Nome do Projeto
Ciências da Natureza na Educação Infantil e nos Anos Iniciais
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
23/06/2020 - 22/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto de ensino tem como objetivo construir um espaço de estudos e debate a partir do aprofundamento teórico-conceitual sobre o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil e nos Anos Iniciais na perspectiva da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Portanto, a partir de um grupo de estudos, utilizando como suporte a plataforma Moodle, da Universidade Federal de Pelotas, propõe-se ampliar o conhecimento dos alunos da graduação em Pedagogia sobre as Ciências, qualificando o planejamento docente para o desenvolvimento de ações pedagógicas nesta área de conhecimento. Outrossim, propõe-se ampliar a reflexão crítica sobre as questões relacionadas à temática do meio ambiente e sua relação com a escola e a comunidade, além de desenvolver a análise das atividades de investigação e experimentação e suas possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Ciências na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. O aporte teórico fundamenta-se nos seguintes pesquisadores: Delizoicov (2001), Bizzo (2012), Cachapuz (2005), Carvalho (2019), entre outros. Importante ressaltar que o projeto, dentro do prazo estipulado, está previsto para ter duas ofertas durante a vigência do calendário acadêmico alternativo.

Objetivo Geral

Desenvolver e ampliar os estudos e debates na formação inicial de professores em Pedagogia sobre o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil e nos Anos Iniciais na perspectiva da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).

Justificativa

O presente projeto de ensino têm sua relevância relacionada à possibilidade de ampliar os estudos para qualificar a formação inicial dos professores em Pedagogia, aprofundando teórica e metodologicamente o conhecimento sobre o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Nesta perspectiva, sua importância também inclui a qualificação sobre os processos de planejamento das ações pedagógicas em Ciências a serem desenvolvidas nas etapas de escolarização em que atuarão os professores, uma vez que, diversas pesquisas evidenciam a grande dificuldade dos educadores em desenvolverem práticas de ensino no âmbito desta área de conhecimento. Para isto, torna-se relevante ampliar os estudos, as investigações e o conhecimento dos alunos da graduação em Pedagogia sobre as Ciências da Natureza e suas possibilidades na escola.

Metodologia

O presente projeto de ensino terá sua metodologia desenvolvida a partir da realização das seguintes atividades: leituras e sistematizações individuais dos artigos e livros relacionados à temática de estudo; debate sobre temas específicos do ensino de Ciências a partir de Webconferência; utilização da plataforma Moodle onde serão realizadas atividades como, por exemplo, a participação em chats e em fóruns de discussão; realização de investigações sobre os temas sugeridos para o estudo. Todos os integrantes do projeto de ensino deverão desenvolver a leitura dos artigos obrigatórios indicados e elaborar textos escritos sobre os tópicos abordados.

Indicadores, Metas e Resultados

Qualificar a formação inicial dos acadêmicos em Pedagogia, ampliando seus conhecimentos sobre os fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil e nos Anos Iniciais.
Ampliar a compreensão dos alunos do curso de Pedagogia sobre planejamento docente no ensino de Ciências na Educação Infantil e nos Anos Iniciais.
Contribuir para qualificar a compreensão dos acadêmicos sobre as contribuições da Ciência e a importância do desenvolvimento da alfabetização científica na escola.
Fortalecer os estudos sobre a contribuição das atividades de investigação e experimentação para o ensino de Ciências da Natureza na escola.
Contribuir para a reflexão crítica dos temas ambientais relacionados ao ensino de Ciências na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.



Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA KLITZKE RADTKE
ALISSON CASTRO BATISTA
ANA PAULA LOFFHAGEN DO AMARAL
Andriele Echeverria Bitencourt
BIANCA LEAL FERNANDES
CAMILA XAVIER VIEIRA
CAROLINE KRUGER
CAROLINE TERRA DE OLIVEIRA7
CRISTIANE WACKHOLZ EVALD
DIEGO DOMINGOS GOULART
EDIANE CAMACHO MADRUGA
EDMA VERGARA ROMMEL
EDUARDA ANDRADAS DE OLIVEIRA
EMILY LOPES CAETANO
FABÍOLA FUMAGALLI DE MORAES
GABRIELA VAZ NOVACK
IRIS ELENA DE VASCONCELLOS BARCELLOS
ISADORA CARRICONDE RIBEIRO
JÉSSICA CORRÊA RIBEIRO
JÚLIA IRIGOYEN STUDZINSKI
KETHELYN SANTOS SOUTO
LUCIANA BRAZ DOS SANTOS
MARIA LAURA RODRIGUES RIBEIRO
Maribél Goulart Xavier
NATANIELE DA ROSA PEREIRA
NATHÁLIA CRISTINA BERNARDES CERUTTI GARIN
NILSON BORGES CORRÊA
Natalie Rickes Venzke
RAFAELA ELERT STRELOW
RAFAELA LEMOS DA LUZ FURTADO
RAQUEL SILVA DOS SANTOS
TAMARA DIAS NUNES
TATIANA RODRIGUES SIQUEIRA
VANESSA DUTRA RADMANN
VIRGÍNIA DOS SANTOS

Página gerada em 25/04/2024 22:18:06 (consulta levou 0.158810s)