Nome do Projeto
Atividades complementares de ensino em Odontopediatria
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
06/07/2020 - 30/07/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Diante da COVID-19, a realização de "Atividades complementares de ensino em Odontopediatria" é uma das formas de manter e multiplicar a especialidade junto aos docentes, alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Odontologia da UFPel. Em um primeiro momento a atividade proposta seria para a graduação nas Unidade de Clínica Infantil ( UCI) :" não perca a UCI I de vista" que será, principalmente para os acadêmicos que cursaram a disciplina em 2019/1 e que em 2020/1 estariam realizando a UCI II. essa, seria uma forma de manter os alunos com vínculo com atendimento odontológico infantil. A Odontopediatria se caracteriza pela presença de muitas alterações bucais em crianças que exigem a participação de vários profissionais para um diagnóstico e planejamento correto. Assim um pouco depois será iniciada a "discussão de casos clínicos" em Odontopediatria, que envolve alunos de graduação de oitavo a décimo semestres, pós-graduandos e docentes da área e afins.

Objetivo Geral

A partir de estudos em grupo: favorecer a formação em Odontopediatria; entender a importância de ações multidisciplinares e multiprofissionais; e manter os acadêmicos com vínculo ao curso e motivados com a Odontopediatria.

Justificativa

Em 1914, na Faculdade de Pharmacia e Odontologia de Pelotas, foi criada a “cadeira” de “Clínica Dentária Infantil”,, constituindo-se na primeira disciplina de clínica infantil do país (OLIVEIRA, 1961) . Desde lá, com a participação de muitos docentes a Odontopediatria vem sendo ensinada (BONOW; ROMANO, 2014), estando atualmente presente na graduação, no mestrado e doutorado com ênfase na área e com a Residência Multiprofissional em saúde da criança. Segundo o artigo 71 do CFO, (2005), a ODONTOPEDIATRIA é a especialidade que tem como objetivo realizar: O diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente; A educação para a saúde bucal e a integração desses procedimentos com os dos outros profissionais da área da saúde. Neste momento, em que a Organização Mundial de Saúde (2020) mantém a situação de Pandemia da COVID-19 ('CO' significa corona, 'VI' para vírus e 'D' para doença) e que as atividades presenciais não são indicadas torna a realização de "Atividades complementares de ensino em Odontopediatria" uma das formas de manter e multiplicar a especialidade.

Metodologia

Serão conduzidas diferentes ações que permitirão o ensino da Odontopediatria, envolvendo docentes da área e áreas afins, alunos de graduação e pós-graduação nos diferentes níveis.
As atividades serão on-line, usando AVA MOODLE, grupo de WhatsApp, web conferência da UFPel, Google Meet, ZOOM e, dependendo da ação proposta, e um um futuro ter parte presencial.
Exemplos de ações:
Estudo complementar interativo a partir de conteúdos teóricos apresentados pelas disciplinas de clínica Infantil, favorecendo o aprendizado de conteúdo. Será usando material das próprias aulas, artigos científicos e outros materiais disponíveis on-line.
Casos clínicos: as imagens da cavidade bucal e dados clínicos de casos de crianças cujos responsáveis legais tenham autorizado e cujas imagens não identifiquem a criança serão repassadas para serem discutidas em grupo com alunos, docentes de diferentes especialidades, bem como outros profissionais da área da saúde. A discussão envolverá definição de diagnóstico e condutas frente os casos.

Indicadores, Metas e Resultados

A meta é envolver alunos de Odontologia de oitavo a décimo semestres que gostem de atender crianças e queiram melhorar seu conhecimento em Odontopediatria.
Que seja sempre uma forma interativa de ensino e com a presença de diferentes ações que levem ao ensino de Odontopediatria.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA KAROLINA HAMMES DE AMORIM
ANA REGINA ROMANO5
ANDRÉ LUIZ RODRIGUES MELLO
CAMILA BARCELLOS CALDERIPE
CATIARA TERRA DA COSTA1
CONRADO RICHEL GOULART
DANIELLE MENESES BORGES
EDISON RONDON NETO
ELIZIANE GOMES PERES
EMILLY EBERSOL DA SILVA
FELIPE CORRÊA MARTINS
GABRIEL SCHMITT DA CRUZ
GILSIANE CORRÊA PERES
GIOVANNA RODRIGUES ROGINA DIAS
GREICE REIS
IGOR NAZARETH LOUREIRO
IZADORA FERREIRA PREVITALI
JERÔNIMO PEREIRA NETO
JORDANA KUNDE BERGMANN
JOSE RICARDO SOUSA COSTA1
JÉSSICA ÉLLEN GOMES ALVES
LARISSA FONSECA MÜLLER
LAURA DA SILVA FONSECA
LAYLLA GALDINO DOS SANTOS
LISANDREA ROCHA SCHARDOSIM2
LUCAS NUNES DE CASTRO
LUIZA SOKOLOVSKY NAPOLEÃO
MARCELO BRITO DE OLIVEIRA FILHO
MARCOS ANTONIO TORRIANI1
MARIANA GALVÃO PORTO
MARILIA LEAO GOETTEMS2
MARINA SOUSA AZEVEDO2
MARÍLIA SOARES DA FONSECA
MATEUS ANDRADE ROCHA
MELISSA FERES DAMIAN1
OTÁVIO BURGUEZ MACHADO
PEDRO HENRIQUE ZAGO ALMEIDA
PRISCILA SIQUEIRA RIBEIRO DE SOUZA
THALES SCHIAVON SANTIN
THAYS TORRES DO VALE OLIVEIRA
VALESCA DORO DIAS
VANESSA POLINA PEREIRA DA COSTA3
VICTÓRIA KLUMB
YASMIM NOBRE GONÇALVES

Página gerada em 16/04/2024 12:40:11 (consulta levou 0.252301s)