Nome do Projeto
(Inter)tempos formativos: um outro lugar da formação de professores(as)
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
23/06/2020 - 09/07/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O Campo de conhecimento referente à Formação de Professores(as) em um contexto de excepcionalidade, como o atual, exige uma revisão de alguns elementos teórico-metodológicos. Parece pertinente refletir acerca de novas interfaces para este campo, valorizando a interdisciplinaridade, bem como, explorando alternativas textuais que favoreçam os processos formativos.
Objetivo Geral
Propor ações de ensino que estimulem a reflexão acerca do campo "Formação de Professores(as)" tangenciadas por alternativas textuais.
Justificativa
A Importância em realizar atividades acadêmicas relacionadas aos projetos de ensino, pesquisa e extensão, em período de excepcionalidade, como o atual, justifica-se por diversos motivos. A necessária inclusão de acadêmicos(as) dos diversos níveis (graduação, pós-graduação) nestas atividades acadêmicas. Estimular as relações interpessoais, favorecendo o acolhimento dos acadêmicos(as) e dos docentes. Especificamente no tocante ao campo da formação de professores(as), destacamos a relevância em pensar a constituição deste campo diante dos urgentes desafios ora postos, buscando recursos teórico-metodológicos que contribuam para fundamentar nossas reflexões e ou ações em princípios científicos.
Metodologia
Diálogos, debates e análise reflexiva de vídeos educativos, músicas, poesias, fotografias e outros textos.
Análise e construção performática.
Análise e/ou realização de Leves.
Análise e construção performática.
Análise e/ou realização de Leves.
Indicadores, Metas e Resultados
Metas:
Adensar ações acadêmicas diversas que contribuam para o campo da formação de professores(as) em contexto de excepcionalidade.
Acolhimento da comunidade acadêmica à luz do campo teórico da formação de professores(as).
Explorar alternativas textuais para reflexão do campo da formação de professores(as).
Adensar ações acadêmicas diversas que contribuam para o campo da formação de professores(as) em contexto de excepcionalidade.
Acolhimento da comunidade acadêmica à luz do campo teórico da formação de professores(as).
Explorar alternativas textuais para reflexão do campo da formação de professores(as).
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA LAURA PEREIRA COSTA DE SOUZA | |||
ANA MICAELA RODRIGUES PINHEIRO | |||
ANNELISE COSTA DE JESUS | |||
CRISTINA MARIA ROSA | |||
FRANCYNE DE OLIVEIRA DIAS | |||
GIOVANI DE SOUZA BARBOSA | |||
Guilherme Felipe Pires | |||
Ivana Costa dos Santos | |||
JÔNIA TÍRCIA PARENTE JARDIM ALBUQUERQUE | |||
LARISSA QUINTANA DE OLIVEIRA | |||
LUÉZI MÜLLER MÜLLER | |||
Laura Sacco dos Anjos Torres | |||
MARCIO NASCIMENTO DA SILVA | |||
MARIA DAS GRACAS CARVALHO DA SILVA MEDEIROS GONCALVES PINTO | 10 | ||
RAUL COSTA DAVILA | |||
SABRINA DOS SANTOS MUNHÓS |