Nome do Projeto
Café Geopolítico - Vozes Críticas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2023 - 31/07/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Este projeto visa proporcionar ao seu público-alvo - sociedade em geral - embasamento teórico-analítico crítico dos grandes temas da atualidade que envolvem as Ciências Humanas e Sociais. Ao mesmo tempo que estabelece a inserção obrigatória das atividades de extensão na formação dos estudantes nos cursos de graduação, proporciona que alunos e pesquisadores atuem como membros da equipe no papel de agentes ativos da experiência extensionista.

Objetivo Geral

Promover o debate interdisciplinar dos grandes temas contemporâneos das Ciências Humanas e Sociais com a participação da comunidade acadêmica e externa.


Justificativa

No atual momento brasileiro é fundamental garantir perspectivas plurais para a construção de uma sociedade crítica. Fornecer instrumental teórico e analítico para a análise de temas da atualidade, por meio de uma abordagem que contemple interações entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa, contribui para o combate à desinformação. A comunidade externa terá a oportunidade de participar de interações diálogicas com pesquisadores da UFPEL e convidados, retroalimentando os processos, evidenciando o caráter extensionista da proposta. Nesse sentido, alinha-se ao que dispõe o Art. 3º da Resolução (COCEPE No 30, de 03 de Fevereiro de 2022), uma vez que o presente projeto com ênfase em extensão propõe a articulação do ensino e pesquisa, viabilizando intercâmbios dialógicos entre a universidade e a sociedade como um todo.
O projeto também contribui para o perfil do Egresso em Relações Internacionais, especialmente para os seguintes incisos previstos no Art. 3o. das Diretrizes Curriculares Nacionais:
I - Capacidade de compreensão de questões internacionais no seu contexto político, econômico, histórico, geográfico, estratégico, jurídico, cultural, ambiental e social, orientada por uma formação geral, humanística e ética;
XI - Postura crítica com relação a argumentos, evidências, discursos e interpretações, com relação tanto a eventos e processos internacionais, quanto a abordagens, teorias e perspectivas em Relações Internacionais;

Metodologia

As ações do projeto ocorrerão por meio de mesas redondas e/ou palestras de especialistas convidados, a partir dos temas propostos, com ampla divulgação para o público-alvo.
Os eventos são abertos à comunidade externa, uma vez que busca a troca de conhecimentos acerca das questões complexas contemporâneas que impactam o nosso contexto social, conforme instruem as Políticas Nacionais de Extensão.

Indicadores, Metas e Resultados

Entre 3 (mínimo) e 6 (máximo) encontros com especialistas por semestre. Processo de avaliação qualitativo por meio de formulários para o público presente. Avaliação interna por meio de encontros quinzenais para a avaliação dos resultados do projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CHARLES PEREIRA PENNAFORTE8
EDGAR AVILA GANDRA2
Mateus José da Silva Santos
RAFAEL PENNING DAS NEVES
SILVANA SCHIMANSKI4

Página gerada em 28/04/2024 17:33:33 (consulta levou 0.147513s)