Nome do Projeto
O cuidado na Atenção Primária à Saúde com enfase na vigilância em saúde para o enfrentamento de epidemias/pandemias
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 03/08/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Desde março de 2020 estamos vivendo a pandemia da Covid 19 no Brasil. E reconhecendo a importância do trabalho do enfermeiro, e dos demais profissionais da saúde no enfrentamento da pandemia foi organizado o presente projeto de ensino com o objetivo geral de ampliar o conhecimento de estudantes de enfermagem do segundo semestre do curso sobre o cuidado realizado na Atenção Primária à Saúde com enfase na vigilância em saúde para o enfrentamento de epidemias/pandemias. Para tanto iremos realizar formação na plataforma moodle que será ofertada para estudantes que ingressaram na Faculdade de Enfermagem no período 2019.2. Serão disponibilizadas aulas em power point, materiais informativos, e videos. A avaliação se dará mediante participação nas atividades, e com a entrega de um trabalho final. Com isso esperamos contribuir para a formação complementar de qualidade e cientifica para os participantes. Todas as atividades serão assíncronas.

Objetivo Geral

Ampliar o conhecimento de estudantes de enfermagem do segundo semestre do curso sobre o cuidado realizado na Atenção Primária à Saúde com enfase na vigilância em saúde para o enfrentamento de epidemias/pandemias

Justificativa

A justificativa para a realização deste projeto é promover a aproximação teórica e pedagógica por meio digital com os estudantes da graduação em enfermagem sobre o conhecimento cientifico do cuidado na APS com enfase na vigilância em saúde de epidemias e pandemias, dada a situação gerada de isolamento social pensada na prevenção de riscos de contagio do coronavírus.

Metodologia

Todas as ações de ensino serão mediadas por meio de um software livre utilizado para como recurso de apoio a aprendizagem chamado moodle.
Dentro desta plataforma serão disponibilizados materiais informativos, videos, e aulas em power point previamente gravadas pelos facilitadores do curso.
Serão trabalhados três eixos centrais (Atenção Primária à Saúde, Vigilância em saúde de epidemias e pandemias e educação em saúde).
O curso será realizado em 7 semanas, com início previsto para o dia 22 de junho de 2020.
Ao final do curso será realizada uma avaliação, e para fim de entrega de certificado de realização do curso, serão certificados aqueles que tiverem acessado, baixado os materiais e realizado a avaliação final será a entrega de um trabalho de até três páginas, com no minimo uma referencia de até 5 anos relacionado a atividade de educação em saúde.
A Avaliação final será a entrega de uma atividade relacionada a educação em saúde em tempos de isolamento social.
Serão oferecidas 60 vagas a estudantes que ingressaram no período 2019.9, e que no período 2020.1 estariam habilitados a cursar o componente curricular UCE II.
O número de estudantes matriculados será dividido por cada um dos três professores para que os mesmos possam tutoriar a participação dos estudantes no curso.
Todas as atividades serão assíncronas.

Indicadores, Metas e Resultados

Taxa de conclusão de no mínimo que 50 por cento dos participantes inscritos.
Taxa de participação de 50 a 80 por cento da turma de ingressos 2019.2.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA SORIA MILANESI
BRUNO PEREIRA NUNES82
CARIN VIEIRA WEISS
DENYAN ALVES SILVEIRA
DIANA CECAGNO52
FERNANDA NASCIMENTO DOS SANTOS
KAUANNI NUNES DA SILVA
KEICY KEMENI KOSCHIER SUCHARD
LEANDRA DE MOURA SILVA
LUIZA DALMORRA REINHARDT
LUIZA SANTOS STONE
MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA82
NATALIE FELIX KUCERA
NICOLE PEREIRA XAVIER
RENATA GONCALVES DE OLIVEIRA
RENATA KICHKOFEL KICKHOFEL

Página gerada em 26/04/2024 03:58:08 (consulta levou 0.158039s)