Nome do Projeto
ESTRATÉGIAS DE ENSINO NAS DISCIPLINAS DE PROJETO COM ÊNFASE EM ARQUITETURA E PAISAGISMO
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
11/06/2020 - 11/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
A educação no ensino superior vem atravessando um momento de mudanças e apresenta algumas inquietudes em relação às práticas pedagógicas recorrentes. Segundo Nóvoa, a pedagogia universitária atual é incapaz de acompanhar as transformações da sociedade e da própria universidade. Conceitos como excelência e empreendedorismo interpretados de forma equivocada colocam em segundo plano a prática do ensino e provocam uma estagnação na maneira como se educa na universidade. Instaura-se um ambiente constrangedor, excessivamente competitivo, desvalorizando o trabalho docente, aquele mais elementar, como a didática e as estratégias de ensino no espaço educativo. O acesso ao conhecimento tornou-se mais fácil através da revolução digital e isto também interfere na didática do professor e na receptividade do aluno. A integração entre diferentes áreas do conhecimento como ciência e arte, ensino e pesquisa, cultura e criação, entre outras, gera uma dinâmica no processo de aprendizagem que exige preparo e flexibilidade nas práticas pedagógicas adotadas pelo professor. No momento atual que vivemos, em plena pandemia, novas habilidades e práticas são exigidas do professor, que de maneira geral, não estava preparado para o enfrentamento de um ensino a distância. O espaço educativo é forçosamente modificado e é necessário agir de maneira criativa em meio a nova normalidade que se instaurou. A partir destas reflexões surge o questionamento: Como elaborar estratégias de ensino que auxiliem o professor no processo da ensinagem e que promovam ao educando uma aprendizagem significativa nas disciplinas de projeto que tem ênfase na arquitetura e no paisagismo?

Objetivo Geral

Contribuir para a didática no ensino de projeto de arquitetura e de paisagismo.

Justificativa

A universidade pública, enquanto instituição formativa de seres humanos, participa na formação da sociedade a qual exige profissionais qualificados, críticos e competentes em suas atribuições, que pensem na coletividade e tenham responsabilidade social. O acesso ao conhecimento tornou-se mais fácil através da revolução digital interferindo na didática do professor e na interação entre professor e aluno. A integração entre diferentes áreas do conhecimento exige flexibilidade, criatividade e comprometimento para manter a qualidade nas práticas educativas e no material didático. O ateliê de ensino de projeto, por ser uma disciplina predominantemente prática, enquanto espaço de interação, aprendizagem, reflexão e proposição de soluções necessita de uma maior reflexão a respeito da maneira como os conteúdos devem ser trabalhados para a obtenção de melhores resultados. A nova realidade instaurada em função da pandemia modifica repentinamente o espaço didático e por isso requer um cuidado especial no desenho desta disciplina para a modalidade de ensino remoto. Além disto, as disciplinas de projeto possuem um caráter agregador de conhecimentos trabalhados em outras disciplinas do curso o que exige do professor habilidade em compor estratégias de ensino apropriadas e adequadas a cada etapa de ensino.

Metodologia

Pesquisa de caráter qualitativo – estudo de caso e estudos comparativos

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com este estudo contribuir com a didática do professor universitário que atua nas disciplinas de projeto com ênfase em arquitetura e paisagismo. Também tem a intenção de renovar o espaço didático promovendo uma aprendizagem significativa ao educando para consequentemente qualificar a sua formação a luz das exigências das universidades e sociedades atuais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA DE ANDREA DAMETTO4
BRUNA SILVA RODRIGUES
CAROLINA RODRIGUES SERAFIM
GABRIELA NOREMBERG PINTO
HELENA LIMA SALINAS RAMOS
JULIANA LULIER ORTIZ
JULIANE PERES BERWALDT
NATALIA NAOUMOVA4
ROSEANA RUTZ IVEN
TABITA PRIESE SAUERESSIG

Página gerada em 19/03/2024 02:02:04 (consulta levou 0.251714s)