Nome do Projeto
Odontologia Ciência Sociedade
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 31/08/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O projeto Odontologia Ciência Sociedade (OCS) objetiva contribuir para o aprimoramento e qualidade do ensino/aprendizado em odontologia, estimular práticas que ampliem a divulgação de ciência, refletir sobre o uso de evidências científicas na prática clínica e aproximar o ambiente acadêmico da sociedade. Envolverá uma série de atividades que visam o desenvolvimento de reflexão crítica sobre evidências científicas e sua influência na tomada de decisões, comunicação com pacientes e educação permanente. Envolverá diferentes metodologias, incluindo aulas interativas, elaboração de material didático, levantamentos bibliográficos, apresentação de trabalhos, leitura e discussão de artigos, além de dinâmicas coletivas e individuais de construção de conhecimento, com ênfase em plataformas digitais e interativas, incluindo participação em redes sociais.
Objetivo Geral
Contribuir para o aprimoramento e qualidade do ensino/aprendizado em odontologia, estimular práticas que ampliem a divulgação de ciência, refletir sobre o uso de evidências científicas na prática clínica e aproximar o ambiente acadêmico da sociedade.
Justificativa
Os profissionais da odontologia devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Neste contexto, o acesso, uso e reflexão crítica sobre evidências científicas são importantes. Este projeto de ensino se justifica pode ajudar no desenvolvimento e construção de processos de acesso e uso de evidências científicas, tomada de decisões, comunicação com pacientes, popularização da ciência e educação permanente.
Tomada de decisão: Contribuir para a construção de competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
Comunicação: Desenvolver interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. Otimizar a comunicação verbal, não-verbal, habilidades de escrita e leitura; e de tecnologias de comunicação e informação.
Educação permanente: Trabalhar a capacidade de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Auxiliar os acadêmicos e profissionais de saúde no processo de aprender a aprender, ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais. Proporcionar condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços.
Tomada de decisão: Contribuir para a construção de competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
Comunicação: Desenvolver interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. Otimizar a comunicação verbal, não-verbal, habilidades de escrita e leitura; e de tecnologias de comunicação e informação.
Educação permanente: Trabalhar a capacidade de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Auxiliar os acadêmicos e profissionais de saúde no processo de aprender a aprender, ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais. Proporcionar condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços.
Metodologia
Para a realização do projeto de ensino serão utilizadas diferentes metodologias, abaixo relacionadas:
I - Aulas interativas com auxílio de ferramentas online;
II - Elaboração de vídeos, apresentações, imagens, animações, fluxogramas, mapas e trabalhos;
III - Levantamentos bibliográficos, apresentação de trabalhos, produção de artigos e relatórios técnicos;
IV - Leitura e discussão de trabalhos científicos e casos clínicos;
V - Dinâmicas coletivas e individuais de construção de conhecimento;
VI - Atividades de ensino à distância, uso de ferramentas e plataformas digitais.
I - Aulas interativas com auxílio de ferramentas online;
II - Elaboração de vídeos, apresentações, imagens, animações, fluxogramas, mapas e trabalhos;
III - Levantamentos bibliográficos, apresentação de trabalhos, produção de artigos e relatórios técnicos;
IV - Leitura e discussão de trabalhos científicos e casos clínicos;
V - Dinâmicas coletivas e individuais de construção de conhecimento;
VI - Atividades de ensino à distância, uso de ferramentas e plataformas digitais.
Indicadores, Metas e Resultados
Participação de alunos da graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas nas ações do projeto.
Contribuição para o desenvolvimento de competências e habilidades na tomada de decisões, comunicação e educação permanente em odontologia.
Produção e divulgação de material científico de qualidade para acesso dos acadêmicos e profissionais da área da Odontologia.
Produção e divulgação de material científico em linguagem apropriada, para acesso da sociedade à informação de qualidade.
Ações de divulgação científica, baseada em evidências, em redes sociais e outras.
Contribuição para o desenvolvimento de competências e habilidades na tomada de decisões, comunicação e educação permanente em odontologia.
Produção e divulgação de material científico de qualidade para acesso dos acadêmicos e profissionais da área da Odontologia.
Produção e divulgação de material científico em linguagem apropriada, para acesso da sociedade à informação de qualidade.
Ações de divulgação científica, baseada em evidências, em redes sociais e outras.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ALINI CARDOSO SOARES | |||
| AMANDA TONETA PRUX | |||
| ANA BEATRIZ LIMA DE QUEIROZ | |||
| ANA CLARA ROCHA DE SOUZA | |||
| ANA FLÁVIA LEITE PONTES | |||
| ANA FLÁVIA PEREIRA MARINHO | |||
| ANDREZA MONTELLI DO ROSÁRIO | |||
| BRUNA MACHADO FERNANDES | |||
| CARLA LUCÍA DAVID PEÑA | |||
| CAROLINE DA SILVA MALUE | |||
| CATIUSCIA ALVES GONÇALVES | |||
| CINTHIA STUDZINSKI DOS SANTOS | |||
| FELIPE BARBOSA PEREIRA | |||
| FERNANDA ESTIVALET PESKE | |||
| FERNANDO ANTONIO VARGAS JUNIOR | |||
| GABRIELA CARDOSO DE CARDOSO | |||
| GABRIELA KRAEMER | |||
| GIANA DA SILVEIRA LIMA | 5 | ||
| GIOVANNA BOFF PADILHA | |||
| GUILHERME SCHEEREN FIGUEIREDO | |||
| HELOYSA TALIA SCHWENGBER | |||
| ISABEL VASCONCELLOS DE SOUZA | |||
| ISABELA ROCHA STEIMBRUCH | |||
| JOICIENE BARROS MARQUES | |||
| JULIA SOARES DE ARRUDA ZANANDREA | |||
| JULIANA DOS SANTOS FEIJO | |||
| JULIANNE BARTZ MAASS | |||
| JÚLIA CORRÊA CENTENO | |||
| JÚLIA RODRIGUES BURKERT | |||
| LARISSA MOREIRA PINTO | |||
| LAURA DOMBROWSKI BAULER | |||
| LAURA DOS SANTOS HARTLEBEN | |||
| LAURA KROETZ FANG | |||
| LEONARDO COSTA E SILVA | |||
| LETICIA DA SILVA PIRES | |||
| LETICIA UCKER ARANALDE | |||
| LUISE DOS SANTOS FERREIRA | |||
| LUIZA SOUZA SCHMIDT | |||
| MARCELLA WOHLFAHRT MARTINS | |||
| MARINA STRELOW KOPERECK | |||
| NATÁLIA BRITO SOARES | |||
| PATRÍCIA GRAU GRULLÓN | |||
| PÉTERSON OLIVEIRA BOEIRA | |||
| RAFAEL RATTO DE MORAES | 2 | ||
| RAISSA COI DE ARAUJO | |||
| VERÔNICA PEREIRA DE LIMA |