Nome do Projeto
Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE)
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
15/06/2020 - 31/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A relação com egressos da graduação representa uma forma de interação entre a universidade e a comunidade externa, já que os ex-alunos compõem uma parcela da sociedade que podem contribuir com o desenvolvimento social. A troca de informações entre a instituição de ensino e os egressos constitui na autoavaliação da qualidade do curso e dos serviços prestados pela universidade. A partir do panorama construído, é possível analisar a forma de inserção no mercado, contribuição da instituição de ensino para a sociedade, além de desenvolver um acompanhamento dos alunos desde o momento de ingresso no curso até sua inserção no mercado de trabalho. A partir disso, é possível melhorar aspectos da instituição, adequar constantemente a matriz curricular do curso, incorporar demandas em prol da sociedade através da inserção de instrumentos de pesquisa e extensão. Desta forma, torna-se importante a implantação de novas técnicas que permitam a conexão entre a universidade e os alunos egressos.
Objetivo Geral
O Projeto de Acompanhamento de Egressos (PAE) tem por objetivo manter o acompanhamento dos profissionais formados no curso de Engenharia Agrícola, produzindo um banco de dados e avaliando as principais áreas de atuação dos profissionais da Engenharia Agrícola;
Justificativa
Existe a necessidade de realizar o o acompanhamento dos ex-alunos, estabelecendo diagnósticos que possam auxiliar nas políticas de gestão acadêmica e administrativa.
Metodologia
O Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE) é composto pelas seguintes ações:
Ação 1 (A1) – Busca de Egressos: Será confeccionada uma lista contendo todos os egressos formados no curso de Engenharia Agrícola pela UFPel. A partir disso, será realizada a busca de informações como área de atuação, cidade, entre outras. A pesquisa será feita através da internet, contato com terceiros, entre outras formas.
Ação 2 (A2) – Aplicação de instrumentos de avaliação: Serão enviados questionários contendo questões sobre atuação profissional, empresa e cidade de atuação, dificuldades encontradas no decorrer da graduação, melhorias ao curso, entre outras.
Ação 3 (A3) – Tabulação de Dados: As respostas serão tabuladas possibilitando uma construção do perfil do profissional Engenheiro Agrícola formado pela Universidade Federal de Pelotas.
Ação 4 (A4) – Avaliação dos Resultados: Através dos resultados obtidos, haverá a identificação de potenciais de melhorias do curso, sendo possível identificar através dos dados levantados, a atuação dos profissionais formadas pela universidade, possibilitando a preparação dos ingressantes e graduandos para o mercado de trabalho. A partir disso, poderão ser oferecidas palestras com egressos do curso, a fim de motivar os alunos do curso. Parcerias para realização de visitas técnicas e oportunidades de estágio também poderão ser criadas a partir desse acompanhamento.
Ação 5 (A5) – Apresentação dos Resultados: Os resultados serão apresentados ao colegiado, aos docentes e discentes do curso de Engenharia Agrícola
Ação 1 (A1) – Busca de Egressos: Será confeccionada uma lista contendo todos os egressos formados no curso de Engenharia Agrícola pela UFPel. A partir disso, será realizada a busca de informações como área de atuação, cidade, entre outras. A pesquisa será feita através da internet, contato com terceiros, entre outras formas.
Ação 2 (A2) – Aplicação de instrumentos de avaliação: Serão enviados questionários contendo questões sobre atuação profissional, empresa e cidade de atuação, dificuldades encontradas no decorrer da graduação, melhorias ao curso, entre outras.
Ação 3 (A3) – Tabulação de Dados: As respostas serão tabuladas possibilitando uma construção do perfil do profissional Engenheiro Agrícola formado pela Universidade Federal de Pelotas.
Ação 4 (A4) – Avaliação dos Resultados: Através dos resultados obtidos, haverá a identificação de potenciais de melhorias do curso, sendo possível identificar através dos dados levantados, a atuação dos profissionais formadas pela universidade, possibilitando a preparação dos ingressantes e graduandos para o mercado de trabalho. A partir disso, poderão ser oferecidas palestras com egressos do curso, a fim de motivar os alunos do curso. Parcerias para realização de visitas técnicas e oportunidades de estágio também poderão ser criadas a partir desse acompanhamento.
Ação 5 (A5) – Apresentação dos Resultados: Os resultados serão apresentados ao colegiado, aos docentes e discentes do curso de Engenharia Agrícola
Indicadores, Metas e Resultados
Número de pessoas no banco de dados
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADAMO DE SOUSA ARAÚJO | 2 | ||
ANDREA SOUZA CASTRO | 1 | ||
CARLOS ANTONIO DA COSTA TILLMANN | 2 | ||
CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA TEIXEIRA GANDRA | 1 | ||
GIZELE INGRID GADOTTI | 2 | ||
GRÉGORY CORREIA DA SILVA | |||
GUILHERME HIRSCH RAMOS | |||
GUILHERME JAHNECKE WEYMAR | 2 | ||
HENRIQUE PEGLOW DA SILVA | |||
JOÃO GABRIEL RUPPENTHAL | |||
KAREN RAQUEL PENING KLITZKE | |||
MARIA LAURA GOMES SILVA DA LUZ | 2 | ||
MAURIZIO SILVEIRA QUADRO | 3 | ||
MURILO GONÇALVES RICKES | |||
RITA DE CASSIA FRAGA DAME | 2 |