Nome do Projeto
Práticas integrativas e complementares ofertadas no Sistema Único de Saúde
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/06/2020 - 19/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Este curso tem como objetivo desenvolver conteúdos relacionados as práticas integrativas e complementares (PICs) ofertadas no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente são oferecidas no SUS 29 PICs. Este projeto propõe-se a promover a institucionalização destas práticas no SUS. O desenvolvimento deste curso possibilita aos acadêmicos aprofundar algumas práticas integrativas e complementares, preconizadas pelo Ministério da Saúde. Neste curso serão utilizadas palestras e interações pelo Skype, disponibilização de vídeos, textos de apoio, fóruns de discussão e entrega de dois trabalhos.
Nº de vagas: 60
Público-alvo: prioritariamente acadêmicos do 3º semestre, se não houver preenchimento das vagas, acadêmicos de outros semestres poderão participar.
Objetivo Geral
Desenvolver conteúdos relacionados as práticas integrativas e complementares ofertadas no Sistema Único de Saúde.
Justificativa
Em virtude da crescente demanda da população brasileira pela busca das práticas integrativas e complementares, ressalta-se a relevância da oferta deste curso.
Em 2006, com a publicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), pela portaria nº 971 de 2006, a homeopatia, as plantas medicinais e fitoterápicas, a Medicina Tradicional Chinesa/acupuntura, a medicina antroposófica e o termalismo social-crenoterapia, promovendo a implementação de cinco práticas no Sistema Único de Saúde (SUS) (BRASIL, 2012).
As práticas integrativas e complementares foram ampliadas no SUS, pela portaria nº 849, de 27 de março de 2017, quando foram incorporadas outras 14 práticas: ayurveda, arteterapia, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa, e yoga. Em 2018, foram implementadas mais 10 práticas integrativas e complementares no SUS: apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, medicina antroposófica, ozonioterapia, terapia de florais, termalismo social, totalizando 29 (BRASIL, 2018).
Este curso propõe-se a promover a institucionalização destas práticas no SUS, sendo resultado de ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas pela Faculdade de Enfermagem desde 2010.
Esta proposta atende a demanda de ampliar as discussões realizadas na Unidade do Cuidado de Enfermagem III, trabalhando com ações articuladas ao Projeto de Extensão Práticas Integrativas e Complementares na Rede de Atenção à Saúde (PIC-RAS), o qual é realizado por professoras e alunos da graduação e pós-graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, desde 2017.
Soma-se a discussão desta proposta outros dois projetos de extensão: 1) “Um olhar sobre o cuidador familiar: quem cuida merece ser cuidado”, no qual cuidadores são acompanhados semanalmente, e identifica-se que muitos destes estão com sobrecarga física e emocional. Deste modo, tais práticas podem ajudar na melhoria da qualidade dos pacientes, cuidadores, famílias e comunidades. 2) “Laboratório de formação e atendimento de Reiki”, o qual tem como objetivo capacitar acadêmicos da UFPel e, posteriormente, a comunidade em reiki, nos diferentes níveis, para atendimento de reiki na comunidade em geral. O Laboratório de Reiki visa a formação e atendimento de reiki por aqueles que foram capacitados pelo projeto à comunidade em geral.
Desde março de 2010, o PIC-RAS vem produzindo uma série de vídeos, visando disponibilizar orientações sobre práticas possíveis de serem realizadas em casa, durante esta pandemia do COVID-19. Nesse sentido, consiste em ação como parte da Proposta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas para o enfrentamento da Pandemia de COVID-19 em parceria com o Comitê Interno para Acompanhamento da Evolução da Pandemia de Coronavírus na região, Hospital Escola da UFPel e Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas.
O desenvolvimento deste curso possibilita aos acadêmicos aprofundar algumas práticas integrativas e complementares, preconizadas pelo Ministério da Saúde, articulando a utilização das PICs para o cuidado de sintomas gerados pelo isolamento social ou sintomas leves do COVID-19. Esse tema é abordado no decorrer da formação acadêmica curricular, principalmente no 3º semestre (Unidade do Cuidado de Enfermagem III-UCEIII), ofertada pela Faculdade de Enfermagem da UFPel.
