Nome do Projeto
Tópicos especiais de Linguística Aplicada para o ensino do espanhol
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/06/2020 - 11/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este Projeto de Ensino constitui-se em um espaço para o oferecimento de minicursos, palestras, seminários e outras atividades afins que contemplem o estudo de questões de Linguística Aplicada relativas às línguas estrangeiras e segundas, tanto de caráter metodológico, como político. Desenvolvido de forma virtual, o projeto promoverá leituras, reflexões e debates sobre temas pertinentes ao ensino e à apredizagem das línguas, com o foco no espanhol, e a relação entre teoria e prática envolvida nestes processos.

Objetivo Geral

Oferecer oportunidades para leituras dirigidas, reflexões e diálogos sobre temas de Linguística Aplicada e áreas afins, prioritariamente com relação ao ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira.

Justificativa

A disciplina Linguística Aplicada I integra a matriz curricular dos Cursos de Letras da UFPel, dada a sua importância e essencialidade na formação dos profissionais da área. De forma complementar, são disciplinas optativas: Linguística Aplicada II, III e IV, que ampliam os conteúdos oferecidos naquela. No entanto, nem sempre estas podem ser ofertadas. Pelo dito, considera-se relevante e promissor oferecer não somente a oportunidade de releituras e aprofundamentos de conteúdos tratados na disciplina Linguística Aplicada I, como também adiantar e despertar o interesse dos alunos por temas tratados nas demais, além da atualização de conteúdos. Estando a Linguística Aplicada em constante desenvolvimento e ampliação das pesquisas é de suma importância que os estudantes do curso se mantenham igualmente atualizados como futuros professionais da área.

Metodologia

O Projeto de Ensino se desenvolverá através da plataforma virtual Moodle-UFPel, que será o espaço oficial para o compartilhamento e repositório de textos e materiais em vídeo. As dinâmicas de interação ocorrerão através dos recursos da plataforma: foruns, chats, envios de atividades, etc. Avaliações poderão ocorrer igualmente através dos recursos oferecidos pelo AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se o engajamento e o comprometiento dos alunos nas atividades propostas no Curso oferecido.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CLARA MOLINA DOS SANTOS
ANA LUCIA PEDERZOLLI CAVALHEIRO RECUERO8
GABRIELA MARTINS KLEIN
GEÓRGIA GIAMPAOLI FERREIRA
GIALES RAÍ BLODORN RUTZ
JÉSSICA FERNANDA ANTUNES DA SILVA
JÚLIA IARA HENSE
JÚLIA KARINA OLIVEIRA DUARTE
KAUANA DA ROSA BIALVES
MARIA DE CÁSSIA SPECHT PINTANEL
THAÍS DE LIMA PIETZSCH

Página gerada em 25/04/2024 03:24:10 (consulta levou 0.197373s)