Nome do Projeto
Docência e Ensino
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
06/07/2020 - 28/08/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O presente projeto tem como objetivo a formação de futuros professores dos cursos de Letras do Centro de Letras e Comunicação da UFPel, especificamente os alunos dos estágios de observação de Língua Portuguesa e de Literatura, no sentido de aprofundar e de aprofundar conceitos do ensino de Língua Portuguesa, mas sobretudo de discutir problemáticas relativas à escola pública. O projeto atua diretamente nas disciplinas de estágio de observação e está organizado em torno de uma única ação: um grupo de estudos que se debruçará sobre a leitura, a discussão e a produção de um memorial reflexivo sobre a obra "Em defesa da escola - Uma questão pública", de Jan Masschelein e Maarten Simons.
Objetivo Geral
Objetivo geral:
- Problematizar conceitos sobre o ensino e sobre a escola pública
Objetivos específicos:
- Desenvolver a capacidade analítica sobre conceitos presentes na obra
- Analisar diferentes aspectos do ensino e da problemática da escola
- Produzir material reflexivo sobre o ensino de LP e sobre a escola pública a partir da leitura da obra
- Problematizar conceitos sobre o ensino e sobre a escola pública
Objetivos específicos:
- Desenvolver a capacidade analítica sobre conceitos presentes na obra
- Analisar diferentes aspectos do ensino e da problemática da escola
- Produzir material reflexivo sobre o ensino de LP e sobre a escola pública a partir da leitura da obra
Justificativa
Os alunos dos estágios sistematicamente apresentam dificuldades a respeito do papel da escola e do ambiente escolar. Nos quatro primeiros semestres do curso de Letras há toda uma formação centrada nos conceitos da Linguística e da Literatura, básicos para o futuro professor da área de Letras, mas é necessário articular esses conceitos com análises e discussões sobre o ensino pública e a escola, a fim de o futuro docente tenha uma visão mais ampla e ao mesmo tempo mais profunda do ambiente no qual irá atuar. Além disso, tais discussões são essenciais para o bom desenvolvimento dos quatro semestres de estágio.
Metodologia
A metodologia de trabalho prevê a leitura orientada da referida obra. A cada semana serão propostas questões norteadoras sobre determinado trecho do livro e, ao final, será produzido um memorial reflexivo.
Indicadores, Metas e Resultados
- Possibilitar mais base teórica para realização dos estágios
- Auxiliar os estudantes na elaboração de projetos de ensino dos estágio de observação
- Auxiliar os estudantes na elaboração de projetos de ensino dos estágio de observação
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CHRISTOPHER RIVE ST VIL | |||
CINTIA DA COSTA ALCANTARA | 6 | ||
LETICIA DE OLIVEIRA NASCENTE | |||
LETICIA FONSECA RICHTHOFEN DE FREITAS | 6 | ||
Luis Eduardo dos Santos Celente | |||
MAURÍCIO MACHADO GONÇALVES |