Nome do Projeto
Qualificação no uso de tecnologias acústicas para medições de vazão em canais naturais e artificiais
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
09/06/2020 - 11/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
De acordo com o último levantamento da Agência Nacional de Águas (ANA), realizado em 2019, atualmente na rede hidrometeorológica nacional existem 3959 estações fluviométricas com medições de descarga líquida em funcionamento no território brasileiro, sendo operadas por diferentes empresas e entidades parceiras da ANA. Os dados hidrométricos pontuais coletados nestas estações, que ao compor séries históricas são transformados em informações hidrológicas, são consideradas estratégicas para o gerenciamento dos recursos hídricos e desenvolvimento de projetos em vários segmentos da economia como: agricultura, transporte, energia, abastecimento público e meio ambiente. Destacam-se os esforços empreendidos para a coleta de dados hidrométricos, mediante o emprego de tecnologias modernas, como é o caso dos Acoustic Doppler Current Profilers (ADCPs) utilizados para medir a velocidade da água e calcular a vazão em cursos d’água naturais e artificiais. Neste contexto, este projeto tem como objetivo contribuir com o processo de formação dos estudantes em relação ao uso de técnicas acústicas para medições de vazão, proporcionando aos alunos uma proximidade maior com a utilização de novas tecnologias para o monitoramento hidrométrico, tornando-os mais qualificados e preparados para atuarem no mercado de trabalho.
Objetivo Geral
Contribuir com o processo de formação dos estudantes em relação ao uso de técnicas acústicas para medições de vazão.
Justificativa
Os rápidos avanços tecnológicos em relação ao monitoramento ambiental exigem dos profissionais constantes atualizações e capacitações no uso de equipamentos e softwares para aquisição e processamento de dados.
Portanto, este projeto se justifica por proporcionar aos estudantes uma proximidade maior com a utilização de novas tecnologias para o monitoramento hidrométrico, tornando-os mais qualificados e preparados para atuarem no mercado de trabalho.
Portanto, este projeto se justifica por proporcionar aos estudantes uma proximidade maior com a utilização de novas tecnologias para o monitoramento hidrométrico, tornando-os mais qualificados e preparados para atuarem no mercado de trabalho.
Metodologia
Serão realizados grupos de estudos entre os participantes do projeto com interação entre professores e alunos com o propósito de difundir o uso das novas tecnologias no campo do monitoramento hidrométrico, especialmente na utilização de medidores acústicos de vazão.
Curso de curta duração, são as principais ações, a serem desenvolvidas durante a execução do projeto. Estas ações consistirão em cursos ministrados na modalidade a distância e presencial, conduzidos por membros da equipe do projeto, cujo público alvo são os alunos do curso de Engenharia Hídrica.
Além disso, egressos do curso de Engenharia Hídrica que trabalham com monitoramento hidrométrico serão convidados a ministrar palestras aos alunos sobre suas atividades profissionais.
Curso de curta duração, são as principais ações, a serem desenvolvidas durante a execução do projeto. Estas ações consistirão em cursos ministrados na modalidade a distância e presencial, conduzidos por membros da equipe do projeto, cujo público alvo são os alunos do curso de Engenharia Hídrica.
Além disso, egressos do curso de Engenharia Hídrica que trabalham com monitoramento hidrométrico serão convidados a ministrar palestras aos alunos sobre suas atividades profissionais.
Indicadores, Metas e Resultados
O nível de satisfação e o desempenho dos participantes em cada ação poderão ser utilizados como indicadores para avaliar a qualidade do projeto. Em relação as metas, espera-se oferecer pelo menos dois cursos de capacitação teórico/prático e uma palestra. Espera-se, ao final do projeto que todas as ações propostas possam agregar no conhecimento técnico do aluno, melhor qualificando-o para o exercício profissional no futuro.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA MAGNUS LAZUTA | |||
AUGUSTO ALVES BOLSON | |||
Ana Cláudia Pinto Ferraz | |||
Ana Gabriela Pérez Ramírez | |||
DAIANE KATH DALLMANN | |||
EDUARDA SILVEIRA GOMES | |||
GABRIEL RENZ DA SILVA | |||
GEORGE MARINO SOARES GONÇALVES | |||
GILBERTO LOGUERCIO COLLARES | 1 | ||
GUILHERME KRUGER BARTELS | 11 | ||
JOANA SOFIA MOREIRA DA SILVA | |||
Karla Simone de Andrade | |||
LARISSA CORRÊA SANTOS | |||
LEANDRA MARTINS BRESSAN | |||
LUANA NUNES CENTENO | |||
LUKAS DOS SANTOS BOEIRA | |||
Lucas Stefano Rissatto | |||
Miguel Angelo Fulgearini | |||
Nathalia Gonçalves Simões | |||
Natália de Oliveira Pulcinelli | |||
RAFAEL FERRARI ULGUIM EHLERT | |||
REGINALDO GALSKI BONCZYNSKI | 1 | ||
ROBERTA PERES DUARTE | |||
SAMANTA TOLENTINO CECCONELLO | |||
TAMIRIS ARAÚJO DUARTE CASTRO | |||
THAIS DA SILVEIRA TEIXEIRA | |||
Tiago Zanon da Silva | |||
UIELE SAN MARTINS DA SILVA | |||
VICTÓRIA DE SOUZA WOJAHN | |||
VIVIANE RODRIGUES DORNELES | |||
VIVIANE SANTOS SILVA TERRA | 1 | ||
Victor Luis Padilha |