Nome do Projeto
Café Geopolítico - Vozes Críticas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2023 - 31/07/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Este projeto visa proporcionar ao seu público-alvo - sociedade em geral - embasamento teórico-analítico crítico dos grandes temas da atualidade que envolvem as Ciências Humanas e Sociais. Ao mesmo tempo que estabelece a inserção obrigatória das atividades de extensão na formação dos estudantes nos cursos de graduação, proporciona que alunos e pesquisadores atuem como membros da equipe no papel de agentes ativos da experiência extensionista.
Objetivo Geral
Promover o debate interdisciplinar dos grandes temas contemporâneos das Ciências Humanas e Sociais com a participação da comunidade acadêmica e externa.
Justificativa
No atual momento brasileiro é fundamental garantir perspectivas plurais para a construção de uma sociedade crítica. Fornecer instrumental teórico e analítico para a análise de temas da atualidade, por meio de uma abordagem que contemple interações entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa, contribui para o combate à desinformação. A comunidade externa terá a oportunidade de participar de interações diálogicas com pesquisadores da UFPEL e convidados, retroalimentando os processos, evidenciando o caráter extensionista da proposta. Nesse sentido, alinha-se ao que dispõe o Art. 3º da Resolução (COCEPE No 30, de 03 de Fevereiro de 2022), uma vez que o presente projeto com ênfase em extensão propõe a articulação do ensino e pesquisa, viabilizando intercâmbios dialógicos entre a universidade e a sociedade como um todo.
O projeto também contribui para o perfil do Egresso em Relações Internacionais, especialmente para os seguintes incisos previstos no Art. 3o. das Diretrizes Curriculares Nacionais:
I - Capacidade de compreensão de questões internacionais no seu contexto político, econômico, histórico, geográfico, estratégico, jurídico, cultural, ambiental e social, orientada por uma formação geral, humanística e ética;
XI - Postura crítica com relação a argumentos, evidências, discursos e interpretações, com relação tanto a eventos e processos internacionais, quanto a abordagens, teorias e perspectivas em Relações Internacionais;
O projeto também contribui para o perfil do Egresso em Relações Internacionais, especialmente para os seguintes incisos previstos no Art. 3o. das Diretrizes Curriculares Nacionais:
I - Capacidade de compreensão de questões internacionais no seu contexto político, econômico, histórico, geográfico, estratégico, jurídico, cultural, ambiental e social, orientada por uma formação geral, humanística e ética;
XI - Postura crítica com relação a argumentos, evidências, discursos e interpretações, com relação tanto a eventos e processos internacionais, quanto a abordagens, teorias e perspectivas em Relações Internacionais;
Metodologia
As ações do projeto ocorrerão por meio de mesas redondas e/ou palestras de especialistas convidados, a partir dos temas propostos, com ampla divulgação para o público-alvo.
Os eventos são abertos à comunidade externa, uma vez que busca a troca de conhecimentos acerca das questões complexas contemporâneas que impactam o nosso contexto social, conforme instruem as Políticas Nacionais de Extensão.
Os eventos são abertos à comunidade externa, uma vez que busca a troca de conhecimentos acerca das questões complexas contemporâneas que impactam o nosso contexto social, conforme instruem as Políticas Nacionais de Extensão.
Indicadores, Metas e Resultados
Entre 3 (mínimo) e 6 (máximo) encontros com especialistas por semestre. Processo de avaliação qualitativo por meio de formulários para o público presente. Avaliação interna por meio de encontros quinzenais para a avaliação dos resultados do projeto.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANNA CAROLINA ESPINOZA GULARTE | |||
BEATRIZ DA SILVA CORDEIRO | |||
CHARLES PEREIRA PENNAFORTE | 12 | ||
EDGAR AVILA GANDRA | 2 | ||
EDUARDO GRECCO CORREA | |||
GLAUCO DA ROCHA WINKEL | |||
JUAN SANTOS BATISTA RAMIREZ | |||
LUCAS MOTA FERREIRA | |||
Mateus José da Silva Santos | |||
RAFAEL PENNING DAS NEVES | |||
SILVANA SCHIMANSKI | 8 |