Nome do Projeto
Estudo sobre dietas de baixo carboidrato (Low Carb) e desenvolvimento de preparações
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/07/2020 - 16/06/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Na últimas décadas, recomendações de diretrizes nacionais e internacionais preconizam as dietas com baixo teor de lipídios para perda de peso e redução de fatores de risco cardiovascular. Entretanto, vários estudos clínicos tem sido publicados demonstrando a importância de planos alimentares com baixo percentual de carboidratos no tratamento de obesidade, Diabetes Mellitus entre outras patologias. Um aspecto que contribui para os resultados positivos na adesão à dieta LC é a preferência por dietas com maior teor de gordura e proteína, considerando que conferem sensação de saciedade e sabor às preparações alimentares. Um dos desafios quando se busca uma alimentação LC é a oferta de produtos e preparações que efetivamente possam ser classificados como tendo baixo percentual de carboidratos. O objetivo deste estudo é elaborar uma revisão bibliográfica sobre dietas Low Carb e sua utilização no tratamento de obesidade e Diabetes Mellitus e elaborar e testar receitas de preparações alimentícias, que sejam caracterizadas como Low carb. Revisão bibliográficas: A busca será conduzida na base de dado Pubmed, sendo limitada a estudos randomizados e/ou meta-análises, realizados com seres humanos, publicados nos últimos dez anos e no idioma inglês. Para a busca serão utilizados os seguintes termos ou combinações: “lowcarbohydrate” AND “diabetes type 2” OR “carbohydrate-restricted” AND “diabetes type 2” OR “ketogenic” AND “diabetes type 2”. Também serão utilizados os termos: “lowcarbohydrate” AND “obesity” OR “carbohydrate-restricted” AND “obesity” OR “ketogenic” AND “obesity”. Após a seleção de todos os artigos aptos para entrarem na revisão bibliográfica, segundo os critérios estabelecidos, será realizada novamente a leitura dos mesmos para a elaboração do texto da revisão bibliográfica. Serão elaboradas e testadas 15 preparações alimentícias distribuídas entre café da manhã (5), lanche (5) e sobremesas (5), abrangendo preparações doces e salgadas. Os ingredientes a serem utilizados: farinhas de alto teor proteico, farinhas de alto teor de gordura, oleaginosas, hortaliças, frutas, frutas com alto teor de gordura, ervas, especiarias e adoçantes. Esta etapa constará da elaboração e testagem das preparações, e aquelas que forem selecionadas pelos critérios de: características sensoriais (textura, apresentação, sabor, odor, consistência) serão analisadas em fichas técnicas de preparação.

Objetivo Geral

Elaborar uma revisão bibliográfica sobre dietas Low Carb e sua utilização no tratamento de obesidade e Diabetes Mellitus e desenvolver e testar receitas de preparações alimentícias, que sejam caracterizadas como Low carb.

Justificativa

A dieta com baixo teor de carboidratos (Low Carb), é considerada por muitos profissionais da área da saúde apenas como uma dieta da moda. Entretanto, estudos vem comprovando a sua eficácia. Além disso, a Associação Americana de Diabetes (ADA) e da Associação Europeia para o Estudo de Diabetes (EASD) já aprovaram a utilização da dieta LC como uma das estratégias no tratamento de Diabetes Melittus. No presente trabalho se propõe a criação de preparações alimentícias que possam ser classificadas como Low Carb que além de saudáveis, sejam palatáveis, a fim de satisfazerem os consumidores que buscam opções de alimentos, que além de prazerosos também possam trazer algum efeito benéfico à saúde. Abrangendo também consumidores que possam ser estimulados e beneficiar-se deste tipo de preparação como uma opção de consumo saudável. A proposta terá como resultados um e-book com as receitas testadas, com suas respectivas fichas técnicas de preparação.

Metodologia

Revisão bibliográfica: A busca será conduzida na base de dado Pubmed, sendo limitada a estudos randomizados e/ou meta-análises, realizados com seres humanos, publicados nos últimos dez anos e no idioma inglês. Para a busca serão utilizados os seguintes termos ou combinações: “lowcarbohydrate” AND “diabetes type 2” OR “carbohydrate-restricted” AND “diabetes type 2” OR “ketogenic” AND “diabetes type 2”. Também serão utilizados os termos: “lowcarbohydrate” AND “obesity” OR “carbohydrate-restricted” AND “obesity” OR “ketogenic” AND “obesity”. A estratégia de busca compreenderá a leitura dos títulos e exclusão daqueles que não estiveram entre os tipos de estudos citados acima ou que sejam limitados no tamanho de amostra ou pouco tempo de intervenção. Posteriormente, será realizada a leitura dos resumos e, na sequência, a leitura na íntegra dos artigos finalmente selecionados. Após a seleção de todos os artigos aptos para entrarem na revisão bibliográfica, segundo os critérios estabelecidos, será realizada novamente a leitura dos mesmos para a elaboração do texto da revisão bibliográfica.

Elaboração de preparações Low Carb: Serão elaboradas e testadas 15 preparações alimentícias distribuídas entre café da manhã (5), lanche (5) e sobremesas (5), abrangendo preparações doces e salgadas. Os ingredientes a serem utilizados: farinhas de alto teor proteico, farinhas de alto teor de gordura, oleaginosas, hortaliças, frutas, frutas com alto teor de gordura, ervas, especiarias e adoçantes. Esta etapa constará da elaboração e testagem das preparações, e aquelas que forem selecionadas pelos critérios de: características sensoriais (textura, apresentação, sabor, odor, consistência) serão analisadas em fichas técnicas de preparação.

Indicadores, Metas e Resultados

OBJETIVO: Elaborar uma revisão bibliográfica sobre dietas Low Carb e sua utilização no tratamento de obesidade e Diabetes Mellitus.
META: fundamentar conhecimento a respeito da dieta Low Carb e subsidiar a criação e elaboração das preparações alimentícias.

OBJETIVO: Elaborar e testar receitas de preparações alimentícias, que sejam caracterizadas como Low carb, por meio da composição nutricional, para café da manhã, lanches e sobremesas.
META: elaborar 15 preparações Low Carb, testadas e disponibilizadas com composição nutricional e ficha técnica de preparação em um e-book.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
KELLY LAMEIRO RODRIGUES5
MARINA BARRETO DIAS DE OLIVEIRA

Página gerada em 18/04/2024 11:40:01 (consulta levou 0.174580s)