Nome do Projeto
Arquitetura do século XIX e das primeiras décadas do século XX na região sul do Rio Grande do Sul: Sistemas Estruturais, Materiais e Técnicas Construtivas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
24/10/2022 - 23/10/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto “Arquitetura do século XIX e das primeiras décadas do século XX na região sul do Rio Grande do Sul: Sistemas Estruturais, Materiais e Técnicas Construtivas” aborda o estudo dos projetos arquitetônicos e dos regramentos construtivos do período, em especial aqueles cadastrados no acervo da Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana da Prefeitura Municipal de Pelotas, a partir de 1895. O intuito do projeto é ampliar os estudos sobre o patrimônio arquitetônico pelotense e da região sul do Rio Grande do Sul, a partir da documentação primária encontrada nos acervos da região. Este trabalho propõe uma abordagem voltada para as soluções estruturais, de materiais e técnicas construtivas recorrentes nas edificações desse período. A principal ênfase das ações é de caráter de pesquisa, buscando compreender o caminho tecnológico percorrido pelas edificações no período, de forma a contribuir para a compreensão das soluções empregadas. Dessa forma, os resultados da pesquisa repercutem no ensino, já que auxiliam nas tomadas de decisão sobre a preservação desses bens, permitindo a reflexão sobre as propostas de intervenções em edificações de valor cultural.

Objetivo Geral

O objetivo geral do projeto “Arquitetura do século XIX e das primeiras décadas do século XX na região sul do Rio Grande do Sul: Sistemas Estruturais, Materiais e Técnicas Construtivas” é estudar e compreender o caminho tecnológico percorrido pelas edificações no século XIX e início do século XX, através das seguintes perspectivas:
- Identificar os sistemas construtivos tradicionais empregados nas edificações;
- Estudar os esforços a que essas edificações estão submetidas e as soluções projetuais empregadas ;
- Analisar os dimensionamentos usuais empregados em fundações e alvenarias (estruturais e de vedação);
- Pesquisar os materiais empregados na construção, em coberturas, pisos e entrepisos e seus dimensionamentos;
- Analisar as técnicas construtivas utilizadas em Pelotas, no século XIX.

Justificativa

A Intendência Municipal (atual Prefeitura Municipal de Pelotas) começou a exigir documentação sobre as intervenções realizadas em edificações localizadas em perímetro urbano da cidade de Pelotas a partir de 1895, a partir da promulgação do novo Código de Posturas. As edificações que compreendem esse acervo são bastante diversificadas, incluindo construções de um, dois e três pavimentos, representadas em diferentes suportes (papel vegetal, linho etc.). Os usos incluem desde edificações comerciais, residenciais, de serviço, fábricas e cocheiras, entre outros.
Este acervo de projetos, principalmente o recorte compreendido entre o período de 1895 a 1906, já foi pesquisado sobre múltiplos olhares, seja em relação a sua tipologia, ao uso da cor nas fachadas, a inserção de instalações de água e esgoto; recortes específicos também já foram propostos, estudando a obra de determinados profissionais.
Dependendo do momento e do interesse, novas abordagens podem ser propostas, como a desta pesquisa, que se propõe a investigar como os profissionais da época edificavam essas obras em Pelotas e na região sul do Rio Grande do Sul, a partir das soluções estruturais, dos materiais e das técnicas construtivas empregadas.

Metodologia

O método de trabalho consiste no estudo do acervo que a antiga Intendência Municipal (atual Prefeitura Municipal de Pelotas) possui:
- Pesquisa documental em fonte primária, composta pelo acervo de projetos arquitetônicos do período de 1895 a 1906, da Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana da Prefeitura Municipal de Pelotas;
- Sistematização e digitalização do acervo de projetos existente no NEAB (projetos de Pelotas e da região sul do Rio Grande do Sul);
- Sistematização e organização do material coletado pelos alunos da disciplina de Projeto de Arquitetura 6, no período de 2017 a 2022;
- Revisão bibliográfica ;
- Coleta de dados em publicações do período estudado (códigos de posturas, manuais de construção, revistas especializadas etc.)
- Identificação dos sistemas estruturais, materiais e técnicas construtivas empregados;
- Análise das soluções propostas pelos profissionais da época;
- Reflexão sobre os resultados encontrados.
- Divulgação dos resultados.

Indicadores, Metas e Resultados

Digitalização de projetos arquitetônicos.
Organização de banco de dados sobre os projetos.
Apresentação dos resultados em congressos da área.
Publicação de resultados parciais em anais de eventos.
Publicação de resultados em periódicos.
Realização de atividades de apoio à graduação e pós-graduação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE MONTAGNA DA SILVEIRA6
ARIELA DA SILVA TORRES4
CLARISSE MARINHO DA SILVA
HENRIQUE ENGERS HENNING
ISABEL JAHNECKE DE FREITAS
MAUREN AURICH6

Página gerada em 18/04/2024 04:32:45 (consulta levou 0.150543s)