Na UCEIII são abordados teoricamente e implementados nos campos práticos os seguintes temas: política nacional de práticas integrativas e complementares, plantas medicinais no cuidado à saúde, com ênfase no cuidado a feridas, hipertensão e diabetes; auriculoterapia, acupuntura e moxaterapia.
Em 2006, com a publicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), pela portaria nº 971 de 2006, a homeopatia, as plantas medicinais e fitoterápicas, a Medicina Tradicional Chinesa/acupuntura, a medicina antroposófica e o termalismo social-crenoterapia, promovendo a implementação de cinco práticas no Sistema Único de Saúde (SUS) (BRASIL, 2012).
As práticas integrativas e complementares foram ampliadas no SUS, pela portaria nº 849, de 27 de março de 2017, quando foram incorporadas outras 14 práticas: ayurveda, arteterapia, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa, e yoga. Em 2018, foram implementadas mais 10 práticas integrativas e complementares no SUS: apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, medicina antroposófica, ozonioterapia, terapia de florais, termalismo social, totalizando 29 (BRASIL, 2018).
Este curso propõe-se a promover a institucionalização destas práticas no SUS, sendo resultado de ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas pela Faculdade de Enfermagem desde 2010.
Esta proposta atende a demanda de ampliar as discussões realizadas na Unidade do Cuidado de Enfermagem III, trabalhando com ações articuladas ao Projeto de Extensão Práticas Integrativas e Complementares na Rede de Atenção à Saúde (PIC-RAS), o qual é realizado por professoras e alunos da graduação e pós-graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, desde 2017.
Soma-se a discussão desta proposta outros dois projetos de extensão: 1) “Um olhar sobre o cuidador familiar: quem cuida merece ser cuidado”, no qual cuidadores são acompanhados semanalmente, e identifica-se que muitos destes estão com sobrecarga física e emocional. Deste modo, tais práticas podem ajudar na melhoria da qualidade dos pacientes, cuidadores, famílias e comunidades. 2) “Laboratório de formação e atendimento de Reiki”, o qual tem como objetivo capacitar acadêmicos da UFPel e, posteriormente, a comunidade em reiki, nos diferentes níveis, para atendimento de reiki na comunidade em geral. O Laboratório de Reiki visa a formação e atendimento de reiki por aqueles que foram capacitados pelo projeto à comunidade em geral.
Desde março de 2010, o PIC-RAS vem produzindo uma série de vídeos, visando disponibilizar orientações sobre práticas possíveis de serem realizadas em casa, durante esta pandemia do COVID-19. Nesse sentido, consiste em ação como parte da Proposta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas para o enfrentamento da Pandemia de COVID-19 em parceria com o Comitê Interno para Acompanhamento da Evolução da Pandemia de Coronavírus na região, Hospital Escola da UFPel e Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas.
O desenvolvimento deste curso possibilita aos acadêmicos aprofundar algumas práticas integrativas e complementares, preconizadas pelo Ministério da Saúde, articulando a utilização das PICs para o cuidado de sintomas gerados pelo isolamento social ou sintomas leves do COVID-19. Esse tema é abordado no decorrer da formação acadêmica curricular, principalmente no 3º semestre (Unidade do Cuidado de Enfermagem III-UCEIII), ofertada pela Faculdade de Enfermagem da UFPel.
Na UCEIII são abordados teoricamente e implementados nos campos práticos os seguintes temas: política nacional de práticas integrativas e complementares, plantas medicinais no cuidado à saúde, com ênfase no cuidado a feridas, hipertensão e diabetes; auriculoterapia, acupuntura e moxaterapia.
