Nome do Projeto
Grupo de Estudos em Gestão Pública
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
08/06/2020 - 10/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, em seu Projeto Pedagógico, prevê quatro semestres ao longo dos quais, o discente tem a oportunidade de debater a teoria e o ferramental específico e necessário à carreira do gestor público. Por conta da situação atual de pandemia ocasionada pela COVID 19, que necessita o distanciamento social, da brevidade da proposta curricular e, ainda, dado que o curso não exige estágio do discente, percebe-se a necessidade da criação de espaço extraclasse com vistas à melhoria do aprendizado, e ao debate acerca dos temas emergentes na gestão pública, à análise de casos práticos, e ao fortalecimento dos conteúdos trabalhados em sala de aula, bem como a maior aproximação dos alunos, desta forma, propõe-se neste projeto de ensino, suprir estas carências.

Objetivo Geral

O Grupo de Estudos em Gestão Pública tem como objetivo geral fomentar estudos e discussões científicas a respeito das diversas temáticas inerentes à gestão pública.

Justificativa

O Grupo de Estudos em Gestão Pública se postula como um espaço aberto para discussão dos diversos temas relacionados à gestão pública e à sociedade contemporânea, bem como busca soluções e formas de enfrentamento dos problemas identificados por discentes em seu processo de aprendizado. Conforme já mencionado anteriormente, percebe-se a necessidade de ampliar os debates em torno dos conteúdos de gestão pública e os trabalhados em sala de aula, bem como aproximação dos alunos via ambiente virtual, disponibilizado pelo aplicativo da UFPel, o WeBConf, para termos desta forma, maior aproximação com os alunos, neste momento de distanciamento social, ocasionado pelo COVID 19.
Nesse sentido, entende-se que a prática do estudo dirigido, por meio do qual o aluno estuda sob a diretividade e orientação do professor visando sanar dificuldades específicas, apresenta-se como alternativa viável a tal necessidade de complementação de estudos.

Metodologia

Em sua dinâmica de funcionamento, o Grupo de Estudos prevê encontros semanais de uma hora e meia. A proposta é que o grupo se reúna, no ambiente virtual da Ufpel, através do aplicativo, WEBCONF, às sextas feiras, em horário a ser estabelecido. Assim sendo, caracteriza-se o método do estudo dirigido quando a ação de estudar ocorre mediante orientação e diretividade do professor, visando debater temas da área e sanar dificuldades específicas. No que diz respeito à dinâmica da atividade, a qual prevê atividades em grupo, a saber: (i) apresentação e discussão de temas, a partir de um roteiro elaborado pelo professor; (ii) resolução de questões e situações-problema, a partir do material estudado; (iii), debate sobre o tema estudado, a fim de proporcionar à socialização dos conhecimentos e o debate de soluções; (iv) palestras proferidas por gestores das diversas áreas da gestão pública.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que o Projeto contribua para a formação discente consolidando os conhecimentos abordados no ambiente da sala de aula. Não obstante, espera-se que o Grupo de Estudos fortaleça os vínculos em grupo e, assim, contribua para a redução da evasão discente e para a maior participação dos alunos nas instâncias de representatividade do Curso, Departamento, Faculdade e demais espaços de representatividade existentes na UFPEL. Não obstante, espera-se, também, contribuir para a melhor formação dos alunos, preparando-o de forma consistente para os desafios de sua profissão a partir do contato direto com a realidade profissional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIEL LENA MARCHIORI NETO
DANIELA MOTA MARQUES
DARY PRETTO NETO4
FABIANO MILANO FRITZEN1
GREGORY DA SILVA PINTO
ISABEL CRISTINA ROSA BARROS RASIA1
JANAINA DE FATIMA ROSA
LIZIANE HACKBARTH KÜTTER
LUCIA HELENA BARROS URRUTIA
LUCIANA FLORENTINO NOVO
Maria Regina Vechiato Cava
WILLIAM TAVARES CLAUHS

Página gerada em 25/04/2024 20:15:27 (consulta levou 0.172414s)