Nome do Projeto
Ações de ensino para os estudantes do Curso de Letras - Português e Francês
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 22/06/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este projeto de ensino busca promover ações de ensino mediante a interação remota entre os alunos mais adiantados do Curso de Letras - Português e Francês -- devidamente orientados por professores -- e aqueles dos semestres iniciais. No âmbito das ações deste projeto, serão abordados temas gerais da área de Letras.
Objetivo Geral
Oferecer aos alunos do curso de Letras - Português e Francês a possibiidade tanto de exercer, de um lado, a prática docente orientada quanto de receber, do outro, aulas de reforço dos conteúdos trabalhados no curso.
Justificativa
Por se tratar de uma licenciatura, o Curso de Letras - Português e Francês deve buscar engajar seus alunos, sempre que possível, em ações pedagógicas que enriqueçam sua formação como docente. Ao mesmo tempo, é fundamental que os alunos dos semestres iniciais do curso possam contar com atividades que lhes permitam sanar suas dúvidas acerca dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Salienta-se ainda que, sobretudo durante o período de reclusão por causa da pandemia de Covid-19, torna-se necessário promover ações que mantenham o vínculo dos alunos com sua área de saber e com o ambiente universitário.
Metodologia
Discentes dos semestres finais do curso ministrarão atividades aos seus colegas dos primeiros semestres por meio de plataformas virtuais. A elaboração dos objetos de ensino e aprendizagem, bem como toda a concepção das atividades apresentadas, será previamente orientada por um professor do CLC que trabalhe como orientador neste projeto. Ao fim de cada sessão, ministrantes e orientadores farão a avaliação da aplicação das atividades propostas e projetarão as novas ações de ensino.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que as atividades promovidas no âmbito deste projeto melhorem o desempenho acadêmico dos alunos dos semestres iniciais do curso, diminua a evasão e sensibilize os alunos-ministrantes para as funções docentes próprias dos licenciados.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ANA BEATRIZ REINOSO ROSSE | |||
| ANA MARIA DA SILVA CAVALHEIRO | 3 | ||
| BARBARA MALDONADO BARBOSA DA SILVA | |||
| BEATRIZ HYGINO DIADAMO | |||
| CAMILA PILOTTO FIGUEIREDO | |||
| CATHARINA GONCALVES MESA | |||
| CHRISTOPHER RIVE ST VIL | |||
| DAVID SILVA BLANK | 5 | ||
| FERNANDA SILVESTRE DA SILVA | |||
| GABRIELA SALEH RIBEIRO | |||
| GILSON HARTWIG JUNIOR | |||
| IAGO NIZOLLI SIQUEIRA | |||
| ISABELLA FERREIRA MOZZILLO | 3 | ||
| JINGFANG YU | 3 | ||
| JOAO LUIS PEREIRA OURIQUE | 3 | ||
| LILIAN BECKER OLIVEIRA | |||
| LUCIANA VALORIA SAGGIOMO | |||
| LUIZA PEREIRA HOLBIG | |||
| MARA BEATRIZ VILELA DA SILVA | |||
| MARA KARAM DA CONCEIÇÃO | |||
| MARIA EDUARDA FATTINI | |||
| MARIZA PEREIRA ZANINI | 3 | ||
| MAURICIO GIORDANO RIBEIRO | |||
| MICHELE JOHN KUNZ DOS SANTOS | |||
| MÔNICA FERREIRA CASSANA | |||
| NISIA MARILANE MARTINS BRAZ | |||
| PEDRO VICTOR VIEIRA MENDES | |||
| RAFAELA SIQUEIRA LUCAS | |||
| STEPHANY MACHADO BARBOSA | |||
| THALISSON DOS SANTOS | |||
| THIAGO FURTADO BARBOSA |