Nome do Projeto
Epistemologias Descoloniais, Educação Transgressora e Práticas de Transformação - Linha 5 PPGE
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
29/06/2020 - 14/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto Círculos de Debate é um projeto da Linha de Pesquisa 5 do Programa de Pós-Graduação em Educação, denominado Epistemologias Descoloniais, Educação Transgressora e Práticas de Transformação.

Objetivo Geral

A intenção é constituir um espaço de formação dxs discentes/orientandxs da respectiva Linha de Pesquisa, onde possa ser realizado uma diversidade de ações, de acordo com as demandas do grupo.

Justificativa

A iniciativa se justifica pelo fato da necessidade de se aproximar pesquisas que vem sendo encaminhada pela Linha e, ainda, fomentar parcerias de trabalho em conjunto, buscando se fortalecer a identidade da Linha, construindo um campo de pesquisa acadêmica na área dos estudos descoloniais.

Metodologia

As metodologias vinculadas a este projeto unificado da lInha 5 pode abarcar as mais variadas metodologias de trabalho. A Linha vêm privilegiando a incorporação de propostas de pesquisas que trabalhem com perspectivas teórico-metodológicas de pesquisas qualitativas.

É importante ressaltar que, neste ano de 2020, enquanto período de excepcionalidade causado pela pandemia de coronavirus, estarão sendo priorizadas atividades que possam ser realizadas por meio digital, a partir do uso de plataformas online. Esta será, portanto, nossa principal metodologia de trabalho durante este período, estando descartada qualquer atividade presencial.

Indicadores, Metas e Resultados

Buscamos a consolidação de nossa Linha no PPGE e, para isso, precisamos conhecer os avanços, mas também os limites e fragilidades dos processos formativos que nossos discentes vêm desenvolvendo e que a Linha vem encaminhado. Assim, buscamos fortalecer a construção da Linha, na elaboração do campo epistemológico ao qual ela se refere. Para isso, é fundamental que nossxs orientandxs colaborem nessa construção, visando consolidar a proposta. Compreendemos que, apenas de forma coletiva, podemos avançar em um processo de elaboração de um campo de pesquisa que efetivamente contribua em investigações no universo dos estudos de/descoloniais na área de educação. Dessa forma, pensamos que essa proposta possa colaborar tanto nas pesquisas específicas que temos orientado, como na construção da própria Linha de pesquisa no PPGE/FaE/UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA LESSA CARDOSO
ALEXANDRA GARCIA MASCARENHAS
ALINE ACCORSSI1
ANA LUIZA PAGANELLI CALDAS
ANELISE FERNANDES SILVEIRA
Bruna Borges Rodrigues
CAROLINA BARCELOS DUARTE
CATIA SIMONE RIBEIRO BARCELLOS
CLEBER JOSÉ SILVEIRA DA COSTA
CLÁUDIA DA SILVA PARANHOS
DENISE MARCOS BUSSOLETTI1
DILETA PERES DA SILVA
DIONVERA COELHO DA SILVA
ELIANA PETER BRAZ
FELIPE DA SILVA MARTINS
FRANCINE FURTADO VIEIRA MOHAMMED
GEORGINA HELENA LIMA NUNES1
ISABELA DOS SANTOS KRÖNING
ISADORA EBERSOL
JAMILE WAYNE FERREIRA
JOSE EVERTON DA SILVA ROZZINI
JOSÉ FRANCISCO DURAN VIEIRA
JOSÉ OSMAR FONTELES
JULIA ROCHA CLASEN
LEONARDO CORRÊA DE PINHO
LETÍCIA MOSSATE JOBIM
LUCIANO PEREIRA DOS SANTOS
MADALENA KLEIN1
MARCIA ALVES DA SILVA2
MARCIO RODRIGO VALE CAETANO1
RODRIGO LEMOS SOARES
ROGERIA APARECIDA GARCIA
SABINA VALLARINO SEBASTI
TAMIÊ PAGES CAMARGO
TATIANI MÜLLER KOHLS
VIOLETA PORTO MORAES
VIVIANE COSTA RODRIGUES
ÁLVARO VEIGA JÚNIOR

Página gerada em 25/10/2020 02:46:11 (consulta levou 0.183881s)