Nome do Projeto
Minicurso "Políticas de memória: da teoria às práticas"
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/06/2020 - 15/07/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Nos últimos anos, tem sido crescente o número de estudos que vêm sendo realizados sobre as medidas implementadas para lidar com demandas formuladas por vítimas de regimes autoritários. A análise dessas medidas envolve, do ponto de vista teórico-conceitual, a compreensão de conceitos básicos como políticas de memória e justiça de transição, entre outros. Do ponto de vista prático, uma série de exemplos, seja nos países do Cone Sul, que passaram por ditaduras entre as décadas de 1960 e 1990, seja em países do Sul da Europa, que vivenciaram as ditaduras nazifascistas, ajudam a refletir sobre o tema e a identificar limites e possibilidades nas medidas que vêm sendo analisadas por pesquisadores/as de diferentes áreas do conhecimento. O minicurso proposto tem como objetivo central promover o debate e a difusão de elementos teórico-conceituais básicos sobre o tema das políticas de memória, verificando, na prática, como as mesmas foram e são implementadas. O minicurso será realizado em cinco encontros. As inscrições são gratuitas e abertas às/aos discentes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas, às/aos discentes de outras IES, assim como às/aos demais interessados pelo tema. A atividade é promovida pelo Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória - NUPPOME, com o apoio e parceria institucional dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e em História da Universidade Federal de Pelotas.

Objetivo Geral

Promover o debate e a difusão de elementos teórico-conceituais básicos sobre o tema das políticas de memória, verificando, na prática, como as mesmas foram e são implementadas.

Justificativa

A realização da atividade se justifica diante do aumento do interesse acadêmico pelo tema nos últimos anos.

Metodologia

Realização de cinco (5) encontros (no sistema de web-conferências da Universidade). Ocorrerá um encontro por semana (às quartas-feiras), com duração de até 1 hora e meia cada. Cada encontro será ministrado por um/a dos/as participantes convidados/as. Após a exposição das/os convidados, será possibilitado um debate com as/os inscritas/os, que poderão fazer perguntas, pedir esclarecimentos etc.

Indicadores, Metas e Resultados

Participação de discentes de graduação, pós-graduação e demais interessados/as pelo tema. Realização de debate sobre os temas propostos para cada encontro. Fortalecimento de redes de pesquisadores nacionais, uma vez que a proposta articula docentes de diferentes cursos e IES do país.

Página gerada em 12/07/2025 20:48:14 (consulta levou 0.270529s)