Nome do Projeto
ESTRATÉGIAS DE ENSINO NAS DISCIPLINAS DE PROJETO COM ÊNFASE EM ARQUITETURA E PAISAGISMO
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
11/06/2020 - 11/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
A educação no ensino superior vem atravessando um momento de mudanças e apresenta algumas inquietudes em relação às práticas pedagógicas recorrentes. Segundo Nóvoa, a pedagogia universitária atual é incapaz de acompanhar as transformações da sociedade e da própria universidade. Conceitos como excelência e empreendedorismo interpretados de forma equivocada colocam em segundo plano a prática do ensino e provocam uma estagnação na maneira como se educa na universidade. Instaura-se um ambiente constrangedor, excessivamente competitivo, desvalorizando o trabalho docente, aquele mais elementar, como a didática e as estratégias de ensino no espaço educativo.
O acesso ao conhecimento tornou-se mais fácil através da revolução digital e isto também interfere na didática do professor e na receptividade do aluno. A integração entre diferentes áreas do conhecimento como ciência e arte, ensino e pesquisa, cultura e criação, entre outras, gera uma dinâmica no processo de aprendizagem que exige preparo e flexibilidade nas práticas pedagógicas adotadas pelo professor.
No momento atual que vivemos, em plena pandemia, novas habilidades e práticas são exigidas do professor, que de maneira geral, não estava preparado para o enfrentamento de um ensino a distância. O espaço educativo é forçosamente modificado e é necessário agir de maneira criativa em meio a nova normalidade que se instaurou. A partir destas reflexões surge o questionamento: Como elaborar estratégias de ensino que auxiliem o professor no processo da ensinagem e que promovam ao educando uma aprendizagem significativa nas disciplinas de projeto que tem ênfase na arquitetura e no paisagismo?
Objetivo Geral
Contribuir para a didática no ensino de projeto de arquitetura e de paisagismo.
Justificativa
A universidade pública, enquanto instituição formativa de seres humanos, participa na formação da sociedade a qual exige profissionais qualificados, críticos e competentes em suas atribuições, que pensem na coletividade e tenham responsabilidade social. O acesso ao conhecimento tornou-se mais fácil através da revolução digital interferindo na didática do professor e na interação entre professor e aluno. A integração entre diferentes áreas do conhecimento exige flexibilidade, criatividade e comprometimento para manter a qualidade nas práticas educativas e no material didático. O ateliê de ensino de projeto, por ser uma disciplina predominantemente prática, enquanto espaço de interação, aprendizagem, reflexão e proposição de soluções necessita de uma maior reflexão a respeito da maneira como os conteúdos devem ser trabalhados para a obtenção de melhores resultados. A nova realidade instaurada em função da pandemia modifica repentinamente o espaço didático e por isso requer um cuidado especial no desenho desta disciplina para a modalidade de ensino remoto. Além disto, as disciplinas de projeto possuem um caráter agregador de conhecimentos trabalhados em outras disciplinas do curso o que exige do professor habilidade em compor estratégias de ensino apropriadas e adequadas a cada etapa de ensino.
Metodologia
Pesquisa de caráter qualitativo – estudo de caso e estudos comparativos
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se com este estudo contribuir com a didática do professor universitário que atua nas disciplinas de projeto com ênfase em arquitetura e paisagismo. Também tem a intenção de renovar o espaço didático promovendo uma aprendizagem significativa ao educando para consequentemente qualificar a sua formação a luz das exigências das universidades e sociedades atuais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA PAULA DE ANDREA DAMETTO | 4 | ||
BRUNA SILVA RODRIGUES | |||
CAROLINA RODRIGUES SERAFIM | |||
GABRIELA NOREMBERG PINTO | |||
HELENA LIMA SALINAS RAMOS | |||
JULIANA LULIER ORTIZ | |||
JULIANE PERES BERWALDT | |||
NATALIA NAOUMOVA | 4 | ||
ROSEANA RUTZ IVEN | |||
TABITA PRIESE SAUERESSIG |