Nome do Projeto
Persômetro
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
24/06/2020 - 23/06/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Trabalho
Linha de Extensão
Gestão do trabalho
Resumo
O sistema Persômetro fará parte de um sistema de gestão de empresas e equipes que permite o gerenciamento de projetos e negócios, de fácil acesso e utilização, o qual tem como objetivo aprimorar o controle de ações e assertividade das atividades dos profissionais. Falhas de comunicação, faltas de diagnóstico de situações e pontos críticos a serem melhorados são alguns dos problemas recorrentes encontrados pelas equipes e empresas. Assim, através da utilização do aplicativo Persômetro, buscamos elencar os principais pontos do desempenho da equipe, pessoal e profissional onde cada membro da equipe preencherá de acordo com suas ações, de modo que a visualização dos resultados, feedback diário das atividades e a tomada de decisões torne-se disponível em relatórios e banco de dados. O sistema poderá ser adaptado de acordo com as atividades e sistemas de cada empresa e equipe. Estará disponível em plataformas móveis para Android, iOS e Windows e terá como base a captação de informações técnicas e de desempenho pessoal (assertividade), otimizando os resultados esperados, de acordo com o controle do planejamento de atividades dos funcionários e monitoramento realizado pelo gestor. A partir do sistema que será alimentado pelas informações disponibilizadas pelo usuário, os relatórios gerados facilitarão a detecção do diagnóstico de problemas, bem como as soluções a serem propostas, contando com a orientação de professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação vinculados ao Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária (NUPEEC). O projeto visa ainda incentivar parcerias entre a Universidade, o NUPEEC e empresas privadas. Serão disponibilizados treinamentos presenciais para os profissionais envolvidos, além de alunos e produtores, contando com as temáticas que o sistema de cada empresa abranger, tanto de cunho técnico como sanidade, nutrição e reprodução de ruminantes, quanto de cunho pessoal, como gestão de pessoas, vendas, abordagem de clientes, entre outros.

Objetivo Geral

Obter dados de funcionários e equipes, compilar resultados e relatórios para que possam ser verificados problemas pontuais e buscar medidas de resolução da forma mais adequada de modo que aprimore o desempenho dos serviços prestados.

Justificativa

Com o avanço da tecnologia e um aumento na acessibilidade das pessoas, percebemos a necessidade de expandir tais tecnologias ao agronegócio. Visando solucionar problemas de ações e o controle de equipes e empresas, o projeto utiliza materiais e métodos tecnológicos, onde podemos ter um bom acompanhamento e feedback diário das atividades dos funcionários e equipes. O sistema Persômetro busca otimizar os serviços recebidos e prestados dentro de uma propriedade/empresa através da coleta de dados fornecidos pelos clientes e técnicos. O sistema será disponibilizado através de um aplicativo, será disponibilizado em português, é eficaz e possibilita gerar pontos e avaliar os resultados do processo aos clientes atendidos.
Foi desenvolvido utilizando padrões tecnológicos, modernos e de fácil acessibilidade. Fornecerá uma base de dados, relatórios e informações entre outras ferramentas. Com a utilização do aplicativo é possível gerenciar, otimizar processos, inovar e engajar pessoas e empresas facilitando as decisões do gestor, bem como sinalizando as situações e/ou integrantes que devam ser melhor acompanhados.
Através da análise de dados também será possível conhecer e qualificar os serviços prestados e com o auxílio do quadro docente e de alunos do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária, o programa passará por constantes melhorias, a fim de otimizar os processos e capacitar pessoas para o mercado de trabalho.
O Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária (NUPEEC) desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão em pecuária, permitindo à equipe de trabalho a aprendizagem, que posteriormente é repassada, sob forma de conhecimento e prestação de serviços, à sociedade e aos sistemas produtivos envolvidos.
O NUPEEC foi criado com o objetivo de desenvolver atividades através de parcerias com órgãos públicos e empresas privadas que permitam gerar conhecimento e divulgação em revistas científicas. Assim, gerar conhecimento para transferir aos sistemas pecuários envolvidos, através de soluções tecnológicas incrementais e/ou inovadoras, obtidas a partir de estudos nas linhas de pesquisa é o nosso foco.

Metodologia

O sistema será disponibilizado através de um aplicativo disponível em plataformas móveis para Android, iOS e Windows e terá como base a captação de informações técnicas e de desempenho pessoal (assertividade), otimizando os resultados esperados, de acordo com o controle do planejamento de atividades dos funcionários e monitoramento realizado pelo gestor.
O Persômetro possibilita a avaliação atual da equipe em relação às abordagens técnicas e comerciais aos clientes. Nos casos de empresas do setor de vendas, em cada visita às propriedades, o técnico deverá registrar a propriedade (realizar um check in) e dar notas referentes ao sistema quanto às informações de cunho técnico (manejos e condições das instalações), além de pontuar o seu desempenho pessoal na realização do atendimento. As notas (do termômetro) terão escala de 0 a 10, com intervalos de 1 ponto. Itens a serem avaliados:

● Pessoais: empatia, linguagem corporal, comunicação, conhecimento do processo, capacidade de solucionar os problemas, relação com o cliente.
● Técnicos: bovinos de corte em sistema extensivo (disponibilidade de água, sombra, alimentação, suplementação, manejo reprodutivo, gerenciamento de dados, evolução em relação a última visita); bovinos de corte em sistema intensivo (lotação, suplementação, disponibilidade de água,manejo sanitário, manejo reprodutivo, gerenciamento de dados, evolução em relação a última visita); bovinos de leite em sistema extensivo (cochos de água, disponibilidade de sombra, manejo nutricional, lotes, produção, manejo sanitário, manejo reprodutivo, gerenciamento de dados, evolução em relação a última visita); bovinos de leite em sistema intensivo (lotação, manejo nutricional, lotes, produção, manejo reprodutivo, manejo sanitário, disponibilidade de água, gerenciamento de dados, evolução em relação a última visita); aves (lotação, tipo de alimentação, disponibilidade de água, gerenciamento de dados, evolução em relação a última visita); suínos (lotação, tipo de alimentação, disponibilidade de água, gerenciamento de dados, evolução em relação a última visita); sistema agrícola de arroz (área semeada, sistema de cultivo, aspectos da cultivar, aspectos edafoclimáticos, manejo nutricional, manejo hídrico); entre outros aspectos que poderão ser adicionados e incrementados de acordo com cada segmento e empresa.

A metodologia do aplicativo é facilitar e agilizar o armazenamento de dados e o controle das visitas técnicas, buscando ser mais eficiente e ágil na resolução dos processos.

Indicadores, Metas e Resultados

O número de aquisições do aplicativo, bem como um grande levantamento de dados através do mesmo. Aliado a isso, o alcance das metas das empresas, de potenciais vendas e clientes satisfeitos.
O acesso aos dados e conteúdo do aplicativo poderão ser compartilhados através da produção de trabalhos acadêmicos, realizados através do NUPEEC, demonstrando a realidade da área comercial, bem como, principais pontos que estudantes e técnicos devem aperfeiçoar como profissionais. Ainda, a realização de cursos e treinamentos que busquem treinar os integrantes das equipes para utilizar o sistema e também solucionar os problemas encontrados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLA AUGUSTA SASSI DA COSTA GARCIA
CAROLINE DA SILVA WRAGUE
CASSIO CASSAL BRAUNER15
MARCIO NUNES CORREA5

Página gerada em 25/04/2024 19:00:42 (consulta levou 0.138271s)