Nome do Projeto
Geografia Política, Identidades e territorialidades
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
28/05/2020 - 01/05/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Na sociedade contemporânea, diversas discussões emergem sobre a geografia política, as territorialidades e as identidades territoriais. Nesse sentido, pretende-se a partir de encontros com o grupo de participantes do projeto o desenvolvimento de pesquisas, debates e análises que possibilitem construir com os alunos um arcabouço teórico-metodológico acerca destas temáticas. Desta forma, a partir de um processo reflexivo sobre a contemporaneidade, o presente projeto de ensino visa contribuir com a evolução teórica das discussões sobre a geografia, possibilitando o desenvolvimento de um olhar crítico perante a realidade. Para tanto, pretende-se criar, vinculado ao Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Federal de Pelotas, construindo um amplo espaço de debates acadêmico. O presente projeto de ensino pretende também desenvolver o aprofundamento teórico e metodológico nas seguintes linhas de estudo com as quais a proposta está ligada: Geografia Política, Identidades territoriais e Territorialidades. A discussão sistematizada destas áreas de estudos na Geografia possibilitará a construção de um conhecimento mais sólido e capaz de propor projetos mais qualificados para a intervenção na realidade.

Objetivo Geral

O objetivo desse projeto é criar um espaço de debate, reflexão e construção do conhecimento para os alunos, visando analisar os fundamentos teóricos e metodológicos que sustentam as práticas de pesquisa, extensão e ensino no âmbito de atuação da Geografia política, das territorialidades e das identidades territoriais

Justificativa

Acredita-se que é necessário valorizar as discussões teóricas no mundo contemporâneo, não apenas como um cumprimento de reflexões, mas também como um espaço de construção pratica da cidadania. É com base nesta reflexão da teoria/pratica na formação da identidade acadêmica que buscamos frisar a importância dos debates sobre temáticas relevantes a Geografia e a sociedade como um todo.
A proposta deste projeto de ensino é justamente a de resgatar as discussões teóricas e filosófica da Geografia, aprofundando o processo de ensino/aprendizagem da disciplina por intermédio de uma análise que considere a teoria e a prática como uma práxis verdadeira.
Portanto, entender os fundamentos teóricos que movem nossas práticas (pesquisa e extensão), é fundamental para o exercício de uma Geografia cientificamente.

Metodologia

Para alcançar os objetivos propostos o trabalho será realizado em duas frentes: a primeira refere-se a uma discussão prévia com o grupo de alunos visando explanação da temática e escolha de textos para que possamos construir os debates sobre as áreas do projeto. No segundo momento, serão realizadas reuniões semanais com o grupo do projeto visando a discussão dos textos conforme calendário estabelecido previamente. Além disso, propomos a construção de projetos tanto de ensino, pesquisa e extensão pelos participantes do grupo com orientação dos professore responsáveis.

Indicadores, Metas e Resultados

Sanar a necessidade mais constante no curso de formação de momentos de articulação entre a teoria e a prática. Refletir sobre a sociedade contemporânea, a construção da geografia política e das identidades territoriais e a contribuição destas para a sociedade. Repensar a importância destas áreas na sociedade visando criticamente a construção de um saber múltiplo.
Espera-se construir o conhecimento crítico sobre a geografia com a participação de cerca de quinze estudantes para que trabalhem criticamente com a pesquisa, a extensão e o ensino a partir de projetos próprios. Como resultado possível, espera-se sensibilizar os participantes para que elaborem seus trabalhos de conclusão de curso nas áreas temáticas desenvolvidas durante o projeto.
Também se espera que os participantes sejam capazes de produzir artigos acadêmicos com fundamentação teórica adequada na área analisada.
Assim, como resultado, espera-se a produção de monografias, artigos científicos, projetos de dissertação e outros trabalhos acadêmicos relevantes nas áreas estudadas.
O principal impacto preconizado pelo projeto é o tratamento teórico e metodológico correto do ponto de vista epistemológico para os trabalhos desenvolvidos com base nos estudos realizados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTONIO LOURENCE KILA DE QUEIROZ
EDUARDO SCHUMANN
GERSON DA ROCHA CORREA
GUILHERME AUGUSTO CABREIRA
JOAO PEDRO DA FONSECA ORCINA
LEONARDO KEGLES
LEONARDO SILVA CORDEIRO
PEDRO DE MOURA ALVES
RENIE SANTOS DE MATTOS
ROBINSON SANTOS PINHEIRO4
RODRIGO DE OLIVEIRA PERALDO
SIDNEY GONÇALVES VIEIRA4
TIARAJU SALINI DUARTE4
WILLIAM MARTINS LOURENÇO
YVES PEREIRA DE SOUSA TAVARES

Página gerada em 10/08/2022 03:08:02 (consulta levou 0.080643s)