Nome do Projeto
Explorações dos exercícios docentes e da qualidade educativa do ensino da Geografia durante a pandemia de Covid-19
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
15/06/2020 - 21/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O presente projeto insere-se no marco dos estudos sobre a condição de trabalho dos professores e particularmente dos docentes da disciplina de Geografia. É um estudo complementar e paralelo ao projeto desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e intitulado MAPEANDO A PRECARIEDADE: CONDIÇÃO DE TRABALHO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL, sob coordenação do Prof. Dr. Nestor Kaercher. A parte desenvolvida pela UFPel consiste em dois estudos de caráter exploratórios com o objetivo de obter caracterização da (1) condição laboral docente e das (2) estratégias de ensino e uso de recursos didáticos durante o regime de excepcionalidade da suspensão de aulas presenciais em virtude da pandemia de Covid-19. Parte-se da crítica de que o modelo laboral adotado por muitas redes e instituições de ensino não tenha sido discutido de maneira coletiva, impondo situações de trabalho particulares, inusitadas e potencialmente danosas aos docentes. Busca-se gerar um conjunto de dados que permita levantar problemas e potencialidades, nutrir o debate público sobre o tema e apoiar decisões de órgãos de governo e de classe. Faz-se uso de um desenho qualitativo a partir de entrevistas narrativas com professores em exercício e da análise de conteúdo destes corpus.
Objetivo Geral
A pesquisa, a partir de um mesmo corpus de dados, busca responder a dois objetivos gerais:
Objetivo geral 1: descrever as implicações laborais da suspensão das atividades escolares presenciais aos professores de Geografia.
Objetivo 2: explorar recursos e estratégias utilizados por professores de Geografia para ensinar durante a pandemia.
São objetivos específicos desses estudos:
• Discutir teoricamente as noções de “qualidade” e “precariedade” na educação escolar à distância.
• Produzir narrativas docentes de qualidade e precariedade, situando-as em suas biografias e devires históricos.
• Descrever as condições de trabalho dos professores de Geografia durante a suspensão de aulas e isolamento social.
• Caracterizar o uso de recursos e estratégias didáticas dos professores de Geografia no contexto da pandemia.
Objetivo geral 1: descrever as implicações laborais da suspensão das atividades escolares presenciais aos professores de Geografia.
Objetivo 2: explorar recursos e estratégias utilizados por professores de Geografia para ensinar durante a pandemia.
São objetivos específicos desses estudos:
• Discutir teoricamente as noções de “qualidade” e “precariedade” na educação escolar à distância.
• Produzir narrativas docentes de qualidade e precariedade, situando-as em suas biografias e devires históricos.
• Descrever as condições de trabalho dos professores de Geografia durante a suspensão de aulas e isolamento social.
• Caracterizar o uso de recursos e estratégias didáticas dos professores de Geografia no contexto da pandemia.
Justificativa
A precarização do trabalho docente vem sendo evidenciada a partir de muitas frentes e não pode ser dimensionada através do âmbito salarial apenas, mas como uma realidade composta por diversos elementos que confluem para uma situação contingente e instável ao profissional do magistério. Tal condição de precariedade gera uma intensificação de seu trabalho, afetando o âmbito econômico, a valorização social da profissão docente e a saúde mental dos sujeitos em atuação na educação básica. Conforme Oliveira (2004, p. 1140),
"o trabalho docente tem sofrido relativa precarização nos aspectos concernentes às relações de emprego. O aumento dos contratos temporários nas redes públicas de ensino, chegando, e alguns estados, a número correspondente ao de trabalhadores efetivos, o arrocho salarial, o respeito a um piso salarial nacional, a inadequação ou mesmo ausência, em alguns casos, de planos de cargos e salários, a perda de garantias trabalhistas e previdenciárias oriunda dos processos de reforma do Aparelho de Estado têm tornado cada vez mais agudo o quadro de instabilidade e precariedade do emprego no magistério público."
Durante as medidas impostas pela pandemia de Covid-19, vem ocorrendo sucessivos enfrentamentos e transformações em relação aos regimes de trabalho, remunerações, vínculos laborais e outros aspectos da carreira docente. Da mesma forma, paira um clima de incertezas e mudanças em relação às normativas educativas. A título de exemplo, cita-se a redução dos dias letivos obrigatórios anuais e da mudança de data do Exame Nacional do Ensino Médio. Neste entremeio, busca-se saber qual a realidade laboral dos professores de Geografia, o que se lhes está exigindo e como reagem frente às contingências impostas pelo isolamento social.
