Nome do Projeto
O ensino das habilidades de recepção e de produção oral através de recursos multimodais
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 12/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto de ensino intitulado O ensino das habilidades de recepção e de produção oral através de recursos multimodais se constitui em uma oportunidade de aprendizado teórico-prático aos alunos do Curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês e do Curso de Bacharelado em Letras – Tradução Inglês e Português. Durante o período de realização do projeto os alunos em formação inicial envolvidos terão a oportunidade de participar de atividades pedagógicas semanais síncronas e assíncronas de recepção e de produção oral, utilizando diversos recursos multimodais (imagens, vídeos, podcasts, áudios, filmes de animação, trechos de filmes, dentre outros). O projeto visa promover a interação e a integração dos aprendizes através da audição e da utilização da língua alvo e propiciar a discussão e análise crítica de tópicos que contribuam não apenas para a formação profissional, mas também para a formação humana, cultural e social desses estudantes, futuros professores de língua inglesa.
Objetivo Geral
Oportunizar o desenvolvimento e o aprimoramento linguístico-discursivo das habilidades de recepção (listening) e de produção oral (speaking) em língua inglesa por meio da participação em atividades pedagógicas remotas síncronas e assíncronas.
Justificativa
A fim de aprofundar o conhecimento linguístico-discursivo dos aprendizes o projeto visa disponibilizar atividades pedagógicas remotas de recepção e de produção oral utilizando diversos recursos multimodais autênticos (imagens, vídeos, podcasts, áudios, filmes de animação, trechos de filmes, dentre outros) com o intuito de discutir temas motivadores e desafiadores a alunos em formação inicial. Além disso, o projeto visa introduzir a perspectiva multimodal de ensino e de aprendizagem de línguas, promovendo o conhecimento e a utilização dos diversos modos de linguagem (verbal, gestual, visual, espacial, oral) que compõem as práticas sociais, culturais e discursivas e o multiletramento em relação ao contexto digital.
Metodologia
Os alunos matriculados no projeto participarão de encontros síncronos semanais com duração de três horas (às quartas-feiras) via web conferência com o objetivo de discutir oralmente e compartilhar informações a respeito dos temas propostos nas atividades pedagógicas. Além disso, os aprendizes realizarão individualmente atividades assíncronas de recepção e de produção oral através da plataforma Moodle durante as 12 semanas de duração do projeto.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que os envolvidos no projeto possam desenvolver e aprimorar seus conhecimentos linguístico-discursivos e culturais em relação às habilidades de recepção e de produção oral em língua inglesa e ao multiletramento digital.
Espera-se ainda que os aprendizes tomem conhecimento teórico e prático em relação aos diferentes modos de uso da linguagem – multimodalidade –resultantes principalmente da crescente inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação nos contextos educacional, social, cultural, comercial, etc. e possam aplicar esse conhecimento ao longo de sua formação profissional e humana.
Espera-se ainda que os aprendizes tomem conhecimento teórico e prático em relação aos diferentes modos de uso da linguagem – multimodalidade –resultantes principalmente da crescente inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação nos contextos educacional, social, cultural, comercial, etc. e possam aplicar esse conhecimento ao longo de sua formação profissional e humana.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA CAROLINA REINALDO DOS SANTOS | |||
ANA CLARA BARBOSA LEITE | |||
ANITA FARIAS DE PAIVA | |||
FLAVIA MEDIANEIRA DE OLIVEIRA | 5 | ||
GIOVANA PARCIANELLO | |||
GUSTAVO DA SILVA GARCIA | |||
LEO ABREU SAES | |||
THAIS SCHUCH NUNES |