Nome do Projeto
Iniciação à Pesquisa Científica
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/06/2020 - 21/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O presente projeto consiste em disponibilizar de forma digital sequências de vídeo-aulas que auxilie e dê suporte aos estudantes interessados na construção de projetos de pesquisa e nas atividades necessárias ao desenvolvimento de uma carreira acadêmica Destina-se tanto a estudantes iniciantes, alunos de graduação, que buscam aprimoramento de seus conhecimentos para desenvolver projetos de iniciação científica ou trabalhos de conclusão de curso, como para estudantes já graduados que demonstram interesse na carreira acadêmica através da busca por programas de pós-graduação. Está organizado em três eixos temáticos, a saber: (1) Iniciação ao Projeto de Pesquisa, (2) Aspectos da carreira acadêmica e (3) Abordagens metodológicas. Cada um dos temas será gravado ao longo de 2020, mas estaria disponível para acesso a qualquer tempo e por estudantes de qualquer área do conhecimento.

Objetivo Geral

O Objetivo deste projeto é desenvolver educação científica de modo transversal, interdisciplinar e participativa à comunidade acadêmica da Universidade Federal de Pelotas, especialmente a estudantes que buscam iniciar-se na carreira científica.

Objetivos específicos:
- Introduzir os fundamentos de um processo de pesquisa científica, tais como a formulação de problemas, revisões de literatura científica, construção de marcos teórico-metodológicos e planejamento de execução.
- Introduzir estudantes ao uso se softwares e plataformas de apoio à atividade acadêmica, tais como programas gestores de referências, plataformas de busca de artigos científicos, programas de análises de dados, entre outros.
- Discutir procedimentos, implicância e encaminhamentos éticos do processo de pesquisa.
- Debater e aprofundar entremeios da carreira acadêmica, tais como as carreiras docentes, a busca por programas de pós-graduação, a necessidade de publicação, entre outros projetos.
- Aproximar estudantes e pesquisadores iniciantes de abordagens metodológicas diversas, aprofundando os processos de produção, análise, sistematização e publicação de dados científicos.

Justificativa

O presente projeto deriva-se de duas inquietações pertinentes ao desenvolvimento acadêmico dos cursos de Geografia da Universidade, mas extensíveis a outras áreas. Inicialmente, esta iniciativa decorre da dificuldade enfrentada por muitos estudantes em desenvolver e concluir seus trabalhos de conclusão de curso em tempo hábil às suas expectativas de titulação e conformes às respectivas grades curriculares. Também, procede da sobrecarga que a temática da metodologia de pesquisa impõe ao restringir-se em algumas poucas disciplinas do currículo. Por isso, surge como um processo livre, com adesão autônoma, porém complementar e paralelo ao currículo, de forma a fortalecer os fundamentos básicos do processo investigativo. Assim, a atividade visa dar segurança aos estudantes e possibilitar aos orientadores mais espaço para guiar em seus respectivos temas de estudo. A iniciativa surge em contexto de isolamento social e de restrição de atividades acadêmicas presenciais resultantes da pandemia de Covid-19, momento em que muitos estudantes se dedicam a estruturar seus projetos de pesquisa e buscam suporte teórico e metodológico para fazê-lo.

Metodologia

O desenvolvimento do curso se dará através de vídeo-aulas postadas online na plataforma de vídeos Youtube, com duração variada entre 10 e 30 minutos, dependendo do tema. Nestas, serão publicadas palestras curtas sobre temas referentes ao desenvolvimento de atividades acadêmicas referentes aos eixos declarados no resumo. Cada eixo se organizará em uma playlist e terá dez vídeo-aulas, totalizando três cursos de cerca de 200 minutos cada um. Nas vídeo-aulas, se aplicarão pequenos exercícios de análises e também tutoriais de uso de programas computacionais de interesse, tais como os declarados nos objetivos específicos.

Indicadores, Metas e Resultados

São previstos dois instrumentos de avaliação para a eficiência do projeto e possíveis contribuições ao seu desenvolvimento. Inicialmente, utilizar-se-á do próprio sistema da Plataforma Youtube de Vídeos para coletar estatísticas de visualização e interação, tais quais comentários, likes, inscrições, etc. Paralelamente, serão consultados através de formulários de avaliação os professores e alunos do curso de Geografia para agregar temas de interesse das partes e para constatar se houve avanço no desenvolvimento dos fundamentos e habilidades propostos pelas vídeo-aulas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA JÚLIA VOLZ DA SILVA
ANDREIA MONKS XAVIER
ANTÔNIO RENATO DE CASTRO CARABAJAL
BRUNA DE SOUZA WEBER
CESAR AUGUSTO FERRARI MARTINEZ4
Cassiely da Roza Pacheco
DANIEL BASILIO DA SILVEIRA
EDUARDO SCHUMANN
ELINTON GUSTAVO LIZIARDI
Fabio Furtado Saraiva
GABRIEL DA FONSECA GAZAL
GABRIEL VELOSO ROCHA LEMOS
GABRIELA CORRÊA RODRIGUEZ
GUILHERME DA SILVA CRIZEL
ISAAC RODRIGUES DOS SANTOS
JADIR ELVANGER GARCIA DA SILVA
JAILTON GONCALVES FERNANDES
JOÃO PEDRO DA FONSECA ORCINA
LENI HARTWIG
LEONARDO KEGLES
LEONARDO WENCESLAU SOSA ELY
LOECI MILECH SEUS
LUCAS DA CUNHA BITENCORT
LUIZ FELIPE WASSMANSDORF
MATHEUS KLEINICKE ROSSALES
MATHEUS MIDON DOS PASSOS
MICHEL DA SILVA KNUTH
NATHANIEL LUÍS DE SOUZA FARIAS
ODLANER TERRA PEREIRA
PAULO ROBERTO BORGES TEIXEIRA JUNIOR
PEDRO DE MOURA ALVES
RAFAEL MARTINS DUARTE
REBECA JERÔNIMO NUNES DA SILVA
RODRIGO SALVADOR BENEDETTO CHIRIBAO
ROSANGELA RIBEIRO MEIRELES
SHAKIRA PORCIUNCULA SALASAR
THALES ROBERTO BARBOSA RODRIGUES
TIEISSA FONSECA DA SILVA
Tiago das Neves Ribeiro
WILLIAN AZEREDO DA COSTA
YURI RUAS DIAS
YVES PEREIRA DE SOUSA TAVARES

Página gerada em 29/03/2024 06:18:56 (consulta levou 0.166733s)