Nome do Projeto
A interculturalidade no ensino de línguas adicionais
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 11/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto surge da necessidade de discutir questões sobre o ensino de cultura relacionado ao ensino de línguas adicionais. Esse tópico é, muitas vezes, deixado de lado em cursos de formação de professores, que podem se limitar a abordar aspectos mais formais da lingua e/ou focam nas quatro habilidades (compreensão oral, compreensão escrita, produção oral e produção escrita). Os alunos terão a oportunidade de refletir sobre o papel da cultura e as diversas abordagens para o seu ensino no contexto de ensino de lingua adicional. Além disso, para concluir o projeto, os alunos desenvolverão um material de ensino de sua respectiva língua adicional incorporando a perspectiva intercultural estudada no projeto.
Objetivo Geral
desenvolver materiais de ensino de língua adicional a partir de uma perspectiva intercultural, com base nas discussões sobre os conceitos de língua, cultura e ensino.
Justificativa
Questões sobre o ensino de cultura no âmbito do ensino de línguas adicionais são, muitas vezes, apenas tangenciadas. Esse tópico é deixado de lado em cursos de formação de professores, que podem se limitar a abordar aspectos mais formais da lingua e/ou focam nas quatro habilidades (compreensão oral, compreensão escrita, produção oral e produção escrita).
Metodologia
- leitura de bibliografia selecionada pelo professor;
- discussão em pequenos grupos e/ou grande grupo sobre as leituras realizadas;
- realização de atividades para verificação geral da compreensão dos tópicos discutidos;
- análise de materiais didáticos;
- elaboração de material didático próprio.
A metodologia será adaptada considerando a oferta do projeto em regime de atividades remotas e as possibilidades de acesso a internet e ferramentas digitais por parte dos alunos.
- discussão em pequenos grupos e/ou grande grupo sobre as leituras realizadas;
- realização de atividades para verificação geral da compreensão dos tópicos discutidos;
- análise de materiais didáticos;
- elaboração de material didático próprio.
A metodologia será adaptada considerando a oferta do projeto em regime de atividades remotas e as possibilidades de acesso a internet e ferramentas digitais por parte dos alunos.
Indicadores, Metas e Resultados
Ao longo do projeto, espera-se que os alunos se engajem nas discussões propostas, o que será verificado com o acompanhamento dos alunos na plataforma Moodle. Ao final do projeto, os alunos deverão elaborar um material didático da respectiva língua adicional que contemple as questões culturais desenvolvidas no projeto.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALICE GARSKE ESCOBAR | |||
ANDRIELI KURZ HOLZ | |||
ELISA MARCHIORO STUMPF | 5 | ||
FERNANDA ESPERANCA DA FONSECA | |||
FERNANDA SILVESTRE DA SILVA | |||
GIOVANA CANEZ VALERÃO | |||
Gabriela Saleh Ribeiro | |||
JULIA DE ALMEIDA DOS SANTOS | |||
LUANA MUNHOS MOREIRA | |||
LUANA PERES GULARTE | |||
MARIA EDUARDA DE SOUZA VELHO | |||
THALISSON DOS SANTOS |