Nome do Projeto
Qualificação no uso de tecnologias acústicas para medições de vazão em canais naturais e artificiais
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
09/06/2020 - 11/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
De acordo com o último levantamento da Agência Nacional de Águas (ANA), realizado em 2019, atualmente na rede hidrometeorológica nacional existem 3959 estações fluviométricas com medições de descarga líquida em funcionamento no território brasileiro, sendo operadas por diferentes empresas e entidades parceiras da ANA. Os dados hidrométricos pontuais coletados nestas estações, que ao compor séries históricas são transformados em informações hidrológicas, são consideradas estratégicas para o gerenciamento dos recursos hídricos e desenvolvimento de projetos em vários segmentos da economia como: agricultura, transporte, energia, abastecimento público e meio ambiente. Destacam-se os esforços empreendidos para a coleta de dados hidrométricos, mediante o emprego de tecnologias modernas, como é o caso dos Acoustic Doppler Current Profilers (ADCPs) utilizados para medir a velocidade da água e calcular a vazão em cursos d’água naturais e artificiais. Neste contexto, este projeto tem como objetivo contribuir com o processo de formação dos estudantes em relação ao uso de técnicas acústicas para medições de vazão, proporcionando aos alunos uma proximidade maior com a utilização de novas tecnologias para o monitoramento hidrométrico, tornando-os mais qualificados e preparados para atuarem no mercado de trabalho.

Objetivo Geral

Contribuir com o processo de formação dos estudantes em relação ao uso de técnicas acústicas para medições de vazão.

Justificativa

Os rápidos avanços tecnológicos em relação ao monitoramento ambiental exigem dos profissionais constantes atualizações e capacitações no uso de equipamentos e softwares para aquisição e processamento de dados.
Portanto, este projeto se justifica por proporcionar aos estudantes uma proximidade maior com a utilização de novas tecnologias para o monitoramento hidrométrico, tornando-os mais qualificados e preparados para atuarem no mercado de trabalho.

Metodologia

Serão realizados grupos de estudos entre os participantes do projeto com interação entre professores e alunos com o propósito de difundir o uso das novas tecnologias no campo do monitoramento hidrométrico, especialmente na utilização de medidores acústicos de vazão.
Curso de curta duração, são as principais ações, a serem desenvolvidas durante a execução do projeto. Estas ações consistirão em cursos ministrados na modalidade a distância e presencial, conduzidos por membros da equipe do projeto, cujo público alvo são os alunos do curso de Engenharia Hídrica.
Além disso, egressos do curso de Engenharia Hídrica que trabalham com monitoramento hidrométrico serão convidados a ministrar palestras aos alunos sobre suas atividades profissionais.

Indicadores, Metas e Resultados

O nível de satisfação e o desempenho dos participantes em cada ação poderão ser utilizados como indicadores para avaliar a qualidade do projeto. Em relação as metas, espera-se oferecer pelo menos dois cursos de capacitação teórico/prático e uma palestra. Espera-se, ao final do projeto que todas as ações propostas possam agregar no conhecimento técnico do aluno, melhor qualificando-o para o exercício profissional no futuro.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA MAGNUS LAZUTA
AUGUSTO ALVES BOLSON
Ana Cláudia Pinto Ferraz
Ana Gabriela Pérez Ramírez
DAIANE KATH DALLMANN
EDUARDA SILVEIRA GOMES
GABRIEL RENZ DA SILVA
GEORGE MARINO SOARES GONÇALVES
GILBERTO LOGUERCIO COLLARES1
GUILHERME KRUGER BARTELS11
JOANA SOFIA MOREIRA DA SILVA
Karla Simone de Andrade
LARISSA CORRÊA SANTOS
LEANDRA MARTINS BRESSAN
LUANA NUNES CENTENO
LUKAS DOS SANTOS BOEIRA
Lucas Stefano Rissatto
Miguel Angelo Fulgearini
Nathalia Gonçalves Simões
Natália de Oliveira Pulcinelli
RAFAEL FERRARI ULGUIM EHLERT
REGINALDO GALSKI BONCZYNSKI1
ROBERTA PERES DUARTE
SAMANTA TOLENTINO CECCONELLO
TAMIRIS ARAÚJO DUARTE CASTRO
THAIS DA SILVEIRA TEIXEIRA
Tiago Zanon da Silva
UIELE SAN MARTINS DA SILVA
VICTÓRIA DE SOUZA WOJAHN
VIVIANE RODRIGUES DORNELES
VIVIANE SANTOS SILVA TERRA1
Victor Luis Padilha

Página gerada em 19/04/2024 06:24:26 (consulta levou 0.179264s)