Nome do Projeto
Leitura e Compreensão - subsídios para o trabalho na escola
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
07/07/2020 - 22/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A leitura é fundamental na formação do cidadão. É através dela que aprimoramos nossos conhecimentos e ampliamos nossa visão de mundo. Esta proposta tem por objetivo levar os estudantes à reflexão sobre os mecanismos envolvidos no ato de ler, os processos mentais disparados durante a leitura e as estratégias e procedimentos para o ensino.

Objetivo Geral

Proporcionar aos acadêmicos conhecimentos referentes aos mecanismos de envolvidos no processo de leitura e refletir sobre formas de ensino da leitura na escola.

Justificativa

Ler não é um ato mecânico tampouco inato. Do mesmo modo, saber ler não significa saber compreender. Segundo o Indicador de Analfabetismo no Brasil (Inaf) 2018, "3 em cada 10 brasileiros têm muita dificuldade para fazer uso da leitura e da escrita e das operações matemáticas em situações da vida cotidiana, como reconhecer informações em um cartaz ou folheto ou ainda fazer operações aritméticas simples com valores de grandeza superior às centenas". (INAF, 2019, p. 8). Desse modo, considerando que é um saber a ser ensinado, é importante que o(a) futuro(a) professor (a) tenha conhecimento de como se dá esse processo para, assim, poder trabalhar em sala de aula com seus alunos. Ademais, há pouco espaço na grade curricular do curso que contemple esse tema.

Metodologia

A metodologia empregada será a leitura e discussão de textos referenciados e apresentados pelas coordenadoras de forma on-line, através de ambiente virtual, sala webconf.ufpel.edu.br, bem como atividades via ambiente virtual de aprendizagem.

Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos que os estudantes sejam capazes de identificar as distintas concepções de leitura; conhecer os mecanismos mentais da leitura; e formular propostas de leitura para os Anos Iniciais. Além disso, pretendemos suprir uma lacuna existente no currículo do Curso.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA DE CERQUEIRA LEMOS VIEIRA
ANA RUTH MORESCO MIRANDA3
ANGELICA DOS SANTOS KARSBURG
CRISTIANE WACKHOLZ EVALD
DIEGO DOMINGOS GOULART
DIULI ALVES WULFF
EDMA VERGARA ROMMEL
EMANUELLE DE FARIAS XAVIER
ESTER COSTA RIBEIRO
EVELIN SILVEIRA DUTRA
FRANCIELE BECKER CAMES
GILSENIRA DE ALCINO RANGEL4
GUARACY PADILHA CORRÊA
IZADORA MEYER
JAQUELINE LAKMAN ALMEIDA
JESSICA DOS SANTOS FROIS
JULIA BARRETO DE ALMEIDA
JÚLIA VICTORIA CASALINHO PEREIRA
Kassandra Naely Rodrigues dos Santos
LETÍCIA PACHECO DOS REIS WESTPHAL
LETÍCIA PEREIRA DIAS
MAIARA CORREA DA SILVA
MAIARA DE PAULA RODRIGUES
MAIQUELI DE AVILA WESTFALL
MARIA DAS GRACAS PERMEL BORGES
NICÉIA SILVA MENDES
Natalie Rickes Venzke
RAFAELA DA SILVA DIAS
RAFAELA LEMOS DA LUZ FURTADO
SIMONE SILVEIRA DA SILVA
SUÉLEN STARKE
TAINÁ GONÇALVES DOMINGUES
TALITA GARCIA DE OLIVEIRA
TATIANA RODRIGUES SIQUEIRA
TAÍS BORGES DE SOUZA
VANESSA DUTRA RADMANN
VITÓRIA MAILAN ALDRIGHI

Página gerada em 29/03/2024 11:18:44 (consulta levou 0.180259s)