Nome do Projeto
Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE)
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
15/06/2020 - 31/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
A relação com egressos da graduação representa uma forma de interação entre a universidade e a comunidade externa, já que os ex-alunos compõem uma parcela da sociedade que podem contribuir com o desenvolvimento social. A troca de informações entre a instituição de ensino e os egressos constitui na autoavaliação da qualidade do curso e dos serviços prestados pela universidade. A partir do panorama construído, é possível analisar a forma de inserção no mercado, contribuição da instituição de ensino para a sociedade, além de desenvolver um acompanhamento dos alunos desde o momento de ingresso no curso até sua inserção no mercado de trabalho. A partir disso, é possível melhorar aspectos da instituição, adequar constantemente a matriz curricular do curso, incorporar demandas em prol da sociedade através da inserção de instrumentos de pesquisa e extensão. Desta forma, torna-se importante a implantação de novas técnicas que permitam a conexão entre a universidade e os alunos egressos.

Objetivo Geral

O Projeto de Acompanhamento de Egressos (PAE) tem por objetivo manter o acompanhamento dos profissionais formados no curso de Engenharia Agrícola, produzindo um banco de dados e avaliando as principais áreas de atuação dos profissionais da Engenharia Agrícola;

Justificativa

Existe a necessidade de realizar o o acompanhamento dos ex-alunos, estabelecendo diagnósticos que possam auxiliar nas políticas de gestão acadêmica e administrativa.

Metodologia

O Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE) é composto pelas seguintes ações:
Ação 1 (A1) – Busca de Egressos: Será confeccionada uma lista contendo todos os egressos formados no curso de Engenharia Agrícola pela UFPel. A partir disso, será realizada a busca de informações como área de atuação, cidade, entre outras. A pesquisa será feita através da internet, contato com terceiros, entre outras formas.
Ação 2 (A2) – Aplicação de instrumentos de avaliação: Serão enviados questionários contendo questões sobre atuação profissional, empresa e cidade de atuação, dificuldades encontradas no decorrer da graduação, melhorias ao curso, entre outras.
Ação 3 (A3) – Tabulação de Dados: As respostas serão tabuladas possibilitando uma construção do perfil do profissional Engenheiro Agrícola formado pela Universidade Federal de Pelotas.
Ação 4 (A4) – Avaliação dos Resultados: Através dos resultados obtidos, haverá a identificação de potenciais de melhorias do curso, sendo possível identificar através dos dados levantados, a atuação dos profissionais formadas pela universidade, possibilitando a preparação dos ingressantes e graduandos para o mercado de trabalho. A partir disso, poderão ser oferecidas palestras com egressos do curso, a fim de motivar os alunos do curso. Parcerias para realização de visitas técnicas e oportunidades de estágio também poderão ser criadas a partir desse acompanhamento.
Ação 5 (A5) – Apresentação dos Resultados: Os resultados serão apresentados ao colegiado, aos docentes e discentes do curso de Engenharia Agrícola

Indicadores, Metas e Resultados

Número de pessoas no banco de dados

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADAMO DE SOUSA ARAÚJO2
ANDREA SOUZA CASTRO1
CARLOS ANTONIO DA COSTA TILLMANN2
CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA TEIXEIRA GANDRA1
GIZELE INGRID GADOTTI2
GRÉGORY CORREIA DA SILVA
GUILHERME HIRSCH RAMOS
GUILHERME JAHNECKE WEYMAR2
HENRIQUE PEGLOW DA SILVA
JOÃO GABRIEL RUPPENTHAL
Karen Raquel Pening Klitzke
MARIA LAURA GOMES SILVA DA LUZ2
MAURIZIO SILVEIRA QUADRO3
MURILO GONÇALVES RICKES
RITA DE CASSIA FRAGA DAME2

Página gerada em 19/03/2024 06:59:50 (consulta levou 0.208874s)