Nome do Projeto
Análise de necessidades para o planejamento da oferta de cursos de PLA na UFPel
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/06/2020 - 26/07/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto surgiu a partir da crescente importância do português como língua adicional (PLA) na UFPel,
atestada pela criação de uma vaga de professor específica para a área (conforme edital 027/2018). A
universidade já vem trabalhando para atender as demandas de ensino de PLA dos alunos estrangeiros,
bem como da comunidade externa, por meio de disciplinas de graduação e oferta de cursos vinculados a
projetos de ensino e ao Idiomas sem Fronteiras. Percebe-se, entretanto, a necessidade de uma
sistematização das experiências realizadas até o momento e, dado o crescimento da demanda, da
organização da oferta de PLA na instituição de forma a atendê-la adequadamente. Além disso, é
necessário pensar o papel do PLA não só no que diz respeito ao processo de internacionalização, mas
também às iniciativas de inclusão de alunos surdos, indígenas e refugiados na instituição (conforme
atestam os processos seletivos especiais realizados em 2018). Dessa forma, o projeto propõe-se a reunir
dados dos participantes envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem de PLA, a fim de identificar
as necessidades, lacunas e desejos relacionadas às suas experiências. Com base nestas informações e
em dados sobre o ensino de PLA em outras instituições de ensino superior brasileiras, pode-se projetar a
oferta de cursos de PLA de forma a melhor atender as necessidades constatadas.
Objetivo Geral
- coletar informações dos participantes envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem de português como língua adicional (PLA), sobre suas necessidades, lacunas e interesses no que tange ao
papel das línguas na experiência acadêmica;
- analisar as informações e cotejá-las com a bibliografia sobre a oferta do ensino de PLA nas instituições de ensino superior brasileiras;
- coletar textos dos alunos de forma a montar um corpus de aprendizes que guiará a progressão curricular e o desenho das disciplinas;
- desenhar oferta de ensino de PLA na UFPel, contemplando diferentes níveis (graduação e pós-graduação) e modalidades (ensino regular e extensão, ensino presencial e a distância);
- elaborar mecanismos de apoio para o acesso e permanência de alunos falantes de PLA na instituição, procurando sensibilizar a comunidade universitária a respeito das especificidades deste público no que diz respeito às suas práticas de linguagem.
papel das línguas na experiência acadêmica;
- analisar as informações e cotejá-las com a bibliografia sobre a oferta do ensino de PLA nas instituições de ensino superior brasileiras;
- coletar textos dos alunos de forma a montar um corpus de aprendizes que guiará a progressão curricular e o desenho das disciplinas;
- desenhar oferta de ensino de PLA na UFPel, contemplando diferentes níveis (graduação e pós-graduação) e modalidades (ensino regular e extensão, ensino presencial e a distância);
- elaborar mecanismos de apoio para o acesso e permanência de alunos falantes de PLA na instituição, procurando sensibilizar a comunidade universitária a respeito das especificidades deste público no que diz respeito às suas práticas de linguagem.
Justificativa
Percebe-se a necessidade da sistematização das experiências realizadas até o momento e, dado o rescimento da demanda, da organização da oferta de PLA na instituição de forma a atendê-la adequadamente. Além disso, é necessário pensar o papel do PLA não só no que diz respeito ao processo de internacionalização, mas também às iniciativas de inclusão de alunos surdos, indígenas e refugiados na instituição (conforme atestam os processos seletivos especiais realizados em 2018). Bizon e Diniz (2018) também são enfáticos ao apontar para grupos de alunos relegados a segundo plano, uma situação a ser combatida em um momento em que se pensa o papel e a importância da universidade na inclusão de grupos minoritarizados.
Metodologia
A metodologia, de natureza qualitativa, envolve a pesquisa com seres humanos. Portanto, todos os participantes deverão dar seu consentimento, que será obtido por meio de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), a ser redigido pela pesquisadora. A pesquisadora compromete-se a manter a segurança dos dados e o anonimato dos sujeitos participantes.
