O Portal será desenvolvido por uma equipe que conta com professores e discentes das área de História e Computação. Seu formato será constituído a partir de diferentes sessões temáticas e ferramentas. Uma das sessões, chamada "Aconteceu aqui [em]" será formada por um mapa do RS com verbetes contendo informações sobre a ditadura em diferentes cidades/regiões do estado, escritos por pesquisadores/as do tema. Também haverá uma sessão com textos temáticos, que tratem de questões específicas vinculadas ao período no estado (por exemplo: Grupo dos Onze; O movimento Negro no RS durante a ditadura; as fronteiras do Rio Grande do Sul no período ditatorial; etc). Junto a verbetes e textos, serão disponiblizadas ferramentas como banco de imagens; linhas do tempo; etc.
Em relação à estrutura dos verbetes, esta se estrutura da seguinte forma:
Cidade:
Dados básicos da cidade no período (anos 1960-1980): (localização, fundação, dados gerais, número de habitantes no início dos anos 1960, etc):
Texto: A ditadura em (nome da cidade): breve texto com informações gerais sobre o Golpe de 1964 e a ditadura na cidade. Neste item, a ideia é uma contextualização geral, uma breve descrição das principais características e acontecimentos que marcaram esse período no município (por exemplo: Como era a vida na cidade no início dos anos 1960? Como estavam organizadas as forças políticas locais? Havia grupos dos Onze organizados ou associações de sem-terra? Como foi o Golpe? Quais grupos locais apoiaram o Golpe? Houve políticos cassados logo após o Golpe (prefeito, vice, vereadores / indicar o partido)? Há notícias de perseguições e prisões? Como é possível caracterizar a ditadura no município? Quais as especificidades? Há algum(alguns) personagem (personagens) locais cuja história você queira destacar?
Sugerimos iniciar com duas frases breves de apresentação sobre a ditadura na cidade. Exemplo: Aqui em [...] o Golpe ocorreu .... A ditadura se caracterizou por [...]
Estilo de redação:
A plataforma se direciona a um público mais amplo, especialmente professores/as e estudantes da Educação Básica. Neste sentido, é fundamental um cuidado com a linguagem, que deve ser acessível, didática e fazendo uso de frases curtas. Preferencialmente, não utilizar citações. Privilegiar uma escrita enciclopédica, com informações que servirão de referência para outras pessoas buscarem mais informações.
Em relação ao tamanho, indicamos como limite do texto 2000 caracteres com espaço. (Times, 12, espaçamento 1,5)
Além do texto do verbete, solicitamos as seguintes informações e/ou materiais:
1) Selecionar de 3 a 5 imagens sobre o período na cidade (com referência) – podem ser fotografias, mapas, imagens de jornais ou documentos históricos, etc
2) Indicar monumentos e lugares de memória referentes à ditadura na cidade (se houver: por exemplo: estátuas e nomes de ruas de ditadores, homenagens a pessoas que resistiram, etc)
3) Indicar espaços de consulta sobre o tema na cidade: acervos, bibliotecas ou museus locais onde há documentos que permitem pesquisar sobre a ditadura
4) Listar referências utilizadas para a construção do verbete (3 a 5 referências)
5) Indicar se há algum vídeo, documentário ou entrevista que trate das histórias ou memórias da ditadura na cidade/região