Nome do Projeto
Síntese e desenvolvimento de produtos a partir de nanotecnologia
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 31/08/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Com o avanço tecnológico, surgiram inúmeras áreas interdisciplinar de estudo e pesquisa, sendo a Nanotecnologia uma área em destaque. Dentre as inúmeras áreas que despontaram da Nanotecnologia, os materiais nanoestruturados a base de carbono despertaram o interesse de muito pesquisadores devido suas reais possibilidades de aplicação em engenharia. Ainda, a utilização de biomassas em escalas diminutas apresentam um apelo ecológico para esses possíveis produtos. Atualmente o Grupo de Pesquisa já desenvolve diversos estudos na área. Este projeto visa a continuidade desta área de pesquisa no presente grupo de pesquisa, a partir da síntese, caracterização e estudo de potenciais aplicações de engenharia para materiais nanoestruturados a base de carbono e a base de biomassas. Mais especificamente, dentre os objetivos específicos deste projeto, no desenvolvimento de fibras de NTCs, espera-se avaliar o comportamento dínamo-mecânico das mesmas, dados estes não encontrados na literatura. Seu conhecimento pode possibilitar a utilização destas fibras em novas aplicações, onde solicitações dinâmicas acontecem. Ainda, na fabricação de nanofibras e nanocristais de celulose a partir de biomassas, espera-se encontrar uma rota verde, de baixo custo para aplicações de biomassa como matéria-prima.

Objetivo Geral

Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal desenvolver, caracterizar e posteriormente avaliar as aplicações em potencial para materiais nanoestruturados a base de carbono e de biomassa.

Justificativa

A nanotecnologia é extremamente importante para o desenvolvimento do país, porque atualmente a indústria brasileira ainda se destaca principalmente pela comercialização de commodities, no entanto, os produtos produzidos a partir de tecnologia avançada agregam muito mais valor ao mesmo. Sendo assim, o investimento em produtos inovadores para o mercado internacional, tendem a trazer um retorno maior ao país, não só econômico, como de desenvolvimento tecnológico.
Além de desenvolver a tecnologia do país, o projeto proposto irá proporcionar aos alunos maior contato e interação com áreas tecnológicas de ponta, possibilitando um interesse crescente na área.

Metodologia

Este projeto pretende englobar diferentes subprojetos, que seguirão metodologias distintas, sendo eles:
- Desenvolvimento de fibras de nanotubos de carbono de alta performance, para avaliação dínamo-mecânica.
- Desenvolvimento de filmes/esponjas a partir de biomassas, reforçados com nanomaterial a base de carbono.
- Síntese de nanofibras e nanocristais de celulose a partir de biomassas.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se, a partir deste projeto de pesquisa:
- obter formação de recursos humanos na área de nanotecnologia;
- desenvolver produtos a partir da nanotecnologia, com potencial aplicação comercial;
- desenvolver métodos verdes de produção de nanoceluloses, a partir de biomassas e rotas ecologicamente corretas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE GONCALVES OSORIO4
FELIPE RODRIGUES CASSONI
FERNANDA MAZUCO CLAIN
FERNANDO MACHADO MACHADO5
FRANTCHESCOLE BORGES CARDOSO
OSCAR GIORDANI PANIZ
RUBENS CAMARATTA4
TIAGO MORENO VOLKMER4

Página gerada em 07/08/2022 22:50:28 (consulta levou 0.092057s)