Nome do Projeto
OFICINAS DE CRIAÇÃO COLETIVA
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
04/01/2018 - 21/04/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Desenvolver atividades de forma Interdisciplinar em nível de prevenção terciária com pacientes psiquiátricos, contribuindo para sua reabilitação e melhoria da qualidade de vida e prevenindo a reospitalização.

Objetivo Geral

- Contribuir para a elevação da auto estima do paciente e desenvolvimento de suas potencialidades - Prevenir hospitalizações psiquiátricas,
- Vincular ao projeto recursos humanos, materiais e institucionais,
- Propiciar integração de atividades pedagógicas interdisciplinares,
- Propiciar atividades de praxiterapia, buscando a autoexpressão;
- Propiciar aos médicos residentes de Psiquiatria a oportunidade de vivenciar novas experiências, na intersecção entre teoria e prática, buscando a utilização dos conhecimentos adquiridos e a construção de novos na área.

Justificativa

Tendo em vista: A proposta de atenção integral a saúde mental comunitária do Departamento de Saúde Mental; Os pressupostos implícitos na Reforma Psiquiátrica do Estado do Rio Grande do Sul (Lei 9716 de 07/08/92)e; Os pressuposto da Conferência sobre a reestruturação da Assistência Psiquiátrica na América Latina (Caracas 1990), convocada pela Organização Mundial da Saúde/Organização Pan-americana de Saúde e Conferências Municipais, Estaduais e Nacionais de Saúde Mental no sentido de desinstitucionalizar a atenção psiquiátrica; faz-se necessário a implantação de atividades grupais com pacientes psiquiátricos e/ou familiares, objetivando a melhoria de qualidade de vida destes pacientes e sua interação familiar e comunitária, como condição do exercício da cidadania do ser humano.

Metodologia

Reuniões com recursos institucionais para integrar ao Projeto. Entrevistas e visitas domiciliares aos pacientes e familiares, considerados clientela potencial. Levantamento dos recursos necessários ao desenvolvimento do projeto. Sondagem junto ao usuário de interesses. Reuniões periódicas de planejamento, acompanhamento e avaliação do trabalho pela equipe. Atendimento semanal dos usuários do serviço através de Oficinas de Criação Coletiva desenvolvendo atividades diversificadas. Reuniões semanais da equipe executora para qualificação sistemática da mesma e das atividades desenvolvidas. Supervisão do trabalho desenvolvido pelo Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina/UFPel.

Indicadores, Metas e Resultados

Será feita semestralmente abrangendo os seguintes critérios: - Qualitativos: diminuição do índice de internação, frequência de reuniões, controle medicamentoso, captação de recursos materiais adequados. - Qualitativos: melhoria das condições psíquicas do pacientes, do vínculo paciente X família e paciente X comunidade e da auto-estima do mesmo, recursos humanos adequados.
A avaliação será realizada através de fichas individuais, relatórios de reuniões, folhas de frequências, participação nas atividades propostas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE DUMMER VENZKE
ANA LUCIA TREPTOW BROD
ANA PAULA FABRES BEHRENSDORF
ANADEGE BRAGA MATTOS
ANETE MACHADO BERTONI3
ANNA MARTHA MARCHEWICZ
ARTHUR ZAGO FERRI
CARLOS ALBERTO PURPER BANDEIRA3
ELIANDERSON DO ROSARIO
EVELINE BORDIGNON
EVELYNNE ELLEN SILVA OLIVEIRA
GABRIEL ANTÔNIO FROSI CERVO
ISMAEL FARIAS VAZ
JOAQUIM IGNACIO SILVEIRA DA MOTA NETO2
Jaqueline Fernandes da Porciuncula
LENARA LAMAS STELMAKE3
NILZA MARIA BERTOLDI3
PAULO EDUARDO FAVARETTO
RENARD COGNO AZUBEL
RODOLFO TOMAZINI BENDER
SAMUEL DE OLIVEIRA RODRIGUES
TATIANA DE FREITAS DAME
THAIS GIORGI SILVEIRA
VERA LUCIA AVILA MELLO1

Página gerada em 19/04/2024 05:21:11 (consulta levou 0.198025s)