Metodologia
Neste curso serão utilizadas palestras e interações pelo Skype, disponibilização de vídeos (YouTube) já produzidos Projeto de Extensão Práticas Integrativas e Complementares na Rede de Atenção à Saúde (PIC-RAS), textos de apoio, infográficos; fóruns de discussão e entrega de dois trabalhos: 1) produção de um material educativo (infográfico ou folder) a partir de uma planta medicinal escolhida, confrontando o saber pessoal, com as informações das bases de dados científicos; 2) produção de um material educativo (infográfico ou folder) a partir de uma prática integrativa e complementar ofertada no Sistema Único de Saúde.
Descrição dos conteúdos/programa
• Políticas públicas de práticas integrativas e complementares ofertadas no Sistema Único de Saúde;
• Abordagem de algumas práticas integrativas e complementares (Prática corporal de Lian Gong; Acupuntura/Auriculoterapia e outras práticas da medicina tradicional chinesa; Acupressão/Digitopressão; Cone chinês; Ba Duan Din; Reiki e outras práticas de imposição de mãos; Toque terapêutico; Meditação; Arteterapia; Radiestesia e bioeletrografia;
• Fitoterápicos ofertados no SUS;
• Identificação taxonômica das plantas;
• Cuidados na coleta e acondicionamento para montagem de um herbário;
• Montagem das exsicatas;
• Cuidados para o bom uso de plantas medicinais (coleta, preparação, conservação e uso);
• Cuidados no plantio de plantas medicinais;
• Formas de preparo e uso das plantas medicinais;
• Plantas medicinais utilizadas com potencial para o tratamento de feridas;
• Plantas medicinais utilizadas com potencial para o tratamento de sintomas respiratórios;
• Plantas medicinais utilizadas com efeito calmante;
• Cuidados para utilização de plantas medicinais durante a gestação e amamentação;
• Plantas medicinais utilizadas com potencial para o tratamento complementar da hipertensão e diabetes;
• Plantas medicinais do Bioma Pampa;
• Escalda pés;
• Plantas tóxicas;
• Preparo do sal temperado;
Descrição dos conteúdos/programa
• Políticas públicas de práticas integrativas e complementares ofertadas no Sistema Único de Saúde;
• Abordagem de algumas práticas integrativas e complementares (Prática corporal de Lian Gong; Acupuntura/Auriculoterapia e outras práticas da medicina tradicional chinesa; Acupressão/Digitopressão; Cone chinês; Ba Duan Din; Reiki e outras práticas de imposição de mãos; Toque terapêutico; Meditação; Arteterapia; Radiestesia e bioeletrografia;
• Fitoterápicos ofertados no SUS;
• Identificação taxonômica das plantas;
• Cuidados na coleta e acondicionamento para montagem de um herbário;
• Montagem das exsicatas;
• Cuidados para o bom uso de plantas medicinais (coleta, preparação, conservação e uso);
• Cuidados no plantio de plantas medicinais;
• Formas de preparo e uso das plantas medicinais;
• Plantas medicinais utilizadas com potencial para o tratamento de feridas;
• Plantas medicinais utilizadas com potencial para o tratamento de sintomas respiratórios;
• Plantas medicinais utilizadas com efeito calmante;
• Cuidados para utilização de plantas medicinais durante a gestação e amamentação;
• Plantas medicinais utilizadas com potencial para o tratamento complementar da hipertensão e diabetes;
• Plantas medicinais do Bioma Pampa;
• Escalda pés;
• Plantas tóxicas;
• Preparo do sal temperado;
Indicadores, Metas e Resultados
Indicador 1: Proporção de acadêmicos do terceiro semestre da Faculdade de Enfermagem, 2020-1, matriculados no curso.
Meta 1: espera-se que 70% dos acadêmicos do terceiro semestre da Faculdade de Enfermagem, 2020-1, façam a matrícula no curso.
Indicador 2: Proporção de acadêmicos no curso com no mínimo uma postagem semanal no fórum de discussão do curso.
