Nome do Projeto
Portal educativo "Barbaridade: A ditadura no Rio Grande do Sul"
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/05/2024 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O presente projeto prevê a constituição de um portal interativo sobre a história da ditadura civil-militar no Rio Grande do Sul, a ser disponibilizado para consulta pública na internet. O Portal contará com verbetes sobre histórias e memórias do período ditatorial em diferentes municípios e espaços estado, bem como textos acerca de algumas temáticas específicas escritos por professores/as e pesquisadores/as da área. A plataforma se direciona a um público mais amplo, especialmente professores/as e estudantes da Educação Básica. Deste modo, o Portal contará com uma linguagem acessível e com funcionalidades que permitam aos interessados uma maior interação, através de mapas, imagens, documentos históricos e linhas do tempo.
Objetivo Geral
Constituir uma plataforma qualificada que permita a professores/as e estudantes da Educação Básica acessar informações e fontes de pesquisa acerca do período ditatorial no Rio Grande do Sul, bem como contribuir para a divulgação do conhecimento histórico produzido na Universidade.
Justificativa
Nos últimos anos, tem se proliferado discursos negacionistas acerca da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985), potencializados pela disseminação de informações falsas que circulam na internet e de narrativas que relativizam a ditadura e as violações de direitos humanos ocorridas no período. Diante disso, é fundamental que as Universidades desenvolvam ferramentas educativas e de divulgação científica, no sentido de contribuir para que o conhecimento produzido na academia alcance um número maior de pessoas. Assim, a constituição de um Portal que apresente informações embasadas em pesquisas científicas, com uma linguagem acessível e em um formato que dialogue com as culturas juvenis, pode contribuir para qualificar o debate público sobre o tema.
Metodologia
O Portal será desenvolvido por uma equipe que conta com professores e discentes das área de História e Computação. Seu formato será constituído a partir de diferentes sessões temáticas e ferramentas. Uma das sessões, chamada "Aconteceu aqui [em]" será formada por um mapa do RS com verbetes contendo informações sobre a ditadura em diferentes cidades/regiões do estado, escritos por pesquisadores/as do tema. Também haverá uma sessão com textos temáticos, que tratem de questões específicas vinculadas ao período no estado (por exemplo: Grupo dos Onze; O movimento Negro no RS durante a ditadura; as fronteiras do Rio Grande do Sul no período ditatorial; etc). Junto a verbetes e textos, serão disponiblizadas ferramentas como banco de imagens; linhas do tempo; etc.
Em relação à estrutura dos verbetes, esta se estrutura da seguinte forma:
Cidade:
Dados básicos da cidade no período (anos 1960-1980): (localização, fundação, dados gerais, número de habitantes no início dos anos 1960, etc):
Texto: A ditadura em (nome da cidade): breve texto com informações gerais sobre o Golpe de 1964 e a ditadura na cidade. Neste item, a ideia é uma contextualização geral, uma breve descrição das principais características e acontecimentos que marcaram esse período no município (por exemplo: Como era a vida na cidade no início dos anos 1960? Como estavam organizadas as forças políticas locais? Havia grupos dos Onze organizados ou associações de sem-terra? Como foi o Golpe? Quais grupos locais apoiaram o Golpe? Houve políticos cassados logo após o Golpe (prefeito, vice, vereadores / indicar o partido)? Há notícias de perseguições e prisões? Como é possível caracterizar a ditadura no município? Quais as especificidades? Há algum(alguns) personagem (personagens) locais cuja história você queira destacar?
Sugerimos iniciar com duas frases breves de apresentação sobre a ditadura na cidade. Exemplo: Aqui em [...] o Golpe ocorreu .... A ditadura se caracterizou por [...]
Estilo de redação:
A plataforma se direciona a um público mais amplo, especialmente professores/as e estudantes da Educação Básica. Neste sentido, é fundamental um cuidado com a linguagem, que deve ser acessível, didática e fazendo uso de frases curtas. Preferencialmente, não utilizar citações. Privilegiar uma escrita enciclopédica, com informações que servirão de referência para outras pessoas buscarem mais informações.
