cursam disciplinas de anatomia humana e histologia que têm uma carga horária pequena diante da quantidade de conteúdo. Ele será elaborado para que os alunos possam visualizar os órgãos e tecidos mesmo sem estar nas aulas práticas e também elucidar situações cotidianas sob a luz da ciência. Além disso, este livro também servirá como apoio aos professores do ensino médio no preparo de suas aulas.

Metodologia

O livro será dividido em treze capítulos, sendo eles:
1. Introdução à anatomia
2. Introdução à histologia
3. Sistema cardiovascular
4. Sistema linfático
5. Sistema endócrino
6. Sistema nervoso
7. Sistema tegumentar
8. Sistema respiratório
9. Sistema digestório
10. Sistema urinário
11. Sistema urogenital
12. Sistema genital feminino
13. Sistema locomotor
Os capítulos serão escritos de forma que a anatomia macroscópica e microscópica sejam complementares, além disso sempre haverá a interação com a fisiologia e explicações baseadas na ciência de situações reais do cotidiano
As lâminas histológicas serão analisadas em microscópio óptico Nikon Eclipse E200 com câmera fotográfica Moticam 5 acoplada e as imagens capturadas com o programa Motic® Image Plus 2.0.
As imagens dos órgãos serão obtidas com câmera digital.


Indicadores, Metas e Resultados

INDICADORES
Acesso do material produzido.

METAS
Produção de um e-book,

RESULTADOS ESPERADOS
Que o livro seja um facilitador na aprendizagem de morfologia humana básica e faça com que mais acadêmicos se interesse por esse conteúdo e saibam aplicar os conceitos científicos para melhorar seu cotidiano.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
HELENA BÜLOW MATIAS
JAILSON VIEIRA ADAMOLI
JOSEANE JIMENEZ ROJAS6
MARLA PIUMBINI ROCHA8
Matheus Piumbini Rocha

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