Nome do Projeto
Semana dos Museus da UFPel 2020
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/05/2020 - 18/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
A Semana dos Museus da UFPel ocorre dentro da Programação da 18ª Semana Nacional dos Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) que este ano tem como tema os “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”. Como nos anos anteriores, adota-se o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para as comemorações do Dia Internacional dos Museus. A Rede de Museus da UFPel, inspirada por este tema, promove vários eventos para marcar este momento singular para integração dos museus e coleções universitárias com a comunidade acadêmica e externa. Este ano, em decorrência da pandemia ocasionada pelo covid-19, a programação de seminário com comunicações, palestras e oficinas serão realizadas em ambientes virtuais.

Objetivo Geral

Objetivo geral da Semana dos Museus da UFPel é refletir, discutir e trocar experiências entre os museus e comunidade em geral pensando os museus como parte do tecido social, trazendo para discussão as muitas possibilidades da sua atuação, tanto na relação com seus públicos e acervos, como na relação dos museus entre si, em um contexto das desigualdades presentes na sociedade contemporânea.

Justificativa

As semanas de museus fazem parte de um calendário internacional anual, que segue um tema proposto pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) e também adotado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus). É um momento em que todas as instituições museológicas se organizam para realizar eventos, neste ano com a temática “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”. A Rede de Museus da UFPel organiza lodos os anos atividades que possam congregar e dar visibilidade aos museus e projetos museológicos da UFPel. As ações desenvolvidas todos os anos envolvem um grande público, seja ele acadêmico ou externo, com uma grande participação de professores, servidores e discentes, assim como de pessoas da cidade de Pelotas. É um momento importante de reflexão e de mostrar o que se faz nos museus da UFPel. Este ano, por conta do covid-19 a programação teve que se adaptar à situação de distanciamento social, com todos os eventos realizados online, mas não por isso com menor participação de organizadores, palestrantes convidados, servidores, alunos e comunidade externa.

Metodologia

Seguindo em grande parte o formato da organização do evento nos anos anteriores, foram seguidas as seguintes etapas metodológicas:
- Reuniões para definir a programação e posterior organização das atividades propostas pelos componentes da Rede de Museus da UFpel.
- Organização, divulgação e gerenciamento de inscrições de trabalhos a serem apresentados no Seminário da Semana dos Museus da UFPel 2020, com a participação de docentes, alunos bolsistas e voluntários;
- Adaptação do material de divulgação disponibilizado pelo IBRAM para Flyers e banners com a programação da UFPel, feita por bolsistas dos cursos de Design e Jornalismo;
- Divulgação do evento e atividades nas redes sociais;
- Realização das atividades e posterior certificação de todos os participantes.

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores são o número de ações, de pessoas envolvidas na organização do evento, assim como o número de participantes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREA LACERDA BACHETTINI8
DESIRÉE NOBRE SALASAR4
GUILHERME BUENO ALCÂNTARA
JOSSANA PEIL COELHO
LISIANE GASTAL PEREIRA
ROGER FELIPE ROCHA VILELA
SILVANA DE FATIMA BOJANOSKI4

Página gerada em 20/04/2024 06:28:45 (consulta levou 0.155986s)