Nome do Projeto
Covideutsch-20: aprendizagem de alemão durante a pandemia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 11/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este projeto tem como objetivo oferecer aos alunos do curso de Letras Português e Alemão espaço de uso da língua alemã e discussão, além do uso de estratégias de aprendizagem durante a vigência do calendário acadêmico. As atividades do projeto serão síncronas e assíncronas. Em cada semana, haverá atividades sobre um determinado tema. Este grupo de estudos fomenta o desenvolvimento dos alunos dos níveis mais iniciantes do curso de Português e Alemão e a cooperação entre os estudantes. É crucial que os alunos mantenham o contato com a língua, para que não se esqueçam da base linguística que já possuem, algo fundamental para o acompanhamento dos níveis mais avançados.

Objetivo Geral

Este projeto tem como objetivo oferecer aos alunos do curso de Letras Português e Alemão espaço de uso da língua alemã e discussão, além do uso de estratégias de aprendizagem durante a vigência do calendário acadêmico.

Justificativa

Durante a pandemia, o contato dos alunos do curso de Letras Português e Alemão com a língua alemã pode estar deficitário. É crucial que os alunos mantenham o contato com a língua, para que não se esqueçam da base linguística que já possuem, algo fundamental para o acompanhamento dos níveis mais avançados. Este projeto possibilita espaço para discussões e uso de alemão pode minimizar um pouco esse déficit. Além disso, o projeto busca desenvolver estratégias de aprendizagem de línguas, para que os alunos consigam aprender alemão e outras línguas de forma autônoma. Este grupo de estudos fomenta o desenvolvimento dos alunos dos níveis mais iniciantes do curso de Português e Alemão e a cooperação entre os estudantes.

Metodologia

As atividades do projeto serão síncronas e assíncronas. Na parte síncrona, haverá a introdução às atividades da semana, sempre dedicadas a um tema. Além disso, discutiremos as estratégias de aprendizagem a serem desenvolvidas e faremos atividades de conversação. Na parte assíncrona, os alunos farão tarefas que envolvem as quatro habilidades da língua alemã.

Indicadores, Metas e Resultados

Melhora no desempenho dos alunos no uso da língua alemã.
Diminuição de déficits ocasionados pelo período de interrupção de aulas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGELA INES KLEIN1
BARBARA DE LIMA SOBRAL
BERNARDO KOLLING LIMBERGER6
CARLA ROSANE DOS SANTOS VIEIRA
CHRISTIAN KLUG MARTINS
CLEICE DALLA NORA
Carla ten Kathen
ELIZANDRA SCHWANZ DA SILVA NETTO
ISABELLA DE FARIAS BRANDOLIN LEITE
JULIA CHARLES DA ROCHA
Jonatas Silva do Nascimento
LARISSA CAROLINE FERREIRA
LARISSA DIAS TABORDA
LISANDRO MIRITZ VÖLZ
Leandro Kim Pereira dos Santos
MARCOS KRUGER LUTZ
MESSIAS DOS SANTOS CORREIA
REBECA CRUZ
ROGERIO FREDES LEMES
RUTE DE ARAUJO SANTIAGO
THOMAS DE JULIO

Página gerada em 26/04/2024 13:50:47 (consulta levou 0.160429s)