Nome do Projeto
Shakespeare para falsos iniciantes
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/06/2020 - 22/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
No poema “Ben Jonson’s Eulogy to Shakespeare”, publicado sete anos após a morte de William Shakespeare no First Folio (a primeira edição, no formato in-fólio, de suas obras dramáticas), o autor Ben Jonson já dizia que Shakespeare havia se transformado em constelação. Expandindo a metáfora e não sem certa dose de ironia, em livro publicado em 1989, o crítico norte-americano Gary Taylor sugeriu que, dada a amplitude da influência e da relevância que a obra de Shakespeare assumira e das relações intersemióticas que estabelecera desde então com produtos das culturas de língua inglesa, do resto da Europa e dos demais continentes, Shakespeare não seria mais uma estrela, mas um verdadeiro buraco negro. O curso “Shakespeare para falsos iniciantes” é proposto como uma introdução e uma aproximação a esse universo para inspirar e ampliar o trabalho de capacitação linguística de discentes para que possam atender ao pedido/sugestão dos primeiros editores de Shakespeare, encontrado em outro poema de autoria de Ben Jonson publicado logo no início do mesmo volume de 1623: “[...] leitor, não olhe para o retrato dele, mas para seu livro”.
O curso visa a cobrir os seguintes temas Introdução (informações biográficas, os retratos, a questão da autoria, o contexto histórico, político e cultural), as obras (o cânone, os poemas, as comédias, as tragédias, os dramas históricos), relações intertextuais e intersemióticas.
Objetivo Geral
Introduzir discentes do 5º e 7º semestres dos Cursos de Letras Licenciatura Português Inglês e Letras Bacharelado em Tradução Inglês Português à obra de William Shakespeare e a temas, textos e questões relacionadas à área de Estudos Shakespearianos.
Justificativa
Atividade remota emergencial ofertada conforme a proposta de calendário alternativo aprovada pelo COCEPE em maio de 2020.
Apesar de já haverem cursado vários semestres de língua inglesa e a disciplina de Cultura e Civilização, muitos discentes chegam nas disciplinas de literatura ainda com dificuldades linguísticas específicas e conhecimento muito geral sobre história e cultura, o que pode comprometer seu aproveitamento nessas disciplinas. Isso se dá repetidamente em relação à obra de Shakespeare, cuja expressão escrita, mesmo em edições com grafia modernizada, em muito difere da formas e dos sentidos do inglês contemporâneo. Isso também se dá quanto a informações sobre o contexto do primeiro período da Idade Moderna na Inglaterra e na Europa, que auxilam numa melhor compreensão e análise da obra do autor inglês.
O curso foi pensado para proporcionar a discentes maior contato com a linguagem (uma variedade mais antiga e praticamente um dialeto diverso da língua inglesa) e os textos de Shakespeare e questões relevantes para seu melhor entendimento e apreço.
Apesar de já haverem cursado vários semestres de língua inglesa e a disciplina de Cultura e Civilização, muitos discentes chegam nas disciplinas de literatura ainda com dificuldades linguísticas específicas e conhecimento muito geral sobre história e cultura, o que pode comprometer seu aproveitamento nessas disciplinas. Isso se dá repetidamente em relação à obra de Shakespeare, cuja expressão escrita, mesmo em edições com grafia modernizada, em muito difere da formas e dos sentidos do inglês contemporâneo. Isso também se dá quanto a informações sobre o contexto do primeiro período da Idade Moderna na Inglaterra e na Europa, que auxilam numa melhor compreensão e análise da obra do autor inglês.
O curso foi pensado para proporcionar a discentes maior contato com a linguagem (uma variedade mais antiga e praticamente um dialeto diverso da língua inglesa) e os textos de Shakespeare e questões relevantes para seu melhor entendimento e apreço.
Metodologia
Aulas remotas, leituras orientadas de trechos curtos em língua inglesa e língua portuguesa de obras shakespearianas e textos acadêmicos em língua inglesa sobre temas relacionados aos estudos shakespearianos. Treinamento para redação de parágrafos e/ou ensaios curtos de resposta aos textos estudados.
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto tem como resultado esperado a produção pelos discentes de pelo menos três textos de resposta aos temas estudados.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDERSON LUÍS BRUM DE FREITAS | |||
JOSE CARLOS MARQUES VOLCATO | 5 |