Nome do Projeto
Grupo de Estudos sobre a ditadura brasileira (1964-1985)
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O Projeto de Ensino "Grupo de Estudos sobre a ditadura brasileira (1964-1985)" foi criado em 2017, e desde então tem desenvolvido uma série de ações no sentido de constituir um espaço qualificado de estudo, discussão e investigação acerca do período ditatorial inaugurado a partir do Golpe de 1964. O Projeto prevê a realização de atividades de leitura e debate de textos acadêmicos, exibição de filmes e documentários e desenvolvimento de oficinas que abordam diferentes análises sobre a ditadura civil-militar no Brasil. Este ano, tendo em vista os limites impostos pela pandemia, serão realizadas atividades na modalidade de ensino remoto (leituras, realização de lives, encontros de discussão em plataformas virtuais, etc).

Objetivo Geral

Oportunizar momentos de estudos e reflexão acerca da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) e seus
desdobramentos na atualidade.

Justificativa

O interesse acerca da ditadura brasileira (1964-1985) tem ganhado um novo fôlego na última década, especialmente em função do aumento da produção acadêmica sobre o tema e da criação e atuação da Comissão Nacional da Verdade (2012-2014). Nesse sentido, a análise de estudos acadêmicos e o fomento de pesquisas são fundamentais, tendo em vista a disponibilização de novas interpretações, dados e fontes acerca do período. Salienta-se que a criação do Grupo foi motivada também pelo interesse de estudantes de diferentes Cursos de Graduação acerca do tema (tais como História, Direito, Ciências Sociais e Jornalismo). Desta forma, o Grupo também se constitui em um espaço de trocas interdisciplinares acerca de tal temática, que é fundamental para a compreensão do Brasil no tempo presente.

Metodologia

O Grupo de Estudos pretende realizar encontros quinzenais para o debate de textos pré-selecionados pelos/as professores/as que coordenam o Grupo. Os temas escolhidos para o debate são definidos coletivamente entre professores/as e discentes participantes do Projeto. A partir disso, é construído em cronograma de encontros e debates. Além das leitura e discussão de textos, o Grupo de Estudos também prevê a exibição e discussão de filmes e documentários, a identificação de potenciais fontes de pesquisa e a promoção de atividades de divulgação do Grupo, abertos à toda a comunidade. Este ano, tendo em vista os limites impostos pela pandemia, serão realizadas atividades na modalidade de ensino remoto (leituras, realização de lives, encontros de discussão em plataformas virtuais, etc), tanto síncronas quanto assíncronas, de forma a potencializar a participação de estudantes que tem mais dificuldade de acesso à internet.

Indicadores, Metas e Resultados

A partir das atividades do Grupo de Estudos, pretende-se contribuir para a formação acadêmica dos estudantes participantes, fomentando a ampliação do conhecimento sobre o tema e a produção de pesquisas acerca do período ditatorial. Além disso, busca-se dar visibilidade às discussões e reflexões acerca da ditadura civil-militar, bem como seus desdobramentos e permanências na sociedade brasileira.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA GASPAROTTO2
ALLAN GOMES SILVA PEREIRA
AMANDA MAISA DE VARGAS
AMILCAR ALEXANDRE OLIVEIRA DA ROSA
ANA MARÍA SOSA GONZÁLEZ2
BEATRIZ BARBOSA BENDER
Bruna Borges Rodrigues
CARLOS ARTUR GALLO CABRERA2
CAROLINE GUTKNECHT DORO
DANIELLE BENTO PIRES LOPA
ELIZA DE MELLO SILVA
Franklin Donatello Rosa
GABRIELA DA SILVA DE MESQUITA
JOYCE XAVIER DA SILVA
JÚLIA PAIVA STARK
LEANDRO BRAZ DA COSTA
LIDIANE ELIZABETE FRIDERICHS2
LUIZA MOTTA ETCHEGARAY
MAIARA SILVEIRA DE OLIVEIRA
MARIA CLARA LYSAKOWSKI HALLAL
MARIA EDUARDA XAVIER PAIXAO
MARIUZA TOLEDO PINHEIRO
Milena Rosa Araújo Ogawa
PEDRO MARCO RIBEIRO PIRES
RUI MEDINA DELGADO
SINARA VEIGA FAUSTINO
VITORIA HENZEL FERREIRA

Página gerada em 26/04/2024 22:31:13 (consulta levou 0.185080s)