Nome do Projeto
Leitura e Compreensão - subsídios para o trabalho na escola
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
07/07/2020 - 22/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A leitura é fundamental na formação do cidadão. É através dela que aprimoramos nossos conhecimentos e ampliamos nossa visão de mundo. Esta proposta tem por objetivo levar os estudantes à reflexão sobre os mecanismos envolvidos no ato de ler, os processos mentais disparados durante a leitura e as estratégias e procedimentos para o ensino.
Objetivo Geral
Proporcionar aos acadêmicos conhecimentos referentes aos mecanismos de envolvidos no processo de leitura e refletir sobre formas de ensino da leitura na escola.
Justificativa
Ler não é um ato mecânico tampouco inato. Do mesmo modo, saber ler não significa saber compreender. Segundo o Indicador de Analfabetismo no Brasil (Inaf) 2018, "3 em cada 10 brasileiros têm muita dificuldade para fazer uso da leitura e da escrita e das operações matemáticas em situações da vida cotidiana, como reconhecer informações em um cartaz ou folheto ou ainda fazer operações aritméticas simples com valores de grandeza superior às centenas". (INAF, 2019, p. 8). Desse modo, considerando que é um saber a ser ensinado, é importante que o(a) futuro(a) professor (a) tenha conhecimento de como se dá esse processo para, assim, poder trabalhar em sala de aula com seus alunos. Ademais, há pouco espaço na grade curricular do curso que contemple esse tema.
Metodologia
A metodologia empregada será a leitura e discussão de textos referenciados e apresentados pelas coordenadoras de forma on-line, através de ambiente virtual, sala webconf.ufpel.edu.br, bem como atividades via ambiente virtual de aprendizagem.
Indicadores, Metas e Resultados
Esperamos que os estudantes sejam capazes de identificar as distintas concepções de leitura; conhecer os mecanismos mentais da leitura; e formular propostas de leitura para os Anos Iniciais. Além disso, pretendemos suprir uma lacuna existente no currículo do Curso.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA DE CERQUEIRA LEMOS VIEIRA | |||
ANA RUTH MORESCO MIRANDA | 3 | ||
ANGELICA DOS SANTOS KARSBURG | |||
CRISTIANE WACKHOLZ EVALD | |||
DIEGO DOMINGOS GOULART | |||
DIULI ALVES WULFF | |||
EDMA VERGARA ROMMEL | |||
EMANUELLE DE FARIAS XAVIER | |||
ESTER COSTA RIBEIRO | |||
EVELIN SILVEIRA DUTRA | |||
FRANCIELE BECKER CAMES | |||
GILSENIRA DE ALCINO RANGEL | 4 | ||
GUARACY PADILHA CORRÊA | |||
IZADORA MEYER | |||
JAQUELINE LAKMAN ALMEIDA | |||
JESSICA DOS SANTOS FROIS | |||
JULIA BARRETO DE ALMEIDA | |||
JÚLIA VICTORIA CASALINHO PEREIRA | |||
Kassandra Naely Rodrigues dos Santos | |||
LETÍCIA PACHECO DOS REIS WESTPHAL | |||
LETÍCIA PEREIRA DIAS | |||
MAIARA CORREA DA SILVA | |||
MAIARA DE PAULA RODRIGUES | |||
MAIQUELI DE AVILA WESTFALL | |||
MARIA DAS GRACAS PERMEL BORGES | |||
NICÉIA SILVA MENDES | |||
Natalie Rickes Venzke | |||
RAFAELA DA SILVA DIAS | |||
RAFAELA LEMOS DA LUZ FURTADO | |||
SIMONE SILVEIRA DA SILVA | |||
SUÉLEN STARKE | |||
TAINÁ GONÇALVES DOMINGUES | |||
TALITA GARCIA DE OLIVEIRA | |||
TATIANA RODRIGUES SIQUEIRA | |||
TAÍS BORGES DE SOUZA | |||
VANESSA DUTRA RADMANN | |||
VITÓRIA MAILAN ALDRIGHI |