Nome do Projeto
Ações de ensino para os estudantes do Curso de Letras - Português e Francês
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 22/06/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este projeto de ensino busca promover ações de ensino mediante a interação remota entre os alunos mais adiantados do Curso de Letras - Português e Francês -- devidamente orientados por professores -- e aqueles dos semestres iniciais. No âmbito das ações deste projeto, serão abordados temas gerais da área de Letras.

Objetivo Geral

Oferecer aos alunos do curso de Letras - Português e Francês a possibiidade tanto de exercer, de um lado, a prática docente orientada quanto de receber, do outro, aulas de reforço dos conteúdos trabalhados no curso.

Justificativa

Por se tratar de uma licenciatura, o Curso de Letras - Português e Francês deve buscar engajar seus alunos, sempre que possível, em ações pedagógicas que enriqueçam sua formação como docente. Ao mesmo tempo, é fundamental que os alunos dos semestres iniciais do curso possam contar com atividades que lhes permitam sanar suas dúvidas acerca dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Salienta-se ainda que, sobretudo durante o período de reclusão por causa da pandemia de Covid-19, torna-se necessário promover ações que mantenham o vínculo dos alunos com sua área de saber e com o ambiente universitário.

Metodologia

Discentes dos semestres finais do curso ministrarão atividades aos seus colegas dos primeiros semestres por meio de plataformas virtuais. A elaboração dos objetos de ensino e aprendizagem, bem como toda a concepção das atividades apresentadas, será previamente orientada por um professor do CLC que trabalhe como orientador neste projeto. Ao fim de cada sessão, ministrantes e orientadores farão a avaliação da aplicação das atividades propostas e projetarão as novas ações de ensino.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que as atividades promovidas no âmbito deste projeto melhorem o desempenho acadêmico dos alunos dos semestres iniciais do curso, diminua a evasão e sensibilize os alunos-ministrantes para as funções docentes próprias dos licenciados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA MARIA DA SILVA CAVALHEIRO3
Ana Beatriz Reinoso Rosse
BARBARA MALDONADO BARBOSA DA SILVA
BEATRIZ HYGINO DIADAMO
CAMILA PILOTTO FIGUEIREDO
CATHARINA GONCALVES MESA
CHRISTOPHER RIVE ST VIL
DEIVIDI SILVA BLANK5
FERNANDA SILVESTRE DA SILVA
GILSON HARTWIG JUNIOR
Gabriela Saleh Ribeiro
IAGO NIZOLLI SIQUEIRA
ISABELLA FERREIRA MOZZILLO3
JINGFANG YU3
JOAO LUIS PEREIRA OURIQUE3
LILIAN BECKER OLIVEIRA
LUIZA PEREIRA HOLBIG
Luciana valoria saggiomo
MARA KARAM DA CONCEIÇÃO
MARIA EDUARDA FATTINI
MARIZA PEREIRA ZANINI3
MAURICIO GIORDANO RIBEIRO
MICHELE JOHN KUNZ DOS SANTOS
Mara Beatriz Vilela da Silva
MÔNICA FERREIRA CASSANA
Nisia Marilane Martins Braz
PEDRO VICTOR VIEIRA MENDES
RAFAELA SIQUEIRA LUCAS
STEPHANY MACHADO BARBOSA
THALISSON DOS SANTOS
THIAGO FURTADO BARBOSA

Página gerada em 25/04/2024 11:16:17 (consulta levou 0.201657s)