
Resumo
Possui graduação em História Licenciatura pela URI-Santo Ângelo e é graduando em Psicologia Bacharelado pela UCPel desde 2021. É especialista em Docência para o Ensino Superior pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (2010) e mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela UFPEL (2014). Atuou como funcionário público administrativo na Secretaria Municipal de Cultura de Santo Ângelo (2009-2012), período em que coordenou o Arquivo Histórico Municipal. Participou dos Conselhos Municipais de Patrimônio Cultural e de Políticas Culturais de Santo Ângelo (2009-2013), do Conselho Municipal de Cultura de Pelotas (2019-2020) e representou a sociedade civil no Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio do Estado do Rio Grande do Sul (2020-2021).É doutor em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2018), com período de doutorado sanduíche no Departamento de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2015-2016), com bolsa do CNPq. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel (2018-2020), com bolsa FAPERGS/CAPES, atuando no projeto "Patrimônios em lugares de sofrimento: os dilemas da transmissão" e contribuindo para a criação do Núcleo de Estudos sobre Memória e Patrimônio em Lugares de Sofrimento (NEMPLuS/UFPel).Foi professor substituto no Departamento de Museologia, Conservação e Restauração da UFPel (2019-2020) e coordenador do GT História Cultural da ANPUH-RS (2020-2022). Entre 2022 e 2024, realizou novo pós-doutorado, com bolsa CAPES (PDPG - Pós-Doutorado Estratégico), no Programa de Pós-Graduação em História da UFPel, com o projeto "Comemorações e identidades na fronteira sul: o Primeiro Centenário da Independência (1922) pelo interior do Rio Grande do Sul".Atualmente, realiza estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPel (PROGRAU/UFPel), com bolsa CAPES do Programa Institucional de Pós-Doutorado, sob supervisão da Profa. Dra. Adriane Borda. Atua na pesquisa sobre a trajetória das políticas de patrimônio na região das Missões, no âmbito do projeto "Os Saberes das Missões: Canteiro Modelo de Conservação", desenvolvido em parceria com o Iphan e a UFPel.Organizou diversos eventos e livros e é autor e coautor de capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais sobre temas relacionados à memória social e ao patrimônio cultural. Seus interesses de pesquisa incluem os usos políticos do passado, a memória social, os processos de patrimonialização e as políticas públicas para o patrimônio cultural.E-mail: darlanmarchi@gmail.com
Formação acadêmica
Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural (Universidade Federal de Pelotas, 2018)
Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural (Universidade Federal de Pelotas, 2014)
Especialização em Docência para o Ensino Superior (Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo, 2010)
Graduação em Psicologia (Universidade Católica de Pelotas, Em andamento)
Graduação em História (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, 2007)
Áreas de atuação
História - Patrimônio
História - Patrimônio Imaterial
Antropologia - Memória Social
Artes - Políticas Culturais
Artes - Ensino de História
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Extensão | ||||
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Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
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Pesquisa | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Comemorações e identidades na fronteira sul: o Primeiro Centenário da Independência (1922) pelo interior do Rio Grande do Sul | 20/03/2024 | 30/12/2025 | ||
Comemorações e identidades na fronteira sul: o Primeiro Centenário da Independência (1922) pelo interior do Rio Grande do SulCOORDENADOR DO PROJETO | 20/03/2024 | 30/12/2025 | 20 | |
Ensino | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Minicurso "Políticas de memória: da teoria às práticas" | 15/06/2020 | 15/07/2020 | 4 |