Nome do Projeto
O ensino das habilidades de recepção e de produção oral através de recursos multimodais
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 12/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto de ensino intitulado O ensino das habilidades de recepção e de produção oral através de recursos multimodais se constitui em uma oportunidade de aprendizado teórico-prático aos alunos do Curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês e do Curso de Bacharelado em Letras – Tradução Inglês e Português. Durante o período de realização do projeto os alunos em formação inicial envolvidos terão a oportunidade de participar de atividades pedagógicas semanais síncronas e assíncronas de recepção e de produção oral, utilizando diversos recursos multimodais (imagens, vídeos, podcasts, áudios, filmes de animação, trechos de filmes, dentre outros). O projeto visa promover a interação e a integração dos aprendizes através da audição e da utilização da língua alvo e propiciar a discussão e análise crítica de tópicos que contribuam não apenas para a formação profissional, mas também para a formação humana, cultural e social desses estudantes, futuros professores de língua inglesa.

Objetivo Geral

Oportunizar o desenvolvimento e o aprimoramento linguístico-discursivo das habilidades de recepção (listening) e de produção oral (speaking) em língua inglesa por meio da participação em atividades pedagógicas remotas síncronas e assíncronas.

Justificativa

A fim de aprofundar o conhecimento linguístico-discursivo dos aprendizes o projeto visa disponibilizar atividades pedagógicas remotas de recepção e de produção oral utilizando diversos recursos multimodais autênticos (imagens, vídeos, podcasts, áudios, filmes de animação, trechos de filmes, dentre outros) com o intuito de discutir temas motivadores e desafiadores a alunos em formação inicial. Além disso, o projeto visa introduzir a perspectiva multimodal de ensino e de aprendizagem de línguas, promovendo o conhecimento e a utilização dos diversos modos de linguagem (verbal, gestual, visual, espacial, oral) que compõem as práticas sociais, culturais e discursivas e o multiletramento em relação ao contexto digital.

Metodologia

Os alunos matriculados no projeto participarão de encontros síncronos semanais com duração de três horas (às quartas-feiras) via web conferência com o objetivo de discutir oralmente e compartilhar informações a respeito dos temas propostos nas atividades pedagógicas. Além disso, os aprendizes realizarão individualmente atividades assíncronas de recepção e de produção oral através da plataforma Moodle durante as 12 semanas de duração do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que os envolvidos no projeto possam desenvolver e aprimorar seus conhecimentos linguístico-discursivos e culturais em relação às habilidades de recepção e de produção oral em língua inglesa e ao multiletramento digital.
Espera-se ainda que os aprendizes tomem conhecimento teórico e prático em relação aos diferentes modos de uso da linguagem – multimodalidade –resultantes principalmente da crescente inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação nos contextos educacional, social, cultural, comercial, etc. e possam aplicar esse conhecimento ao longo de sua formação profissional e humana.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CAROLINA REINALDO DOS SANTOS
ANA CLARA BARBOSA LEITE
ANITA FARIAS DE PAIVA
FLAVIA MEDIANEIRA DE OLIVEIRA5
GIOVANA PARCIANELLO
GUSTAVO DA SILVA GARCIA
LEO ABREU SAES
THAIS SCHUCH NUNES

Página gerada em 26/04/2024 00:12:28 (consulta levou 0.302690s)