Nome do Projeto
Primavera dos Museus 2020
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/09/2020 - 30/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
A Primavera dos Museus é um evento anual promovido pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus no mês de setembro. O tema deste ano - “Mundo Digital: Museus em Transformação” - propõe discutir a experiência de acesso aos museus, suas ações e a bens culturais digitalizados, que se tornou onipresente em 2020. De acordo com o texto divulgado pelo IBRAM, “trata-se de um fenômeno amplo, que atinge o setor museal em todas as suas dimensões, e cujo processo de assimilação de novas práticas e usos foi intensamente acelerado pela pandemia. Com o isolamento social, o trabalho dos museus voltou-se para os bastidores, abrindo espaço para reflexões à luz dos acontecimentos transformadores em curso. No mundo da cultura digital, como podem os museus melhor prestar o serviço de preservar, investigar, comunicar, interpretar e expor as coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou cultural, valendo-se das ferramentas digitais e da lógica das redes sociais e outras plataformas digitais hoje são compulsórias à fruição de bens culturais musealizados. A Rede de Museus participa do evento com a realização de lançamentos de e-books e de novas páginas virtuais e da organização de um Seminário sobre o tema, mostrando as experiências dos nossos museus nos meios virtuais neste ano de pandemia.
Objetivo Geral
Organizar evento para a Primavera dos Museus 20202, com seminário relatando as experiências dos museus e projetos museológicos da UFPel sobre o tema “Mundo Digital: Museus em Transformação.
Justificativa
Os museus, em tempos de pandemia, mais do que nunca, ocupam um espaço importante dentro da Universidade. Desde março, quando as atividades presenciais na UFPel foram suspensas e os nossos museus foram fechados, todos tiveram que repensar suas programações e formas de comunicação com os seus públicos devido às restrições impostas pela pandemia. No Seminário serão apresentadas as experiências dos componentes da Rede de Museus diante deste novo cenário, em que todos tiveram que se reinventar e criar novas formas de atuação e de comunicação
Metodologia
As etapas de organização da Primavera dos museus é a seguinte:
- Definição de ações a serem realizadas, em conjunto com os representantes e responsáveis pelos museus ou coleções;
- Cadastro no site do IBRAM das atividades que serão realizadas pela UFPel, dando visibilidade nacional ao evento;
Adequação do material de divulgação elaborado pelo IBRAM para as atividades que serão realizadas.
- Produção de fotografias e textos, que irão compor o material que será divulgado nas redes sociais:
- Divulgação do Seminário a ser realizada nos dias 24 e 25 de setembro.
- Definição de ações a serem realizadas, em conjunto com os representantes e responsáveis pelos museus ou coleções;
- Cadastro no site do IBRAM das atividades que serão realizadas pela UFPel, dando visibilidade nacional ao evento;
Adequação do material de divulgação elaborado pelo IBRAM para as atividades que serão realizadas.
- Produção de fotografias e textos, que irão compor o material que será divulgado nas redes sociais:
- Divulgação do Seminário a ser realizada nos dias 24 e 25 de setembro.
Indicadores, Metas e Resultados
Os resultados esperados são a ampla divulgação dos museus e de suas atividades nas redes sociais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDREA LACERDA BACHETTINI | 3 | ||
CHRIS DE AZEVEDO RAMIL | 1 | ||
DANIEL MAURICIO VIANA DE SOUZA | 1 | ||
DARLAN DE MAMANN MARCHI | 1 | ||
JOSSANA PEIL COELHO | |||
JOÃO RICARDO VIEIRA IGANCI | 1 | ||
Joana Schneider | |||
LAUER ALVES NUNES DOS SANTOS | 1 | ||
LISIANE GASTAL PEREIRA | |||
ROBERTO HEIDEN | 1 | ||
ROGER FELIPE ROCHA VILELA | |||
SILVANA DE FATIMA BOJANOSKI | 3 |