Nome do Projeto
Design de Jogos Digitais: Prática Construcionista para o ensino de Biologia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/06/2020 - 30/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O presente curso pretende trazer a perspectiva Construcionista como base para aprendizagem no ensino de Biologia, através Design de Jogos Digitais na plataforma Scratch (https://scratch.mit.edu/). Desta forrma, pretende-se desenvolver a aprendizagem de forma mais consciente, lúdica e participativa, tendo como base fundamental, o processo cognitivo do aluno. As evidências de aprendizagem nesta perspectiva são apresentadas pelo trabalho desenvolvido pelo aluno, mediado pelo professor e elaborado com as ferramentas educativas digitais.

Objetivo Geral

Proporcionar aos professores de Biologia em formação inicial e continuada, um espaço digital onde seja possível compreender, elaborar e desenvolver estratégias de aprendizagem utilizando o Design de Jogos Digitais, a partir da perspectiva construcionista de desenvolvimento do conhecimento.
Estimular o professor a elaborar projetos em colaboração com outras áreas do conhecimento, a fim de também atuarem colaborativamente para superar as dificuldades do desenvolvimento de estratégias de ensino com TIC no ambiente formal de ensino.

Justificativa

A implementação deste projeto, justifica-se pela existência da necessidade de modificações nas estratégias de ensino, no que tange à incorporação das TIC no ambiente escolar. Muito tem sido feito tendo como base o foco na utilização de ferramentas digitais, porém, desenvolvendo ainda, estratégias instrucionistas de ensino.
Particularmente, o ensino de Biologia tem muito a se beneficiar de estratégias construcionistas, pois estas primam pela autonomia, pesquisa e criação de projetos e produtos pelo aluno, de forma a assemelhar-se com os passos do pensamento científico. Como base concreta, utiliza-se das tecnologias para a elaboração e apresentação do produto da aprendizage, em ambientes denominados “Micromundos”.
Nesse sentido, a formação de professores, tanto inicial quanto continuada, torna-se uma necessidade premente, tanto pelo aspecto da popularização das novas tecnologias como mídia de comunicação e linguagem, quanto pelo estímulo a um ensino crítico.

Metodologia

Acompanhando a vertente teórica que dá origem ao curso, o ambiente de aprendizagem e as metodologias utilizadas não são estanques, e dependem da interação formador-formando, motivo pelo qual, a execução, compartilhamento e debate dos constructos produzidos, são de fundamental importância. Esta interação dar-se-á através de recursos síncronos e assíncronos disponibilizados na plataforma Moodle.
Estes constructos ou produtos realizados semanalmente serão parte de uma avaliação formativa semanal, o que valoriza as etapas de desenvolvimento individual de cada formando.
A elaboração de jogos digitais ocorrerá na plataforma Scratch, onde a elaboração dos constructos poderá ser acompanhada em cada atividade. Ao longo de toda a formação, os alunos serão encorajados a desenvolver hipóteses, executá-las, refletir sobre os resultados e depurando os erros, chegar à resolução dos problemas propostos com objetivo de alcançar a aprendizagem. Após ter experienciado o Design de Jogos Digitais, o formando irá desenvolver um projeto de ensino que abarque esta estratégia, para, futuramente desenvolvê-la em sua atividade docente.

Indicadores, Metas e Resultados

Serão consideradas atingidas as metas se:
- Obtivermos 70% de aprovação pelos formandos na avaliação do curso;
- Os formandos participarem efetivamente das atividades propostas;
- Houver ao menos uma taxa de 40% de participantes finalizando o projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALLINE BETTIN DE OLIVEIRA
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ3
VERÔNICA PORTO GAYER

Página gerada em 26/04/2024 01:35:20 (consulta levou 0.133685s)