Nome do Projeto
Atualização em técnicas utilizadas na análise de alimentos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/01/2017 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Segurança alimentar e nutricional
Resumo
A evolução tecnológica na análise de alimentos atualmente é dinâmico e rápido, sendo necessária a permanente atualização quanto aos avanços mais recentes na área, de forma a garantir que os profissionais que atuam no setor estejam capacitados a utilizar as ferramentas, princípios e conceitos das novas tecnologias, sempre com a visão de desenvolvimento e inovação na área de ciências dos alimentos. O objetivo do projeto é atualizar profissionais da área de alimentos quanto às técnicas utilizadas na análise de alimentos. Será ministrado, pelo menos, um curso por semestre, o qual será dividido em duas partes, sendo uma de atividades teóricas e outra de atividades práticas, a fim de aplicar o conhecimento adquirido na teoria. Quando possível, se houver demanda, um número maior de cursos por semestre será ministrado.

Objetivo Geral

O objetivo geral é atualizar profissionais da área de alimentos quanto às técnicas utilizadas na análise de alimentos.
Os objetivos específicos são qualificar pós-graduandos através de treinamentos específicos preparatórios para ministrar cursos e divulgar conhecimentos e inovações tecnológicas no setor de alimentos.

Justificativa

O evolução tecnológica na análise de alimentos atualmente é dinâmico e rápido, sendo necessária a permanente atualização quanto aos avanços mais recentes na área, de forma a garantir que os profissionais que atuam no setor estejam capacitados a utilizar as ferramentas, princípios e conceitos das novas tecnologias, sempre com a visão de desenvolvimento e inovação na área de ciências dos alimentos.

Metodologia

Os ministrantes dos cursos serão profissionais reconhecidamente capacitados no tema do curso ou, preferencialmente, pós-graduandos com treinamento específico para ministrar os assuntos abordados.
Será ministrado, pelo menos, um curso por semestre, o qual será dividido em duas partes, sendo uma de atividades teóricas e outra de atividades práticas, a fim de aplicar o conhecimento adquirido na teoria. Quando possível, se houver demanda, um número maior de cursos por semestre será ministrado.
Cada curso seguirá a seguinte programação:
- reuniões para a definição do tema a ser abordado;
- verificação da demanda pelo assunto do curso;
- capacitação dos ministrantes, quando necessária;
- planejamento do curso;
- elaboração do material teórico;
- aquisição do material para a parte prática;
- execução teórico-prática do curso;
- avaliação do curso.

Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos com a execução do projeto ampliar e atualizar o conhecimento dos acadêmicos de cursos ligados à alimentos e dos profissionais que atuam na área e proporcionar melhor capacitação didática a pós-graduandos. Dessa forma, estaremos influenciando positivamente o setor de alimentação humana e colaborando para a segurança dos alimentos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA DE OLIVEIRA BARBOSA
ANELISE BRAVO FRIEDRICZEWSKI
CELINA NUNES EBERSOL
CLAUDIO DIAS TIMM2
DÉBORA RODRIGUES SILVEIRA
GREYCE SILVEIRA MELLO
JANAINA VIANA DA ROSA
JULIA ROSIN DA SILVA
JULIANA CAROLINA SIEBEL
JULIANA RODRIGUES DA ROSA
KAUANA KAEFER
LOUISE MACIEL FERNANDES
LUIZ GUSTAVO BACH
MILENA WINKEL FERREIRA
NATALIA VOLPATO DA CONCEIÇÃO
PATRICIA GOMES VIVIAN
REBECA CAMARGO PORTO
STEPHANYA TIMM
THAMÍRIS PEREIRA DE MORAES
VIVIANE SOUZA DE OLIVEIRA

Página gerada em 19/04/2024 02:03:24 (consulta levou 0.177214s)