Nome do Projeto
Representações dos sujeitos surdos, suas línguas e culturas no cinema
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/06/2020 - 30/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O presente projeto de ensino é uma iniciativa dos professores da Área de Libras do Centro de Letras e comunicação frente ao calendário alternativo aprovado pelo COCEPE no dia 22 de maio. Trata-se de uma alternativa para o ensino remoto e possibilita que os nossos alunos possam ter contato com a temática da surdez e cultura surda através do cinema neste período de pandemia e isolamento social.

Objetivo Geral

Provocar reflexões, através da utilização de filmes relacionados com a temática da surdez, reflexões acerca das representações dos surdos, da surdez, da língua de sinais, da comunidade surda, de suas formas de experienciar o mundo.

Justificativa

O projeto objetiva oferecer uma alternativa para que os alunos que ainda não cursaram ou já cursaram alguma disciplina de Libras possam estabelecer contato inicial com a temática da surdez e das línguas de sinais. O projeto objetiva também proporcionar discussões sobre os temas abordados nos filmes, oportunizando-se um momento de troca de experiências através de encontros na plataforma Webconf da Ufpel.

Metodologia

Metodologia: O projeto se desenvolverá em sete semanas. Cada semana o aluno terá acesso à um filme com temática relacionada à surdez e língua de sinais, ou a um texto que embasará as reflexões sobre os filmes assistidos. Além disso, haverá vídeos e/ou conferências síncronas pela plataforma webconf, com as explicações dos professores sobre os filmes assistidos.

Avaliação: Os alunos participantes do projeto serão avaliados pela participação na/ nas conferências on line síncronas bem como no preenchimento de formulário do google docs com perguntas relacionadas aos temas exibidos e discutidos durante os encontros.

Cronograma: Somos 7 professores e sete encontros.

Semana 1 - Filme- Documentário: Sou surda e não sabia
Semana 2 - Texto: Orgulho ser o surdo
Semana 3 - Filme- A Família Bélier
Semana 4 - Filme: The Hammer
Semana 5 - Filme: O Holocausto surdo
Semana 6 - Texto: ESTUDOS DA CONTEMPORANEIDADE: SOBRE OUVINTISMO / AUDISMO (MARTINS, Francielle Cantarelli & KLEIN, Madalena)
Semana 7 - Texto: Olhares sobre a escola e a diferença surda na pedagogia do cinema (THOMA, 2006)


Indicadores, Metas e Resultados

Ao final do projeto espera-se que os participantes tenham ampliado seus conceitos de língua de sinais, comunidade surda, cultura surda entre outros.

Página gerada em 26/01/2021 19:45:29 (consulta levou 0.125419s)