"o trabalho docente tem sofrido relativa precarização nos aspectos concernentes às relações de emprego. O aumento dos contratos temporários nas redes públicas de ensino, chegando, e alguns estados, a número correspondente ao de trabalhadores efetivos, o arrocho salarial, o respeito a um piso salarial nacional, a inadequação ou mesmo ausência, em alguns casos, de planos de cargos e salários, a perda de garantias trabalhistas e previdenciárias oriunda dos processos de reforma do Aparelho de Estado têm tornado cada vez mais agudo o quadro de instabilidade e precariedade do emprego no magistério público."
Durante as medidas impostas pela pandemia de Covid-19, vem ocorrendo sucessivos enfrentamentos e transformações em relação aos regimes de trabalho, remunerações, vínculos laborais e outros aspectos da carreira docente. Da mesma forma, paira um clima de incertezas e mudanças em relação às normativas educativas. A título de exemplo, cita-se a redução dos dias letivos obrigatórios anuais e da mudança de data do Exame Nacional do Ensino Médio. Neste entremeio, busca-se saber qual a realidade laboral dos professores de Geografia, o que se lhes está exigindo e como reagem frente às contingências impostas pelo isolamento social.
Metodologia
O desenho apresentado é qualitativo de caráter exploratório. Os dados serão produzidos a partir de entrevistas de caráter narrativo (MUYLAERT, 2014; ) de roteiros semi-estruturados com professores em exercício nas redes básicas de ensino de municípios do Rio Grande do Sul. Os dados serão sistematizados a partir de análise de conteúdo (SILVA; FOSSÁ, 2015) e as categorias agrupastes serão aquelas que permitam identificar narrativas de qualidade e/ou precariedade. Busca-se estabelecer uma matriz de resultados que dê conta da complexidade e variedade de realidades, bem como apontar discursos comuns e relação entre os distintos relatos.
A participação da pesquisa não envolve risco aos professores que manifestarem aderir ao estudo. Por outro lado, justifica-se por sua relevância social e em benefício coletivo dos docentes como um todo. Uma vez entendendo a precariedade como os elementos que diminuam a atuação do professor, pessoal ou profissionalmente, há a expectativa de que os resultados possam apoiar a formulação de políticas públicas, oferecer melhoria ao exercício profissional e, talvez, fomentar com debates os desdobramentos da pandemia à educação. De qualquer forma, a participação será voluntária, consentida e sem contrapartidas individuais. Os sujeitos partícipes assinarão termo de consentimento em que conste a livre opção em interromper o estudo a qualquer tempo. Além disso, serão informados do que consiste a pesquisa, do envolvimento necessário e terão seus nomes anonimizados em qualquer documento ou produto que venha a público.
A participação da pesquisa não envolve risco aos professores que manifestarem aderir ao estudo. Por outro lado, justifica-se por sua relevância social e em benefício coletivo dos docentes como um todo. Uma vez entendendo a precariedade como os elementos que diminuam a atuação do professor, pessoal ou profissionalmente, há a expectativa de que os resultados possam apoiar a formulação de políticas públicas, oferecer melhoria ao exercício profissional e, talvez, fomentar com debates os desdobramentos da pandemia à educação. De qualquer forma, a participação será voluntária, consentida e sem contrapartidas individuais. Os sujeitos partícipes assinarão termo de consentimento em que conste a livre opção em interromper o estudo a qualquer tempo. Além disso, serão informados do que consiste a pesquisa, do envolvimento necessário e terão seus nomes anonimizados em qualquer documento ou produto que venha a público.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se constituir um dossiê com a sistematização dos principais eixos de resultados de maneira a dispôr de recursos empíricos para analisar criticamente as mudanças e políticas que incidam sobre a educação e que afetem os profissionais do ensino.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CESAR AUGUSTO FERRARI MARTINEZ | 3 | ||
IGOR ARMINDO ROCKENBACH | |||
LAÍS GARCIA MOREIRA | |||
LIZ CRISTIANE DIAS | 3 | ||
NESTOR ANDRE KAERCHER |