Nome do Projeto
Análise de necessidades para o planejamento da oferta de cursos de PLA na UFPel
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/06/2020 - 26/07/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto surgiu a partir da crescente importância do português como língua adicional (PLA) na UFPel, atestada pela criação de uma vaga de professor específica para a área (conforme edital 027/2018). A universidade já vem trabalhando para atender as demandas de ensino de PLA dos alunos estrangeiros, bem como da comunidade externa, por meio de disciplinas de graduação e oferta de cursos vinculados a projetos de ensino e ao Idiomas sem Fronteiras. Percebe-se, entretanto, a necessidade de uma sistematização das experiências realizadas até o momento e, dado o crescimento da demanda, da organização da oferta de PLA na instituição de forma a atendê-la adequadamente. Além disso, é necessário pensar o papel do PLA não só no que diz respeito ao processo de internacionalização, mas também às iniciativas de inclusão de alunos surdos, indígenas e refugiados na instituição (conforme atestam os processos seletivos especiais realizados em 2018). Dessa forma, o projeto propõe-se a reunir dados dos participantes envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem de PLA, a fim de identificar as necessidades, lacunas e desejos relacionadas às suas experiências. Com base nestas informações e em dados sobre o ensino de PLA em outras instituições de ensino superior brasileiras, pode-se projetar a oferta de cursos de PLA de forma a melhor atender as necessidades constatadas.

Objetivo Geral

- coletar informações dos participantes envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem de português como língua adicional (PLA), sobre suas necessidades, lacunas e interesses no que tange ao
papel das línguas na experiência acadêmica;
- analisar as informações e cotejá-las com a bibliografia sobre a oferta do ensino de PLA nas instituições de ensino superior brasileiras;
- coletar textos dos alunos de forma a montar um corpus de aprendizes que guiará a progressão curricular e o desenho das disciplinas;
- desenhar oferta de ensino de PLA na UFPel, contemplando diferentes níveis (graduação e pós-graduação) e modalidades (ensino regular e extensão, ensino presencial e a distância);
- elaborar mecanismos de apoio para o acesso e permanência de alunos falantes de PLA na instituição, procurando sensibilizar a comunidade universitária a respeito das especificidades deste público no que diz respeito às suas práticas de linguagem.

Justificativa

Percebe-se a necessidade da sistematização das experiências realizadas até o momento e, dado o rescimento da demanda, da organização da oferta de PLA na instituição de forma a atendê-la adequadamente. Além disso, é necessário pensar o papel do PLA não só no que diz respeito ao processo de internacionalização, mas também às iniciativas de inclusão de alunos surdos, indígenas e refugiados na instituição (conforme atestam os processos seletivos especiais realizados em 2018). Bizon e Diniz (2018) também são enfáticos ao apontar para grupos de alunos relegados a segundo plano, uma situação a ser combatida em um momento em que se pensa o papel e a importância da universidade na inclusão de grupos minoritarizados.

Metodologia

A metodologia, de natureza qualitativa, envolve a pesquisa com seres humanos. Portanto, todos os participantes deverão dar seu consentimento, que será obtido por meio de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), a ser redigido pela pesquisadora. A pesquisadora compromete-se a manter a segurança dos dados e o anonimato dos sujeitos participantes.

Os instrumentos serão questionários e entrevistas semi-estruturadas com alunos e participantes envolvidos no processo de inclusão e internacionalização da universidade. Para alunos que já não se encontram em Pelotas, pretende-se enviar o questionário por e-mail. Os alunos que residem aqui no momento da pesquisa, bem como os demais participantes, serão entrevistados pela pesquisadora e equipe. Além disso, serão recolhidos dados documentais tais como matrículas de alunos estrangeiros e advindos de processo de seleção especiais, ofertas de cursos em semestres anteriores, ementas e caracterização de disciplinas, etc. Ademais, será realizada a coleta e transcrição de textos dos alunos que aceitarem participar da pesquisa, com a garantia de seu anonimato.
Posteriormente, proceder-se-á à análise dos dados obtidos, de forma a identificar as necessidades, desejos e lacunas manifestas pelos participantes envolvidos, cotejando com a análise documental. Ao final, espera-se ter uma maior clareza do que precisa e pode ser feito institucionalmente no que diz respeito à oferta de cursos de PLA, bem como discutir o papel da língua na experiência acadêmica dos alunos.

Indicadores, Metas e Resultados

- ter um maior entendimento sobre o papel da língua na experiência acadêmica, a partir da perspectiva dos envolvidos nos processos de internacionalização e inclusão da universidade;
- discutir a organização da oferta relacionada à PLA em outras instituições de ensino superior, com o intuito de descobrir e fomentar boas práticas na área;
- fortalecer a área na UFPel, pensando na articulação entre ensino, pesquisa e extensão, epecialmente no que diz respeito à a) formação de professores de PLA; b) elaboração de material didático; c) aplicação do exame Celpe-Bras e d) condução de pesquisas sobre o assunto tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação;
- planejar a oferta de cursos de PLA na instituição que possam atender as demandas dos diversos atores envolvidos;
- propor formas de contribuir para o processo de internacionalização da universidade, bem como mecanismos de apoio para os alunos que estão na instituição no que diz respeito às suas necessidades linguísticas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE MACKEDANZ DOS SANTOS
ANDRIELI KURZ HOLZ
Adriana Picoral Sarandy Machado Scheidegger
BIANCA BECKER PERTUZATTI
Bruna Sommer Farias
ELISA MARCHIORO STUMPF10
FERNANDA SILVESTRE DE ALMEIDA
LUENE DA SILVA RODEGHIERO
Larissa Goulart da Silva
Marine Laísa Matte

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