Nome do Projeto
Processamento da Informação em Linguagem
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
02/07/2020 - 11/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Dentre os diferentes estudos sobre o processamento de informações e da aprendizagem humana, as Teorias Conexionistas ou Teorias dos Sistemas Dinâmicos (Rumelhart e McClelland, 1986; Poersch, 2005; Bechtel e Abrahamsen: 2002), adquiriram maior visibilidade e relevância a partir dos anos 70 e 80, quando a tecnologia computacional despontou como uma nova perspectiva de agilidade no processamento de informações, de comunicação e, sobretudo, de aprendizagem sobre a linguagem humana. Os estudos conexionistas foram fundamentais para que a Inteligência Artificial (IA) chegassem aos patamares que conhecemos da tecnologia da informação moderna como são, por exemplo, os tradutores automáticos, encontrados em plataformas online. O Conexionismo se apresenta, então, como um paradigma para os estudos cognitivos de caráter multidisciplinar, fundamentado na Neurociência, nas Ciências da Computação, na Psicologia e nos Estudos da Linguagem e se constitui como um ramo da Psicolinguística Cognitiva. Esse paradigma busca explicar os processos cerebrais de aquisição, operacionalização, recuperação e reprodução de informações, baseado na interação entre indivíduo e ambiente. Nessa relação, se produz uma transformação cerebral contínua, a neuroplasticidade, a cada estímulo interno ou externo, que constitui o conhecimento. O Grupo de Estudos em tela pretende proporcionar conhecimentos desses processos para estudantes que futuramente serão profissionais da linguagem, quer sejam, alunos dos cursos de Letras, especialmente da Tradução. Também se abre a possibilidade de inscrição de professores e servidores da área. Os conteúdos selecionados poderão propiciar aos participantes uma perspectiva mais ampla dos processos que envolvem o pensamento e a linguagem de forma dinâmica no cérebro humano e, assim, fornecer parâmetros para aquisição, organização, armazenagem e externalização de informações em suas funções rotineiras, acadêmicas e profissionais.

Objetivo Geral


Entender como se realizam os processos que envolvem o pensamento e a linguagem de forma dinâmica no cérebro humano e, assim, conhecer parâmetros para aquisição, organização, armazenagem e externalização de informações em suas funções rotineiras e profissionais, para suscitar interesse também em participação desses alunos em atividades de pesquisa na área das Ciências Cognitivas.

Justificativa

Por apresentar um caráter essencialmente multidisciplinar, os estudos conexionistas, que formam parte da Psicolinguística Cognitiva, abarca, em especial, as Ciências da Linguagem. Essa área, apesar de abrigar-se maiormente nas Ciências da Computação, dando suporte à Inteligência Artificial, é nas relações do Pensamento e da Linguagem que encontra seus aportes.
A Neurociência, que se desenvolveu amplamente após a viabilidade de comprovar o funcionamento e os processos cerebrais, através das neuroimagens (Degasperi, 2009), possibilitou o uso desse recurso para analisar as manifestações do processamento da informação ou, mais especificamente, do pensamento e da linguagem humanas, através da Ressonância Magnética Funcional (fMRI, do inglês Functional Magnetic Ressonance Imaging). Os Estudos Conexionistas se fundamentam nas informações obtidas nesses estudos e contribuem, significativamente, na compreensão dos processos cognitivos básicos, durante o processo de aquisição, processamento, recuperação e exposição de conhecimentos. Sendo assim, pode-se afirmar que estudos nessa perspectiva oferecem o potencial de compreensão dos processos citados, potencializando a otimização de aprendizagem, reflexões e mudanças de comportamento dos alunos sobre sua forma de atuar acadêmica e profissionalmente.

Metodologia

O público alvo são os estudantes de Letras de qualquer período e curso, principalmente os estudantes de Bacharelado em Tradução, podendo participar, também, professores e funcionários interessados no tema.

O conteúdo apresentado será o seguinte:

1. Princípios básicos do Conexionismo.
2. Conexionismo e Simbolismo.
Redes Neurais e input perceptivo.
3. Funções cerebrais.
4. Processamento Paralelo Distribuído (PDP)
5. Conexionismo vs debate computacionalismo.
6. Tipos de memória e atenção dirigida
7. A relação pensamento e linguagem.
8. Aprendizagem implícita e aprendizagem explícita.
9. Relações cognitivas e emocionais em comunicação e expressão.
10. Estratégias de aprendizagem, autorregulação e metacognição.
11. Processos de informatividade: cognição, interpretação, imaginação e investigação.

Número de vagas: 15

Os encontros do Grupo de Estudo serão oferecidos numa sala virtual da Plataforma Moodle, onde será disponibilizado um repertório de materiais referente ao conteúdo das aulas que serão ministradas através de diferentes tecnologias: apresentações em PPT, e-books, e-textos, vídeos, imagens, etc. Essas aulas ocorrerão durante as 10 semanas do calendário alternativo e ficarão disponíveis durante todo o ano e, em caso de prorrogação da ação, no ano subsequente de sua realização.

Também serão feitos contatos semanais através de chat, cujas conversas ficarão disponíveis na plataforma para que os alunos possam acessar extemporaneamente e fóruns para resolução de dúvidas.

Os atividades avaliativas serão disponibilizados na plataforma durante todo o curso, por onde deverão ser enviadas as respostas solicitadas.
As presenças serão controladas através do relatório próprio da plataforma.

Em todas as etapas do curso serão aplicados questionários objetivos para verificação da evolução da aprendizagem dos alunos.

Os alunos receberão informações sobre publicações, eventos, feedbacks, etc, em seu e-mail cadastrado na plataforma.

Caso haja situação de longo prazo sem acessar a sala de aula virtual, os alunos serão notificados.

Os certificados serão oferecidos APENAS para alunos que alcançarem 70% de participação, que incluem: acesso à sala de aula virtual, download de materiais, realização de exercícios, respostas aos questionários e interação virtual em chats e fóruns.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores: Processos cognitivos básicos; Pensamento e linguagem; Processamento da informação; Conexionismo; Processos cognitivos em Tradução.

A meta é alcançar as compreensão da importância de apropriar-se* de conhecimentos extra-curriculares e a adesão de estudantes de Letras em atuais e futuras pesquisa que abarquem temas referentes aos estudos de Ciências Cognitivas, em suas diversas apresentações.

Espera-se que os alunos consigam demonstrar que ampliaram seus conhecimentos sobre como se processam as informações no cérebro humano, manifestem a possibilidade de aplicarem seus conhecimentos em sua rotina diária e acadêmica, e a potencial aplicação desses conhecimentos também em sua futura atividade profissional. Também se espera que o conteúdo possa provocar interesse na continuidade desses estudos e a participação em pesquisas na área de Ciências Cognitivas.

*Apropriar-se, aqui, no sentido de incorporar o uso de conhecimentos em sua vida pessoal e profissional, ou seja, unir a teoria à prática.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
IGOR MOLINARI CEZAR
LUCIANE DOS SANTOS VETROMILLA
Leonidas Barbosa de Almeida
MARISA HELENA DEGASPERI6
ROSVITA WACHHOLZ DAS NEVES
ÂNGELA GOMES ALVES

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