Nome do Projeto
Problemas de Pintura: distensões na prática da pesquisa em arte
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
08/06/2020 - 08/06/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
A presente pesquisa, de caráter prático-teórico, visa desenvolver procedimentos e estratégias artísticas por meio de uma produção sistemática no campo da pintura, a fim de promover a reflexão acerca dos cruzamentos e contaminações na elaboração do campo pictórico. Lançando mão de procedimentos de contato, impressão e impregnação do suporte pictórico, a prática experienciada durante a pesquisa servirá de escopo para a produção teórica. Partindo dos conceitos de incarnat (DIDI-HUBERMAN) e mestiçagem (CATTANI), propõe-se o entrelaçamento,a indeterminação e a indiscernibilidade dos elementos enquanto conceitos operacionais na composição da trama pictural.

Objetivo Geral

Objetivo Geral:
Organizar uma publicação via e-book referente ao projeto ded pesquisa, com a publicação de artigos e intervenções visuais, afim de promover a discussão sobre as práticas pictóricas na atualidade.


Objetivos Específicos: Juntamente com a equipe envolvida, refletir sobre as especificidades e distensões da prática pictórica no contexto artístico contemporâneo; Publicação de artigos para o e-book; Montagem de exposições e organização de ciclo de debates.; Levantamento sobre a produção pictórica contemporânea, com ênfase nos procedimentos experimentais que envolvam a contaminação do suporte e o cruzamento da pintura com outras linguagens artísticas.

Justificativa

A carência de publicações sobre o campo de pesquisa em pintura consiste numa forte justificativa para a realização do projeto. Ademais, ao analizar os resultados obtidos até o presente momento, nota-se que haverá uma grande contribuição para a área de Metodologia de pesquisa em arte, uma vez que , apesar do eixo comum ser a Pintura, as reflexões orbitam diversos campos, como a fotografia, a arquitetura, processos de criação e subjetivação, literatura, filosofia e outros. Ressalta-se também a importância em dar publicidade aos processos e investigações em arte ligados ao Centro de Artes da Ufpel, muitas vezes restritos ao ambiente do atelier.

Metodologia

Elaboração de artigos acadêmicos com base na pesquisa realizada.
Compilação de textos e imagens para publicação de e-book.
Organização da publicação em parceria com a Editora da Ufpel.
Lançamento do e-book, organização de exposições, seminários e ciclo de pelestras.




Indicadores, Metas e Resultados

Ao fomentar questionamentos acerca das possibilidades da pintura no âmbito da pesquisa em poéticas visuais, almeja-se ampliar o seu campo de investigação no ambiente acadêmico, oferecendo maiores subsídios para o aprofundamento das questões que envolvem o fazer pintura na atualidade. Entendendo a pesquisa em arte como um processo dinâmico e ramificado, as intersecções com as áreas da gravura, fotografia e a tridimensionalidade, poderão promover a interação entre áreas distintas do campo artístico, demonstrando o potencial da pintura enquanto interface fluida na construção do
conhecimento. A amostragem da produção pictórica por meio de exposição, catálogo e seminário, consistirá em ação educativa visando a aproximação do público acadêmico e geral com o universo da pintura contemporânea.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLOVIS VERGARA DE ALMEIDA MARTINS COSTA36
EDIO RANIERE DA SILVA16
JESSICA FERNANDES DA PORCIUNCULA
KELLY WENDT16
LAUER ALVES NUNES DOS SANTOS16
LILIAN HACK
LIZANGELA TORRES DA SILVA MARTINS COSTA16
NATHALIE DE JESUS CARVALHO
NEIVA MARIA FONSECA BOHNS
PEDRO ELIAS PARENTE DA SILVEIRA
RICARDO PERUFO MELLO16
Yuki Ynagaki Escate Zarate

Página gerada em 29/03/2024 11:39:39 (consulta levou 0.385104s)