Nome do Projeto
Atividades complementares de ensino em Odontopediatria
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
06/07/2020 - 30/07/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Diante da COVID-19, a realização de "Atividades complementares de ensino em Odontopediatria" é uma das formas de manter e multiplicar a especialidade junto aos docentes, alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Odontologia da UFPel. Em um primeiro momento a atividade proposta seria para a graduação nas Unidade de Clínica Infantil ( UCI) :" não perca a UCI I de vista" que será, principalmente para os acadêmicos que cursaram a disciplina em 2019/1 e que em 2020/1 estariam realizando a UCI II. essa, seria uma forma de manter os alunos com vínculo com atendimento odontológico infantil. A Odontopediatria se caracteriza pela presença de muitas alterações bucais em crianças que exigem a participação de vários profissionais para um diagnóstico e planejamento correto. Assim um pouco depois será iniciada a "discussão de casos clínicos" em Odontopediatria, que envolve alunos de graduação de oitavo a décimo semestres, pós-graduandos e docentes da área e afins.

Objetivo Geral

A partir de estudos em grupo: favorecer a formação em Odontopediatria; entender a importância de ações multidisciplinares e multiprofissionais; e manter os acadêmicos com vínculo ao curso e motivados com a Odontopediatria.

Justificativa

Em 1914, na Faculdade de Pharmacia e Odontologia de Pelotas, foi criada a “cadeira” de “Clínica Dentária Infantil”,, constituindo-se na primeira disciplina de clínica infantil do país (OLIVEIRA, 1961) . Desde lá, com a participação de muitos docentes a Odontopediatria vem sendo ensinada (BONOW; ROMANO, 2014), estando atualmente presente na graduação, no mestrado e doutorado com ênfase na área e com a Residência Multiprofissional em saúde da criança. Segundo o artigo 71 do CFO, (2005), a ODONTOPEDIATRIA é a especialidade que tem como objetivo realizar: O diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente; A educação para a saúde bucal e a integração desses procedimentos com os dos outros profissionais da área da saúde. Neste momento, em que a Organização Mundial de Saúde (2020) mantém a situação de Pandemia da COVID-19 ('CO' significa corona, 'VI' para vírus e 'D' para doença) e que as atividades presenciais não são indicadas torna a realização de "Atividades complementares de ensino em Odontopediatria" uma das formas de manter e multiplicar a especialidade.

Metodologia

Serão conduzidas diferentes ações que permitirão o ensino da Odontopediatria, envolvendo docentes da área e áreas afins, alunos de graduação e pós-graduação nos diferentes níveis.
As atividades serão on-line, usando AVA MOODLE, grupo de WhatsApp, web conferência da UFPel, Google Meet, ZOOM e, dependendo da ação proposta, e um um futuro ter parte presencial.
Exemplos de ações:
Estudo complementar interativo a partir de conteúdos teóricos apresentados pelas disciplinas de clínica Infantil, favorecendo o aprendizado de conteúdo. Será usando material das próprias aulas, artigos científicos e outros materiais disponíveis on-line.
Casos clínicos: as imagens da cavidade bucal e dados clínicos de casos de crianças cujos responsáveis legais tenham autorizado e cujas imagens não identifiquem a criança serão repassadas para serem discutidas em grupo com alunos, docentes de diferentes especialidades, bem como outros profissionais da área da saúde. A discussão envolverá definição de diagnóstico e condutas frente os casos.

Indicadores, Metas e Resultados

A meta é envolver alunos de Odontologia de oitavo a décimo semestres que gostem de atender crianças e queiram melhorar seu conhecimento em Odontopediatria.
Que seja sempre uma forma interativa de ensino e com a presença de diferentes ações que levem ao ensino de Odontopediatria.

Página gerada em 28/04/2025 03:16:44 (consulta levou 0.283296s)