Nome do Projeto
Exposições- FAURB
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
28/04/2017 - 10/04/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
As exposições de trabalhos de alunos da Faurb seguirá uma prática já instaurada na unidade acadêmica, porém responderá a uma metodologia que permitirá uma leitura mais clara dos trabalhos expostos além de criar uma ordem lógica e sequencial entre as exposições apresentadas. Os trabalhos que serão expostos fazem parte do acervo das disciplinas de desenho e também de trabalhos que irão sendo realizados nas disciplinas iniciais de Projeto Arquitetônico. A difusão da produção acadêmica atingirá a própria unidade acadêmica e demais unidades e comunidade por meio de divulgação através de mídias. O projeto de extensão prevê a exposição itinerante em diferentes unidades da UFPEL e escolas da rede municipal e estadual por meio de cinco banners representando diferentes exposições realizadas facilitando a realização da mesma fora da unidade acadêmica.

Objetivo Geral

Comunicação visual em arquitetura e difusão de conhecimento de trabalhos de alunos da FAURB por meio de exposições na Faurb, em diferentes unidades da UFPEL e em escolas da rede municipal e estadual.

Justificativa

Muitas exposições de trabalhos de alunos vem sendo realizadas na Faurb de maneira informal e sem planejamento, necessitando de uma equipe para que sejam organizadas e realizadas de forma periódica para difusão do conhecimento na área de desenho e projeto das disciplinas iniciais do curso. O projeto de extensão se justifica considerando que os trabalhos devem estar reunidos em torno de uma temática e deve-se dar atenção especial a composição dos trabalhos nos painéis considerando que diferentes trabalhos podem dialogar entre si. A necessidade de realizar a difusão por meio do design gráfico em diferentes mídias.

Metodologia

Cada exposição deverá seguir a seguinte metodologia:
1. Seleção dos trabalhos a serem expostos em torno de um tema específico.
2. As exposições deverão ser intituladas em função do conteúdo e atratividade para os visitantes.
3. As exposições devem ser divulgadas em mídias. Design gráfico.
4. As obras arquitetônicas devem ser nominadas com respectivo autor do projeto, ano e local.
5. Um breve texto explicativo deve acompanhar a exposição.
6. O nome dos autores dos trabalhos e organizadores devem ser enunciados.
7. Os trabalhos serão fixados com fita adesiva em 5 painéis pintados de preto no Saguão da Faurb e será estudada a composição a fim de valorizar os trabalhos e buscar um diálogo entre diferentes representações.
8. Os trabalhos devem ser retirados de forma cuidadosa e respectivas fitas para evitar danos e devem ser recolocados nas pastas do acervo, ou se for o caso devolvidos aos alunos.
9. Cinco banners serão criados cada um com uma temática para serem expostos em outras unidades da UFPEL e em escolas estaduais e municipais. As exposições serão agendadas pela equipe criando um calendário das exposições itinerantes.

Indicadores, Metas e Resultados

Maior difusão e conhecimento do curso de Arquitetura e Urbanismo com o objetivo de enfatizar o lado mais artístico do curso considerando a importância das representações analógicas e apresentar um enfoque mais criativo das representações digitais para a comunidade acadêmica, comunidade em geral e escolas.

Instrumentar os discentes para ampliar a capacidade de seleção de trabalhos em torno de uma temática comum, desenvolver o senso estético por meio das diferentes composições que irão requerer as exposições e desenvolver a criatividade no design gráfico na publicidade das exposições nas mídias.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA DE ANDREA DAMETTO2
CAROLINE DIAS EIFLER
GABRIEL FISCHER GARCIA
LAURA LOPES CEZAR4
MORGANA DIAS MESQUITA
NATALIA NAOUMOVA2
RAFAELA SCHERER
VITÓRIA DE SENA FERREIRA

Página gerada em 19/03/2024 02:54:10 (consulta levou 0.147090s)