Nome do Projeto
Patrimônio, memória e Educação Patrimonial: mediações e diálogos intermitentes
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 08/06/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O Projeto de Ensino "Patrimônio, memória e Educação Patrimonial: mediações e diálogos intermitentes" é parte constituinte das ações desenvolvidas na disciplina "Educação Patrimonial (Licenciatura/ História), "Educação Patrimonial I" e "Educação Patrimonial II" (Bacharelado/ História). Para além disso, em tempos de ensino remoto e isolamento social (COVID 19) se habilita à elaboração de materiais para uso da Educação Básica e demais execuções de cunho de abrangência de análises e discussões teóricas direcionadas. Do mesmo modo, se dispõe ao ao desenvolvimento de propostas e produções vinculadas a projetos e ações que tenham a temática como interesse comum.
Objetivo Geral
Fazer uso da metodologia em Educação Patrimonial como base para a valorização e preservação da cultura, memória e identidade da comunidade local, contribuindo para o processo histórico-identitário da população de Pelotas na sua relação com seus bens culturais e patrimoniais, afim de desenvolver ações educativas que valorizem a cultura material e imaterial como instrumento de cidadania à população; a imaterialidade produzida na cidade de Pelotas, como forma de dar visibilidades a culturas historicamente invisibilizadas e excluídas, reforçando vínculos que reconhecem a ligação entre o patrimônio cultural e a escola.
Justificativa
A justificativa incide sobre a necessidade premente dos acadêmicos verem seus projetos desenvolvidos nas disciplinas atingindo abrangência para além de sala de aula, pois os estudantes externam o desejo de maiores usos e reusos de suas propostas, criando oportunidades de seus projetos abrangerem novos espaços, atingindo público diverso. O projeto de Ensino oportuniza maior visibilidade dos Projetos em Educação Patrimonial, fazendo com que a comunidade da cidade de Pelotas conheçam as ações desenvolvidas na universidade, para o entendimento das múltiplas funções sociais que a História possui quanto campo de conhecimento e suas possibilidades interacionais. Outra justificativa plausível são os desdobramentos possíveis: produção de material didático e pára- didático, formação de grupo de estudos, e produção de eventos sobre o tema, bem como a criação de vínculo com outros projetos e disciplinas que mantenham vínculos de interesse e interseções.
Metodologia
Uma vez que os projetos em Educação Patrimonial foram desenvolvidos, aplicados e e avaliados dentro das disciplinas mencionadas, estarão em condições de "re-uso", ou seja, de serem aplicados novamente para outros públicos e/ou em outros espaços. Dessa forma, ocorrerá a ressignificação dos mesmos, dando novos sentidos e signos a eles. Dentre o Banco de Projetos existentes, alguns serão escolhidos para serem executados, com periodicidade bimestral. Toda a organização, planejamento e logística será concebida pelos acadêmicos do Curso de História (Licenciatura e Bacharelado) envolvidos no Projeto de Ensino, sob orientação da coordenação. Antes da Aplicação efetiva, haverão reuniões de orientação e discussão. Em tempos de pandemia e ensino remoto, será possível também desenvolver leituras e debates de textos teóricos e a confecção de materiais didáticos e páradidáticos, desenvolvimento de vídeos conferências, promoção de rodas de conversas virtuais,bem como análise e discussão de documentários sobre a temática patrimonial e conjuntura política atual para área da cultura.
Indicadores, Metas e Resultados
- Formatação de um banco de Projetos em Educação Patrimonial, que
congregue projetos desenvolvidos nas disciplinas Educação
Patrimonial, Educação Patrimonial I e Educação Patrimonial II, a partir de
II/2018 - para serem continuamente re-aplicados;
- Ressignificação os Projetos em Educação Patrimonial já elaborados;
Em tempos de ensino remoto e isolamento social:
- Elaboração materiais didáticos e pára-didáticos atendendo às demandas de ensino da Educação Básica em tempos de isolamento social e aulas remotas;
- Discussão de textos relativos à temática como suporte teórico às ações do projeto;
- Promoção de vídeoconferências e rodas de conversas virtuais.
Como resultado esperado, trabalha-se no intuito de fomentação de maior integração entre a comunidade acadêmica da UFPel e a população da cidade de Pelotas.
congregue projetos desenvolvidos nas disciplinas Educação
Patrimonial, Educação Patrimonial I e Educação Patrimonial II, a partir de
II/2018 - para serem continuamente re-aplicados;
- Ressignificação os Projetos em Educação Patrimonial já elaborados;
Em tempos de ensino remoto e isolamento social:
- Elaboração materiais didáticos e pára-didáticos atendendo às demandas de ensino da Educação Básica em tempos de isolamento social e aulas remotas;
- Discussão de textos relativos à temática como suporte teórico às ações do projeto;
- Promoção de vídeoconferências e rodas de conversas virtuais.
Como resultado esperado, trabalha-se no intuito de fomentação de maior integração entre a comunidade acadêmica da UFPel e a população da cidade de Pelotas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA INEZ KLEIN | 1 | ||
ANA MARÍA SOSA GONZÁLEZ | 1 | ||
ANDREINA HARDTKE CORPES | |||
ARIANE REGINA BUENO DA CUNHA | |||
BETHÂNIA LUISA LESSA WERNER | |||
BIANCA SOUZA DOS SANTOS | |||
CAROLINE CARDOSO DA SILVA | |||
GABRIEL VAZ MACIEL | |||
GISELE DE OLIVEIRA RODRIGUES | |||
GREGORY RAMOS OLIVEIRA | |||
JOÃO PEDRO VITORIANO FABRI | |||
LARISSA CERONI DE MORAIS | |||
MARCELO MARTINS PERES JUNIOR | |||
MARINA RIBEIRO CARDOSO | |||
VIVIANE ADRIANA SABALLA | 3 |