Nome do Projeto
Seminário Internacional de Acessibilidade Cultural
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
12/05/2020 - 31/05/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
O Seminário Internacional de Acessibilidade Cultural é uma das metas do Plano de Acessibilidade da PREC e busca reunir profissionais de áreas interdisciplinares que atuam com acessibilidade em ambientes culturais para discutir as diversas temáticas envolvidas na pauta, buscando ampliar a visibilidade das ações que vêm sendo desenvolvidas em âmbito municipal, estadual, nacional e internacional. O evento será online, portanto aberto à comunidade e voltado para divulgar o trabalho que vem sendo desenvolvido na Rede de Museus da UFPel.

Objetivo Geral

Discutir a acessibilidade cultural a partir da perspectiva do exercício da cidadania cultural, entendendo a cultura como um direito humano basilar, onde se deve proporcionar fruição, participação, produção e expressão de vivências de pessoas com deficiência em ambientes culturais. Busca-se ampliar o debate
com relação aos meios para tornar acessível um ambiente cultural.

Justificativa

A pauta da acessibiliade cultural começou a ser debatida na UFPel através do projeto de extensão "O Museu do Conhecimento para todos: inclusão cultural para pessoas com deficiência em museus universitários" em 2011 - 2012. Desde então muitas foram as ações e projetos desenvolvidos pela instituição em parceria com a Rede Interinstitucional de Acessibilidade Cultural, composta por Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal de Pelotas.

Sendo uma meta do Plano de Acessibilidade da PREC, o evento justifica-se pela sua potencialidade de ampliação do debate acerca da pauta da acessibilidade cultural, trazendo como protagonista as ações desenvolvidas no âmbito de projetos de extensão da UFPel, bem como da Rede de Museus.

Metodologia

Seminário online, pela plataforma webconf da UFPel, formado por mesas redondas, palestras e debates.

Indicadores, Metas e Resultados

Número de palestras, mesas e debates
Participação do público nos debates e palestras.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA CORRÊA BOTELHO
ANDREA LACERDA BACHETTINI11
DESIRÉE NOBRE SALASAR36
FRANCISCA FERREIRA MICHELON11
JÉSSICA VERAS ARAUJO
ROGER FELIPE ROCHA VILELA
SILVANA DE FATIMA BOJANOSKI1
TALITA GARCIA DE OLIVEIRA

Página gerada em 20/04/2024 04:40:54 (consulta levou 0.188374s)