Nome do Projeto
Curso Restaurante Online: Planejamento e Gestão
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
03/08/2020 - 05/10/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
As tendências e perspectivas futuras do mercado da restauração serão profundamente influenciadas pelo advento da inevitabilidade do uso de ferramentas e procedimentos de planejamento e gestão através de ambientes, plataformas e ferramentas digitais, virtuais e informacionais. Os futuros profissionais, empreendedores, consultores, investigadores e investidores no segmento da restauração devem estar preparados para adquirir e executar conhecimentos e procedimentos de criação, gestão e promoção em um mercado profundamente afetado pelas transformações sociais, políticas, econômicas e, sobremaneira, tecnológicas que influenciam no comportamento de um consumidor cada vez mais adaptado e utilizador dessas ferramentas e plataformas. Para profissionais da hospitalidade (turismo, gastronomia, hotelaria, eventos), o referido curso tende a contribuir para a aquisição de conhecimentos sobre as principais estratégias adotadas na utilização de ferramentas online para o desenvolvimento de empreendimentos de restauração que atendam a esse mercado presente cada vez mais em progressão. O projeto Restaurante Online: Planejamento e Gestão irá ser direcionado para os MEI (Micro Empreendimentos Individuais) de modo a permitir aos alunos um conhecimento que venha a ser útil também em futuras ações de geração de emprego, renda e estimulo ao empreendedorismo das sociedades em que atuarem.

Objetivo Geral

O objetivo geral do Curso Restaurante Online: Planejamento e Gestão é ofertar conhecimentos sobre procedimentos técnicos de planejamento (criação, abertura, plano de negócios) e gestão (controles, operação, marketing) de Micro Empreendimentos Individuais (MEI) no segmento da restauração.

Justificativa

O desenvolvimento tecnológico e o surgimento de um perfil de consumidor dependente de processos, ferramentas, conexões e produtos digitais, informacionais e online faz com que o ambiente comercial, que engloba os mais distintos segmentos, deva preparar-se, capacitar-se e inovar-se para a oferta de produtos e serviços que venham a atender demandas reais e potenciais cada vez mais dependentes de plataformas, aplicativos, websites, dentre outros ambientes, produtos e serviços no espaço da internet (online). Particularmente ao segmento da restauração, os restaurantes, antes locais onde as pessoas praticavam lazer, encontros, sociabilidades e contatos balizados na dinâmica dos cardápios, do atendimento, da estética, dos pratos nacionais e internacionais, passam também a adentrar o universo online através do advento, do surgimento e do investimento em empreendimentos online onde os clientes podem observar, conhecer e solicitar, das mais distintas formas (drive-thru, take-away, take-out, delivery), pratos que podem ser consumidos no carro, em casa, nos mais distintos lugares. Para os alunos, professores e profissionais da hotelaria, da restauração, do turismo, de eventos, um curso sobre processos de planejamento e gestão de projetos de restaurante online tende a gerar conhecimento e preparo técnico para o atendimento de um mercado em evidência e expansão.

Metodologia

A metodologia de produção e execução do curso se dividiu em dois processos distintos e complementares:

1) Produção:

a) Pesquisa teórico-documental-virtual condizente com o tema proposto no projeto: artigos científicos; textos técnicos e jornalísticos sobre restaurantes online;
b) Leitura e interpretação de livros sobre restauração, procedimentos de gestão administrativa de atividades comerciais no ambiente online e gestão de bares, restaurantes e similares;
b) Pesquisa online sobre ferramentas, softwares, plataformas que venham a facilitar no processo de idealização, abertura e gerenciamento de restaurantes online;
c) Elaboração de projeto de curso e envio para avaliação de instâncias especiais de análise do mérito projetual para solicitação de aprovação do mesmo;
d) Elaboração de material gráfico digital para futura divulgação do projeto de curso através de redes sociais (facebook, instagram e whatsapp) e por meio do cobalto UFPel;
e) Definição do público-alvo do curso que será composto por alunos, professores e tecnicos da UFPel, particularmente de acadêmicos da hotelaria, do turismo e da gastronomia.

2) Execução:

a) Utilização de plataformas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), particularmente da Web Conf UFPel para oferta de 6 (seis) encontros de 2 (duas) horas cada, em datas planejadas e futuramente divulgadas;
b) Elaboração de um sistema de avaliação (elaboração de um projeto de restaurante online, individual ou em grupo) a ser entregue na última semana de execução do curso. O projeto será desenvolvimento com base em modelo estruturado desenvolvimento pelo professor do curso.

Indicadores, Metas e Resultados

a) Geração de conhecimentos sobre tendências e perspectivas do mercado online no segmento da restauração;
b) Geração de conhecimentos sobre procedimentos de abertura (plano de negócios, financiamento, registros) de micro empreendimentos individuais online na área da restauração;
c) Geração de conhecimentos técnicos sobre procedimentos de gestão de restaurantes online (gestão de custos, marketing digital, manipulação de plataformas online, entrega de pratos)
d) Capacitação para futuras ações que vão do empreendedorismo individual ao coletivo, bem como execução de consultorias por parte dos alunos do curso no segmento da restauração.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRESSA MOREIRA DE SOUZA
ANELISE DE OLIVEIRA LOPES
ARTHUR RECUERO WICKBOLDT
CARLOS ROBERTO AMARAL DOS SANTOS JUNIOR
DENISE MÜNCHOW CALDELLAS
EDUARDO GONÇALVES LAUTERT
GREICE DOTTO SIMÕES
HARIEL AYRES DUARTE
ISABELLA XAVIER SILVEIRA
JACQUELINE VALLE DE BAIRROS
JULIANE MÜLLER BRIGNOL
MARCELA BITENCOURTE CRUZ
MARIA CAROLINA TOCI DIAS
MICHEL CONSTANTINO FIGUEIRA16
PRISCILA VASCONCELLOS CHIATTONE2
REGINA CÉLIA LUJAN
THAÍS RABASSA FRONER
VITORIA DUARTE MONTE
VÂNIA ELIZABETH DE BRITO BARBOSA
YURI AIRES PEREIRA

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