Nome do Projeto
Atividades complementares de ensino em Odontopediatria
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
06/07/2020 - 30/07/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Diante da COVID-19, a realização de "Atividades complementares de ensino em Odontopediatria" é uma das formas de manter e multiplicar a especialidade junto aos docentes, alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Odontologia da UFPel. Em um primeiro momento a atividade proposta seria para a graduação nas Unidade de Clínica Infantil ( UCI) :" não perca a UCI I de vista" que será, principalmente para os acadêmicos que cursaram a disciplina em 2019/1 e que em 2020/1 estariam realizando a UCI II. essa, seria uma forma de manter os alunos com vínculo com atendimento odontológico infantil. A Odontopediatria se caracteriza pela presença de muitas alterações bucais em crianças que exigem a participação de vários profissionais para um diagnóstico e planejamento correto. Assim um pouco depois será iniciada a "discussão de casos clínicos" em Odontopediatria, que envolve alunos de graduação de oitavo a décimo semestres, pós-graduandos e docentes da área e afins.
Objetivo Geral
A partir de estudos em grupo: favorecer a formação em Odontopediatria; entender a importância de ações multidisciplinares e multiprofissionais; e manter os acadêmicos com vínculo ao curso e motivados com a Odontopediatria.
Justificativa
Em 1914, na Faculdade de Pharmacia e Odontologia de Pelotas, foi criada a “cadeira” de “Clínica Dentária Infantil”,, constituindo-se na primeira disciplina de clínica infantil do país (OLIVEIRA, 1961) . Desde lá, com a participação de muitos docentes a Odontopediatria vem sendo ensinada (BONOW; ROMANO, 2014), estando atualmente presente na graduação, no mestrado e doutorado com ênfase na área e com a Residência Multiprofissional em saúde da criança. Segundo o artigo 71 do CFO, (2005), a ODONTOPEDIATRIA é a especialidade que tem como objetivo realizar: O diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente; A educação para a saúde bucal e a integração desses procedimentos com os dos outros profissionais da área da saúde. Neste momento, em que a Organização Mundial de Saúde (2020) mantém a situação de Pandemia da COVID-19 ('CO' significa corona, 'VI' para vírus e 'D' para doença) e que as atividades presenciais não são indicadas torna a realização de "Atividades complementares de ensino em Odontopediatria" uma das formas de manter e multiplicar a especialidade.
Metodologia
Serão conduzidas diferentes ações que permitirão o ensino da Odontopediatria, envolvendo docentes da área e áreas afins, alunos de graduação e pós-graduação nos diferentes níveis.
As atividades serão on-line, usando AVA MOODLE, grupo de WhatsApp, web conferência da UFPel, Google Meet, ZOOM e, dependendo da ação proposta, e um um futuro ter parte presencial.
Exemplos de ações:
Estudo complementar interativo a partir de conteúdos teóricos apresentados pelas disciplinas de clínica Infantil, favorecendo o aprendizado de conteúdo. Será usando material das próprias aulas, artigos científicos e outros materiais disponíveis on-line.
Casos clínicos: as imagens da cavidade bucal e dados clínicos de casos de crianças cujos responsáveis legais tenham autorizado e cujas imagens não identifiquem a criança serão repassadas para serem discutidas em grupo com alunos, docentes de diferentes especialidades, bem como outros profissionais da área da saúde. A discussão envolverá definição de diagnóstico e condutas frente os casos.
As atividades serão on-line, usando AVA MOODLE, grupo de WhatsApp, web conferência da UFPel, Google Meet, ZOOM e, dependendo da ação proposta, e um um futuro ter parte presencial.
Exemplos de ações:
Estudo complementar interativo a partir de conteúdos teóricos apresentados pelas disciplinas de clínica Infantil, favorecendo o aprendizado de conteúdo. Será usando material das próprias aulas, artigos científicos e outros materiais disponíveis on-line.
Casos clínicos: as imagens da cavidade bucal e dados clínicos de casos de crianças cujos responsáveis legais tenham autorizado e cujas imagens não identifiquem a criança serão repassadas para serem discutidas em grupo com alunos, docentes de diferentes especialidades, bem como outros profissionais da área da saúde. A discussão envolverá definição de diagnóstico e condutas frente os casos.
Indicadores, Metas e Resultados
A meta é envolver alunos de Odontologia de oitavo a décimo semestres que gostem de atender crianças e queiram melhorar seu conhecimento em Odontopediatria.
Que seja sempre uma forma interativa de ensino e com a presença de diferentes ações que levem ao ensino de Odontopediatria.
Que seja sempre uma forma interativa de ensino e com a presença de diferentes ações que levem ao ensino de Odontopediatria.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ANA KAROLINA HAMMES DE AMORIM | |||
| ANA REGINA ROMANO | 5 | ||
| ANDRÉ LUIZ RODRIGUES MELLO | |||
| CAMILA BARCELLOS CALDERIPE | |||
| CATIARA TERRA DA COSTA | 1 | ||
| CONRADO RICHEL GOULART | |||
| DANIELLE MENESES BORGES | |||
| EDISON RONDON NETO | |||
| ELIZIANE GOMES PERES | |||
| EMILLY EBERSOL DA SILVA | |||
| FELIPE CORRÊA MARTINS | |||
| GABRIEL SCHMITT DA CRUZ | |||
| GILSIANE CORRÊA PERES | |||
| GIOVANNA RODRIGUES ROGINA DIAS | |||
| GREICE REIS | |||
| IGOR NAZARETH LOUREIRO | |||
| IZADORA FERREIRA PREVITALI | |||
| JERÔNIMO PEREIRA NETO | |||
| JORDANA KUNDE BERGMANN | |||
| JOSE RICARDO SOUSA COSTA | 1 | ||
| JÉSSICA ÉLLEN GOMES ALVES | |||
| LARISSA FONSECA MÜLLER | |||
| LAURA DA SILVA FONSECA | |||
| LAYLLA GALDINO DOS SANTOS | |||
| LISANDREA ROCHA SCHARDOSIM | 2 | ||
| LUCAS NUNES DE CASTRO | |||
| LUIZA SOKOLOVSKY NAPOLEÃO | |||
| MARCELO BRITO DE OLIVEIRA FILHO | |||
| MARCOS ANTONIO TORRIANI | 1 | ||
| MARIANA GALVÃO PORTO | |||
| MARILIA LEAO GOETTEMS | 2 | ||
| MARINA SOUSA AZEVEDO | 2 | ||
| MARÍLIA SOARES DA FONSECA | |||
| MATEUS ANDRADE ROCHA | |||
| MELISSA FERES DAMIAN | 1 | ||
| OTÁVIO BURGUEZ MACHADO | |||
| PEDRO HENRIQUE ZAGO ALMEIDA | |||
| PRISCILA SIQUEIRA RIBEIRO DE SOUZA | |||
| THALES SCHIAVON SANTIN | |||
| THAYS TORRES DO VALE OLIVEIRA | |||
| VALESCA DORO DIAS | |||
| VANESSA POLINA PEREIRA DA COSTA | 3 | ||
| VICTÓRIA KLUMB | |||
| YASMIM NOBRE GONÇALVES |