Resumo
Possui graduação em História Licenciatura pela URI-Santo Ângelo, é graduando no Bacharelado em Psicologia desde 2021 (UCPel). Possui especialização em Docência para o Ensino Superior (2010) e mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural (2014). Foi funcionário público administrativo na Secretaria Municipal de Cultura de Santo Ângelo (2009-2012), período em que coordenou o Arquivo Histórico Municipal de Santo Ângelo. Atuou nos Conselhos Municipais de Patrimônio Cultural e de Políticas Culturais de Santo Ângelo entre 2009 e 2013, no Conselho Municipal de Cultura de Pelotas entre 2019 e 2020 e como representante da sociedade civil no Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio do estado do Rio Grande do Sul (2020-2021). Doutor em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2018), com período de doutorado sanduíche no exterior (2015-2016), através de bolsa do CNPq, no Departamento de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Realizou estágio pós-doutoral com bolsa FAPERGS/CAPES (2018-2020) no Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural na Universidade Federal de Pelotas atuando no projeto "Patrimônios em lugares de sofrimento: os dilemas da transmissão", auxiliando na criação do Núcleo de Estudos sobre Memória e Patrimônio em Lugares de Sofrimento (NEMPLuS UFPel). Atuou como professor substituto no Departamento de Museologia, Conservação e Restauração da UFPel(2019-2020). Foi coordenador do GT História Cultural ANPUH-RS (2020-2022). Atualmente realiza Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Pelotas (PPGH/UFPel) através de bolsa CAPES do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Pós-Doutorado Estratégico com o projeto "Comemorações e identidades na fronteira sul: o Primeiro Centenário da Independência (1922) pelo interior do Rio Grande do Sul". Organizou diversos eventos e livros e é autor e coautor de capítulos de livros e artigos em periódicos do Brasil e do exterior sobre temas referentes à memória social e ao patrimônio cultural. Tem interesse em pesquisas sobre os usos políticos do passado, memória social, processos de patrimonialização e políticas públicas para o patrimônio cultural. E-mail: darlanmarchi@gmail.com
Formação acadêmica
Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural (Universidade Federal de Pelotas, 2018)
Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural (Universidade Federal de Pelotas, 2014)
Especialização em Docência para o Ensino Superior (Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo, 2010)
Graduação em História (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, 2007)
Graduação em Psicologia (Universidade Católica de Pelotas, Em andamento)
Áreas de atuação
História - Patrimônio
História - Patrimônio Imaterial
Antropologia - Memória Social
Artes - Políticas Culturais
Artes - Ensino de História
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Extensão | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Rede de Museus da UFPel: ações e divulgação | 30/03/2020 | 01/04/2028 | 3 | |
Portal educativo "Barbaridade: A ditadura no Rio Grande do Sul" | 20/05/2024 | 31/12/2025 | 3 | |
VI Encontro Internacional Fronteiras e Identidades | 18/03/2024 | 31/03/2025 | 43 | |
11º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional | 30/01/2023 | 29/02/2024 | 2 | |
Primavera dos Museus 2020 | 10/09/2020 | 30/09/2020 | 1 | |
Pesquisa | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Comemorações e identidades na fronteira sul: o Primeiro Centenário da Independência (1922) pelo interior do Rio Grande do Sul | 20/03/2024 | 30/12/2025 | ||
Comemorações e identidades na fronteira sul: o Primeiro Centenário da Independência (1922) pelo interior do Rio Grande do SulCOORDENADOR DO PROJETO | 20/03/2024 | 30/12/2025 | 20 | |
Ensino | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Minicurso "Políticas de memória: da teoria às práticas" | 15/06/2020 | 15/07/2020 | 4 |