Nome do Projeto
Centro de Microeconometria e Análise de Dados - CeMAD
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
05/06/2020 - 03/06/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O Centro de Microeconometria e Análise de Dados (CeMAD) é um núcleo de pesquisa do Departamento de Ciências Econômicas (Decon) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O grupo de pesquisa é composto por professores e pesquisadores que atuam em diversas universidades e programas de pós-graduação, como no Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados (PPGOM/UFPel), Núcleo de Engenharia Organizacional (NEO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/UFES) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e do Núcleo de Economia Regional e Urbana (NEREUS) da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP).

Objetivo Geral

O CeMAD-UFPel combina ferramentas de Microeconometria e Análise de Dados com teorias e abordagens das ciências econômicas objetificando identificar os efeitos das diversas problemáticas econômicas a fim de desenvolver soluções práticas. Este grupo trabalha sobre o bloco temático da Economia Aplicada.

Justificativa

O Centro de Pesquisa CeMAD complementa a formação dos alunos de ciências econômicas, e amplia a comunicação entre as ciências sociais aplicadas.

Metodologia

Encontros semanais entre os membros, tanto presenciais quanto virtuais. Elaboração de reuniões gerais, e específicas.

Indicadores, Metas e Resultados

Métas: capacitação de alunos da universidade e de indivíduos da sociedade para discussão científica em tópicos relacionados a ciência econômica, microeconometria e análise de dados; Ensino a distância. Coleta de Dados. Elaboração de planilhas. Elaboração de relatórios econômicos. Apresentação do desenvolvimento de pesquisa. Discussão em pelas mídias disponíveis. Apresentação de trabalhos científicos.

Resultados Esperados: interação entre alunos de graduação, mestrado e doutorado; sólida formação científica em economia; Publicação de artigos científicos; Criação de cursos EAD; Criação de cursos de extensão para diversos setores da sociedade; Clubes de Pesquisa e PET. Divulgação de dados econômicos para sociedade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNO BENEVIT
CÍNTIA AMARAL PINTO CEZAR
DANIEL DE ABREU PEREIRA UHR4
EDUARDA MILLER DE FIGUEIRÊDO
JULIA GALLEGO ZIERO UHR6
KELLY FABIANE DE FARIAS SIMÕES ARPINO
MARIA LAURA VICTÓRIA MARQUES
NATHIÉLE HELLWIG LIERMANN

Página gerada em 25/04/2024 01:09:49 (consulta levou 0.133583s)