Meta 2: espera-se que 100% dos acadêmicos tenham no mínimo uma postagem semanal no fórum de discussão do curso.
Indicador 3: Proporção de acadêmicos no curso com produção e entrega de um material educativo sobre uma PIC ofertada no SUS.
Meta 3: espera-se que 100% dos acadêmicos matriculados no curso entregue um material educativo sobre uma PIC ofertada no SUS.
Indicador 4: Proporção de acadêmicos no curso com produção e entrega de um material educativo sobre uma planta medicinal escolhida.
Meta 4: espera-se que 100% dos acadêmicos matriculados no curso entregue um material educativo sobre uma planta medicinal escolhida.
Resultados Esperados
Ao final do curso os acadêmicos conheçam sobre a PICs ofertadas no SUS e saibam buscar informações sobre plantas medicinais embasadas no conhecimento científico.
Meta 1: espera-se que 70% dos acadêmicos do terceiro semestre da Faculdade de Enfermagem, 2020-1, façam a matrícula no curso.
Indicador 2: Proporção de acadêmicos no curso com no mínimo uma postagem semanal no fórum de discussão do curso.
Meta 2: espera-se que 100% dos acadêmicos tenham no mínimo uma postagem semanal no fórum de discussão do curso.
Indicador 3: Proporção de acadêmicos no curso com produção e entrega de um material educativo sobre uma PIC ofertada no SUS.
Meta 3: espera-se que 100% dos acadêmicos matriculados no curso entregue um material educativo sobre uma PIC ofertada no SUS.
Indicador 4: Proporção de acadêmicos no curso com produção e entrega de um material educativo sobre uma planta medicinal escolhida.
Meta 4: espera-se que 100% dos acadêmicos matriculados no curso entregue um material educativo sobre uma planta medicinal escolhida.
Resultados Esperados
Ao final do curso os acadêmicos conheçam sobre a PICs ofertadas no SUS e saibam buscar informações sobre plantas medicinais embasadas no conhecimento científico.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIZE RUTZ PORTO | 5 | ||
AMANDA DA SILVEIRA NADAL | |||
ANALINE BIERHALS LIMA | |||
ANGÉLICA FORTES | |||
ANGÉLICA MORAES SCHULTZ | |||
Ana Cristina Rodrigues dos Santos | |||
BEATRIZ FRANCHINI | 10 | ||
BIANCA ALBUQUERQUE GONÇALVES | |||
CAMILA ALMEIDA | |||
CAROLINE VASCONCELLOS LOPES | |||
CLESIA BEATRIZ QUEVEDO | |||
CRISTINA LESSA MARTINS | |||
DANIEL DE SIQUEIRA MOREIRA | |||
DIANA CECAGNO | |||
DÉBORA GIOVANA DE AVILA DA ROSA | |||
EDSON ELIZEU ESCHEVANI TAKEHISA | |||
FERNANDA RODRIGUES DINIZ | |||
HELENA DOS SANTOS CARDOSO | |||
IZAURA DE OLIVEIRA | |||
Letícia Cortez Farias | |||
MARCIA VAZ RIBEIRO | |||
MARCIO ROSSATO BADKE | |||
MARIANA FACHINI DE FREITAS | |||
MARIANA GROSS DE AGUIAR | |||
MARIANGELA UHLMANN SOARES | 10 | ||
MILENA MUNSBERG KLUMB | |||
MÁRCIO PAIM MARIOT | |||
RAFAEL NUNES E NUNES | |||
RITA MARIA HECK | 4 | ||
SIDNEIA TESSMER CASARIN | 3 | ||
STEFANIE GRIEBELER OLIVEIRA | 10 | ||
TEILA CEOLIN | 12 | ||
THALISON BORGES DE OLIVEIRA | |||
THAÍS DE SOUSA NASCIMENTO | |||
VICTOR RODRIGUES DA CONCEICAO | |||
VITÓRIA SCHMIELE | |||
YASMIN BASTOS CARGNIN |