Nome do Projeto
Covideutsch-20: aprendizagem de alemão durante a pandemia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/06/2020 - 11/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este projeto tem como objetivo oferecer aos alunos do curso de Letras Português e Alemão espaço de uso da língua alemã e discussão, além do uso de estratégias de aprendizagem durante a vigência do calendário acadêmico. As atividades do projeto serão síncronas e assíncronas. Em cada semana, haverá atividades sobre um determinado tema. Este grupo de estudos fomenta o desenvolvimento dos alunos dos níveis mais iniciantes do curso de Português e Alemão e a cooperação entre os estudantes. É crucial que os alunos mantenham o contato com a língua, para que não se esqueçam da base linguística que já possuem, algo fundamental para o acompanhamento dos níveis mais avançados.
Objetivo Geral
Este projeto tem como objetivo oferecer aos alunos do curso de Letras Português e Alemão espaço de uso da língua alemã e discussão, além do uso de estratégias de aprendizagem durante a vigência do calendário acadêmico.
Justificativa
Durante a pandemia, o contato dos alunos do curso de Letras Português e Alemão com a língua alemã pode estar deficitário. É crucial que os alunos mantenham o contato com a língua, para que não se esqueçam da base linguística que já possuem, algo fundamental para o acompanhamento dos níveis mais avançados. Este projeto possibilita espaço para discussões e uso de alemão pode minimizar um pouco esse déficit. Além disso, o projeto busca desenvolver estratégias de aprendizagem de línguas, para que os alunos consigam aprender alemão e outras línguas de forma autônoma. Este grupo de estudos fomenta o desenvolvimento dos alunos dos níveis mais iniciantes do curso de Português e Alemão e a cooperação entre os estudantes.
Metodologia
As atividades do projeto serão síncronas e assíncronas. Na parte síncrona, haverá a introdução às atividades da semana, sempre dedicadas a um tema. Além disso, discutiremos as estratégias de aprendizagem a serem desenvolvidas e faremos atividades de conversação. Na parte assíncrona, os alunos farão tarefas que envolvem as quatro habilidades da língua alemã.
Indicadores, Metas e Resultados
Melhora no desempenho dos alunos no uso da língua alemã.
Diminuição de déficits ocasionados pelo período de interrupção de aulas.
Diminuição de déficits ocasionados pelo período de interrupção de aulas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANGELA INES KLEIN | 1 | ||
BARBARA DE LIMA SOBRAL | |||
BERNARDO KOLLING LIMBERGER | 6 | ||
CARLA ROSANE DOS SANTOS VIEIRA | |||
CHRISTIAN KLUG MARTINS | |||
CLEICE DALLA NORA | |||
Carla ten Kathen | |||
ELIZANDRA SCHWANZ DA SILVA NETTO | |||
ISABELLA DE FARIAS BRANDOLIN LEITE | |||
JULIA CHARLES DA ROCHA | |||
Jonatas Silva do Nascimento | |||
LARISSA CAROLINE FERREIRA | |||
LARISSA DIAS TABORDA | |||
LISANDRO MIRITZ VÖLZ | |||
Leandro Kim Pereira dos Santos | |||
MARCOS KRUGER LUTZ | |||
MESSIAS DOS SANTOS CORREIA | |||
REBECA CRUZ | |||
ROGERIO FREDES LEMES | |||
RUTE DE ARAUJO SANTIAGO | |||
THOMAS DE JULIO |