Nome do Projeto
Grupo de Estudos em Gestão Pública
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
08/06/2020 - 10/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, em seu Projeto Pedagógico, prevê quatro semestres ao longo dos quais, o discente tem a oportunidade de debater a teoria e o ferramental específico e necessário à carreira do gestor público. Por conta da situação atual de pandemia ocasionada pela COVID 19, que necessita o distanciamento social, da brevidade da proposta curricular e, ainda, dado que o curso não exige estágio do discente, percebe-se a necessidade da criação de espaço extraclasse com vistas à melhoria do aprendizado, e ao debate acerca dos temas emergentes na gestão pública, à análise de casos práticos, e ao fortalecimento dos conteúdos trabalhados em sala de aula, bem como a maior aproximação dos alunos, desta forma, propõe-se neste projeto de ensino, suprir estas carências.

Objetivo Geral

O Grupo de Estudos em Gestão Pública tem como objetivo geral fomentar estudos e discussões científicas a respeito das diversas temáticas inerentes à gestão pública.

Justificativa

O Grupo de Estudos em Gestão Pública se postula como um espaço aberto para discussão dos diversos temas relacionados à gestão pública e à sociedade contemporânea, bem como busca soluções e formas de enfrentamento dos problemas identificados por discentes em seu processo de aprendizado. Conforme já mencionado anteriormente, percebe-se a necessidade de ampliar os debates em torno dos conteúdos de gestão pública e os trabalhados em sala de aula, bem como aproximação dos alunos via ambiente virtual, disponibilizado pelo aplicativo da UFPel, o WeBConf, para termos desta forma, maior aproximação com os alunos, neste momento de distanciamento social, ocasionado pelo COVID 19.
Nesse sentido, entende-se que a prática do estudo dirigido, por meio do qual o aluno estuda sob a diretividade e orientação do professor visando sanar dificuldades específicas, apresenta-se como alternativa viável a tal necessidade de complementação de estudos.

Metodologia

Em sua dinâmica de funcionamento, o Grupo de Estudos prevê encontros semanais de uma hora e meia. A proposta é que o grupo se reúna, no ambiente virtual da Ufpel, através do aplicativo, WEBCONF, às sextas feiras, em horário a ser estabelecido. Assim sendo, caracteriza-se o método do estudo dirigido quando a ação de estudar ocorre mediante orientação e diretividade do professor, visando debater temas da área e sanar dificuldades específicas. No que diz respeito à dinâmica da atividade, a qual prevê atividades em grupo, a saber: (i) apresentação e discussão de temas, a partir de um roteiro elaborado pelo professor; (ii) resolução de questões e situações-problema, a partir do material estudado; (iii), debate sobre o tema estudado, a fim de proporcionar à socialização dos conhecimentos e o debate de soluções; (iv) palestras proferidas por gestores das diversas áreas da gestão pública.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que o Projeto contribua para a formação discente consolidando os conhecimentos abordados no ambiente da sala de aula. Não obstante, espera-se que o Grupo de Estudos fortaleça os vínculos em grupo e, assim, contribua para a redução da evasão discente e para a maior participação dos alunos nas instâncias de representatividade do Curso, Departamento, Faculdade e demais espaços de representatividade existentes na UFPEL. Não obstante, espera-se, também, contribuir para a melhor formação dos alunos, preparando-o de forma consistente para os desafios de sua profissão a partir do contato direto com a realidade profissional.

Página gerada em 05/12/2020 12:39:10 (consulta levou 0.106801s)