Em relação ao tamanho, indicamos como limite do texto 2000 caracteres com espaço. (Times, 12, espaçamento 1,5)
Além do texto do verbete, solicitamos as seguintes informações e/ou materiais:
1) Selecionar de 3 a 5 imagens sobre o período na cidade (com referência) – podem ser fotografias, mapas, imagens de jornais ou documentos históricos, etc
2) Indicar monumentos e lugares de memória referentes à ditadura na cidade (se houver: por exemplo: estátuas e nomes de ruas de ditadores, homenagens a pessoas que resistiram, etc)
3) Indicar espaços de consulta sobre o tema na cidade: acervos, bibliotecas ou museus locais onde há documentos que permitem pesquisar sobre a ditadura
4) Listar referências utilizadas para a construção do verbete (3 a 5 referências)
5) Indicar se há algum vídeo, documentário ou entrevista que trate das histórias ou memórias da ditadura na cidade/região
Em relação à estrutura dos verbetes, esta se estrutura da seguinte forma:
Cidade:
Dados básicos da cidade no período (anos 1960-1980): (localização, fundação, dados gerais, número de habitantes no início dos anos 1960, etc):
Texto: A ditadura em (nome da cidade): breve texto com informações gerais sobre o Golpe de 1964 e a ditadura na cidade. Neste item, a ideia é uma contextualização geral, uma breve descrição das principais características e acontecimentos que marcaram esse período no município (por exemplo: Como era a vida na cidade no início dos anos 1960? Como estavam organizadas as forças políticas locais? Havia grupos dos Onze organizados ou associações de sem-terra? Como foi o Golpe? Quais grupos locais apoiaram o Golpe? Houve políticos cassados logo após o Golpe (prefeito, vice, vereadores / indicar o partido)? Há notícias de perseguições e prisões? Como é possível caracterizar a ditadura no município? Quais as especificidades? Há algum(alguns) personagem (personagens) locais cuja história você queira destacar?
Sugerimos iniciar com duas frases breves de apresentação sobre a ditadura na cidade. Exemplo: Aqui em [...] o Golpe ocorreu .... A ditadura se caracterizou por [...]
Estilo de redação:
A plataforma se direciona a um público mais amplo, especialmente professores/as e estudantes da Educação Básica. Neste sentido, é fundamental um cuidado com a linguagem, que deve ser acessível, didática e fazendo uso de frases curtas. Preferencialmente, não utilizar citações. Privilegiar uma escrita enciclopédica, com informações que servirão de referência para outras pessoas buscarem mais informações.
Em relação ao tamanho, indicamos como limite do texto 2000 caracteres com espaço. (Times, 12, espaçamento 1,5)
Além do texto do verbete, solicitamos as seguintes informações e/ou materiais:
1) Selecionar de 3 a 5 imagens sobre o período na cidade (com referência) – podem ser fotografias, mapas, imagens de jornais ou documentos históricos, etc
2) Indicar monumentos e lugares de memória referentes à ditadura na cidade (se houver: por exemplo: estátuas e nomes de ruas de ditadores, homenagens a pessoas que resistiram, etc)
3) Indicar espaços de consulta sobre o tema na cidade: acervos, bibliotecas ou museus locais onde há documentos que permitem pesquisar sobre a ditadura
4) Listar referências utilizadas para a construção do verbete (3 a 5 referências)
5) Indicar se há algum vídeo, documentário ou entrevista que trate das histórias ou memórias da ditadura na cidade/região
Indicadores, Metas e Resultados
A meta central do Portal é disponibilizar textos, verbetes, imagens e documentos históricos acerca da ditadura no Rio Grande do Sul, buscando aproximar pesquisas acadêmicas de um público mais amplo. Esperamos, assim, contribuir para qualificar a abordagem sobre a ditadura na Educação Básica e contribuir com o debate acerca de temas como ditadura, democracia e direitos humanos. Como indicadores, podemos citar o número de acessos ao Portal, bem como a quantidade de verbetes e materiais que conseguiremos publicar e disponibilizar ao público.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA GASPAROTTO | 4 | ||
DARLAN DE MAMANN MARCHI | 3 | ||
DARLISE GONÇALVES DE GONÇALVES | |||
GUILHERME RIBEIRO CORRÊA | 2 | ||
Herison de Carvalho Silva | |||
JOAO PEDRO ALCALDE GUIMARAES | |||
KEVIN CASTRO WEITGENANT | |||
MARIA EDUARDA NEBEL CARMONA | |||
NATHALIA LIMA ESTEVAM | |||
RYAN DOS SANTOS CARDOSO |