Nome do Projeto
O ensino de História sobre a ditadura brasileira na Educação Básica: abordagens, práticas e atravessamentos no tempo presente
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
30/06/2020 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
A presente investigação visa analisar como o nosso passado recente tem sido ensinado nas escolas de Educação Básica, tendo como recorte específico a abordagem sobre o último período ditatorial no Brasil (1964-1985). A ditadura civil-militar se constitui em um tema sensível e controverso, tendo em vista as diferentes memórias em disputa sobre esse passado e os atravessamentos do tempo presente. Neste sentido, a investigação busca identificar os diferentes discursos e sentidos produzidos sobre esse período ditatorial na sociedade brasileira e examinar como eles atravessam os materiais didáticos e as abordagens desenvolvidas nas aulas de História do Ensino Fundamental e Médio. Ainda que a abordagem do tema esteja prevista nos documentos curriculares e na própria Base Nacional Curricular Comum, são muitos os relatos de professores/as da Educação Básica que revelam as dificuldades e os receios de tratar do tema em sala de aula em função do incremento dos discursos negacionistas nos últimos anos e das tentativas de controle sobre os/as professores/as e sobre o currículo protagonizada por diferentes atores sociais. Este receio tem produzido recuos e interdições no que se refere ao tratamento de temáticas vinculadas a nosso passado ditatorial em sala de aula. A pesquisa busca ainda estabelecer uma análise comparativa com o ensino de História desenvolvido no Uruguai e na Argentina acerca das ditaduras que marcaram a história recente destes países, de forma a traçar algumas aproximações e diferenças no que se refere a abordagem de tais temas na escola e às formas pelas quais cada uma dessas sociedades tem lidado com este passado traumático.
Objetivo Geral
Investigar alguns elementos vinculados ao ensino da História sobre o último período ditatorial brasileiro (1964-1985) nas escolas de Educação Básica, estabelecendo algumas relações com as abordagens realizadas nos sistemas educativos argentino e uruguaio.
Justificativa
A ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) se constituiu em um tema bastante sensível. Nos últimos anos, especialmente a partir da criação e atuação da Comissão Nacional da Verdade, que publicou em 2014 o seu Relatório Final, emergiram com maior intensidade discursos negacionistas e/ou que relativizam a experiência ditatorial. Tais discursos tem aderência de uma parcela significativa da população, que tende a reproduzi-los, estabelecendo uma série de limites para o conhecimento sobre este passado traumático. Este processo se desdobra em uma série de atravessamentos no que se refere ao ensino de História vinculado a tais temáticas. Professores/as do Ensino Fundamental e Médio, ao abordarem a ditadura na escola, precisam lidar com tais discursos e com a dificuldade em se tratar de um tema cujas memórias – individuais, familiares e coletivas – são controversas e ainda estão em disputa. Neste sentido, a presente investigação busca contribuir na compreensão dessas dificuldades no abordagem da temática, na disparidade entre a produção acadêmica sobre o assunto e as limitações para trabalhar com essas pesquisas em sala de aula. Entende-se que ao refletir sobre as diferentes narrativas produzidas sobre o período ditatorial e qualificar a abordagem destes temas sensíveis ou difíceis na Educação Básica, se fortalecerá uma cultura de respeito aos valores democráticos e aos direitos humanos, além de oferecer informação e conhecimento sobre o período e sua importância para não repetição dessas situações passadas. Para aprofundar as reflexões sobre o tema, busca-se também estabelecer uma abordagem comparativa acerca dos saberes e práticas pedagógicas desenvolvidas na Argentina e no Uruguai e que se vinculam à construção do conhecimento sobre seus passados ditatoriais.
Metodologia
A metodologia prevista para a investigação envolve diferentes abordagens e fontes de pesquisa, entre as quais se destacam:
- mapeamento de discursos negacionistas acerca do passado ditatorial que se direcionam à professores/as, às escolas ou à estudantes e suas famílias, como é o caso dos materiais publicados pelo Escola Sem Partido;
- Análise de materiais educativos produzidos acerca do período ditatorial entre 2014 e 2020 (livros textos, paradidáticos, sites educativos, vídeo-aulas de youtubers sobre História, etc). A partir da seleção e análise destes materiais, será elaborado um quadro-síntese, onde serão identificadas as abordagens, temas e conceitos mais recorrentes, as lacunas e silenciamentos; os tipos de atividades propostas e se há alguma vinculação com a perspectiva de uma educação para os direitos humanos;
- entrevistas com professores/as de História do Ensino Fundamental e Médio, que buscarão identificar como tais professores/as abordam temas vinculados à ditadura em sala de aula, os materiais utilizados por tais docentes, se fazem uso de conceitos para abordar o tema (e quais são estes conceitos), as dificuldades enfrentadas em sala de aula, a recepção dos estudantes acerca de tais temas e as percepções que estes revelam na sala de aula;
- análise de bibliografia especializada e de materiais educativos produzidos no Uruguai e na Argentina;
- produção de textos e relatórios de pesquisa, que se desdobrarão em publicações futuras;
- mapeamento de discursos negacionistas acerca do passado ditatorial que se direcionam à professores/as, às escolas ou à estudantes e suas famílias, como é o caso dos materiais publicados pelo Escola Sem Partido;
- Análise de materiais educativos produzidos acerca do período ditatorial entre 2014 e 2020 (livros textos, paradidáticos, sites educativos, vídeo-aulas de youtubers sobre História, etc). A partir da seleção e análise destes materiais, será elaborado um quadro-síntese, onde serão identificadas as abordagens, temas e conceitos mais recorrentes, as lacunas e silenciamentos; os tipos de atividades propostas e se há alguma vinculação com a perspectiva de uma educação para os direitos humanos;
- entrevistas com professores/as de História do Ensino Fundamental e Médio, que buscarão identificar como tais professores/as abordam temas vinculados à ditadura em sala de aula, os materiais utilizados por tais docentes, se fazem uso de conceitos para abordar o tema (e quais são estes conceitos), as dificuldades enfrentadas em sala de aula, a recepção dos estudantes acerca de tais temas e as percepções que estes revelam na sala de aula;
- análise de bibliografia especializada e de materiais educativos produzidos no Uruguai e na Argentina;
- produção de textos e relatórios de pesquisa, que se desdobrarão em publicações futuras;
Indicadores, Metas e Resultados
A pesquisa buscará produzir dados e reflexões acerca do ensino sobre a ditadura na Educação Básica no Brasil, que serão apresentados e discutidos em eventos científicos e que se desdobrará na publicação de artigos acadêmicos. Da mesma forma, a partir da pesquisa buscaremos desenvolver atividades de formação continuada voltadas a professores/as do Ensino Fundamental e Médio, que buscam oportunizar espaços de partilha entre os saberes produzidos no mundo da escola e na universidade, aproximando assim a pesquisa acadêmica da sala de aula da Educação Básica.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA GASPAROTTO | 3 | ||
ANA MARÍA SOSA GONZÁLEZ | 2 | ||
CAMILA DA ROSA DA SILVA | |||
DARLISE GONÇALVES DE GONÇALVES | |||
MARVIN SOUZA SILVA |