Os instrumentos serão questionários e entrevistas semi-estruturadas com alunos e participantes envolvidos no processo de inclusão e internacionalização da universidade. Para alunos que já não se encontram em Pelotas, pretende-se enviar o questionário por e-mail. Os alunos que residem aqui no momento da pesquisa, bem como os demais participantes, serão entrevistados pela pesquisadora e equipe. Além disso, serão recolhidos dados documentais tais como matrículas de alunos estrangeiros e advindos de processo de seleção especiais, ofertas de cursos em semestres anteriores, ementas e caracterização de disciplinas, etc. Ademais, será realizada a coleta e transcrição de textos dos alunos que aceitarem participar da pesquisa, com a garantia de seu anonimato.
Posteriormente, proceder-se-á à análise dos dados obtidos, de forma a identificar as necessidades, desejos e lacunas manifestas pelos participantes envolvidos, cotejando com a análise documental. Ao final, espera-se ter uma maior clareza do que precisa e pode ser feito institucionalmente no que diz respeito à oferta de cursos de PLA, bem como discutir o papel da língua na experiência acadêmica dos alunos.
Os instrumentos serão questionários e entrevistas semi-estruturadas com alunos e participantes envolvidos no processo de inclusão e internacionalização da universidade. Para alunos que já não se encontram em Pelotas, pretende-se enviar o questionário por e-mail. Os alunos que residem aqui no momento da pesquisa, bem como os demais participantes, serão entrevistados pela pesquisadora e equipe. Além disso, serão recolhidos dados documentais tais como matrículas de alunos estrangeiros e advindos de processo de seleção especiais, ofertas de cursos em semestres anteriores, ementas e caracterização de disciplinas, etc. Ademais, será realizada a coleta e transcrição de textos dos alunos que aceitarem participar da pesquisa, com a garantia de seu anonimato.
Posteriormente, proceder-se-á à análise dos dados obtidos, de forma a identificar as necessidades, desejos e lacunas manifestas pelos participantes envolvidos, cotejando com a análise documental. Ao final, espera-se ter uma maior clareza do que precisa e pode ser feito institucionalmente no que diz respeito à oferta de cursos de PLA, bem como discutir o papel da língua na experiência acadêmica dos alunos.
Indicadores, Metas e Resultados
- ter um maior entendimento sobre o papel da língua na experiência acadêmica, a partir da perspectiva dos envolvidos nos processos de internacionalização e inclusão da universidade;
- discutir a organização da oferta relacionada à PLA em outras instituições de ensino superior, com o intuito de descobrir e fomentar boas práticas na área;
- fortalecer a área na UFPel, pensando na articulação entre ensino, pesquisa e extensão, epecialmente no que diz respeito à a) formação de professores de PLA; b) elaboração de material didático; c) aplicação do exame Celpe-Bras e d) condução de pesquisas sobre o assunto tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação;
- planejar a oferta de cursos de PLA na instituição que possam atender as demandas dos diversos atores envolvidos;
- propor formas de contribuir para o processo de internacionalização da universidade, bem como mecanismos de apoio para os alunos que estão na instituição no que diz respeito às suas necessidades linguísticas.
- discutir a organização da oferta relacionada à PLA em outras instituições de ensino superior, com o intuito de descobrir e fomentar boas práticas na área;
- fortalecer a área na UFPel, pensando na articulação entre ensino, pesquisa e extensão, epecialmente no que diz respeito à a) formação de professores de PLA; b) elaboração de material didático; c) aplicação do exame Celpe-Bras e d) condução de pesquisas sobre o assunto tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação;
- planejar a oferta de cursos de PLA na instituição que possam atender as demandas dos diversos atores envolvidos;
- propor formas de contribuir para o processo de internacionalização da universidade, bem como mecanismos de apoio para os alunos que estão na instituição no que diz respeito às suas necessidades linguísticas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE MACKEDANZ DOS SANTOS | |||
ANDRIELI KURZ HOLZ | |||
Adriana Picoral Sarandy Machado Scheidegger | |||
BIANCA BECKER PERTUZATTI | |||
Bruna Sommer Farias | |||
ELISA MARCHIORO STUMPF | 10 | ||
FERNANDA SILVESTRE DA SILVA | |||
LUENE DA SILVA RODEGHIERO | |||
Larissa Goulart da Silva | |||
Marine Laísa Matte |