Nome do Projeto
Shakespeare para falsos iniciantes
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/06/2020 - 22/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
No poema “Ben Jonson’s Eulogy to Shakespeare”, publicado sete anos após a morte de William Shakespeare no First Folio (a primeira edição, no formato in-fólio, de suas obras dramáticas), o autor Ben Jonson já dizia que Shakespeare havia se transformado em constelação. Expandindo a metáfora e não sem certa dose de ironia, em livro publicado em 1989, o crítico norte-americano Gary Taylor sugeriu que, dada a amplitude da influência e da relevância que a obra de Shakespeare assumira e das relações intersemióticas que estabelecera desde então com produtos das culturas de língua inglesa, do resto da Europa e dos demais continentes, Shakespeare não seria mais uma estrela, mas um verdadeiro buraco negro. O curso “Shakespeare para falsos iniciantes” é proposto como uma introdução e uma aproximação a esse universo para inspirar e ampliar o trabalho de capacitação linguística de discentes para que possam atender ao pedido/sugestão dos primeiros editores de Shakespeare, encontrado em outro poema de autoria de Ben Jonson publicado logo no início do mesmo volume de 1623: “[...] leitor, não olhe para o retrato dele, mas para seu livro”. O curso visa a cobrir os seguintes temas Introdução (informações biográficas, os retratos, a questão da autoria, o contexto histórico, político e cultural), as obras (o cânone, os poemas, as comédias, as tragédias, os dramas históricos), relações intertextuais e intersemióticas.

Objetivo Geral

Introduzir discentes do 5º e 7º semestres dos Cursos de Letras Licenciatura Português Inglês e Letras Bacharelado em Tradução Inglês Português à obra de William Shakespeare e a temas, textos e questões relacionadas à área de Estudos Shakespearianos.

Justificativa

Atividade remota emergencial ofertada conforme a proposta de calendário alternativo aprovada pelo COCEPE em maio de 2020.

Apesar de já haverem cursado vários semestres de língua inglesa e a disciplina de Cultura e Civilização, muitos discentes chegam nas disciplinas de literatura ainda com dificuldades linguísticas específicas e conhecimento muito geral sobre história e cultura, o que pode comprometer seu aproveitamento nessas disciplinas. Isso se dá repetidamente em relação à obra de Shakespeare, cuja expressão escrita, mesmo em edições com grafia modernizada, em muito difere da formas e dos sentidos do inglês contemporâneo. Isso também se dá quanto a informações sobre o contexto do primeiro período da Idade Moderna na Inglaterra e na Europa, que auxilam numa melhor compreensão e análise da obra do autor inglês.

O curso foi pensado para proporcionar a discentes maior contato com a linguagem (uma variedade mais antiga e praticamente um dialeto diverso da língua inglesa) e os textos de Shakespeare e questões relevantes para seu melhor entendimento e apreço.

Metodologia

Aulas remotas, leituras orientadas de trechos curtos em língua inglesa e língua portuguesa de obras shakespearianas e textos acadêmicos em língua inglesa sobre temas relacionados aos estudos shakespearianos. Treinamento para redação de parágrafos e/ou ensaios curtos de resposta aos textos estudados.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto tem como resultado esperado a produção pelos discentes de pelo menos três textos de resposta aos temas estudados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDERSON LUÍS BRUM DE FREITAS
JOSE CARLOS MARQUES VOLCATO5

Página gerada em 26/04/2024 14:58:17 (consulta levou 0.118244s)