Nome do Projeto
Ciências da Natureza na Educação Infantil e nos Anos Iniciais
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
23/06/2020 - 22/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto de ensino tem como objetivo construir um espaço de estudos e debate a partir do aprofundamento teórico-conceitual sobre o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil e nos Anos Iniciais na perspectiva da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Portanto, a partir de um grupo de estudos, utilizando como suporte a plataforma Moodle, da Universidade Federal de Pelotas, propõe-se ampliar o conhecimento dos alunos da graduação em Pedagogia sobre as Ciências, qualificando o planejamento docente para o desenvolvimento de ações pedagógicas nesta área de conhecimento. Outrossim, propõe-se ampliar a reflexão crítica sobre as questões relacionadas à temática do meio ambiente e sua relação com a escola e a comunidade, além de desenvolver a análise das atividades de investigação e experimentação e suas possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Ciências na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. O aporte teórico fundamenta-se nos seguintes pesquisadores: Delizoicov (2001), Bizzo (2012), Cachapuz (2005), Carvalho (2019), entre outros. Importante ressaltar que o projeto, dentro do prazo estipulado, está previsto para ter duas ofertas durante a vigência do calendário acadêmico alternativo.
Objetivo Geral
Desenvolver e ampliar os estudos e debates na formação inicial de professores em Pedagogia sobre o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil e nos Anos Iniciais na perspectiva da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).
Justificativa
O presente projeto de ensino têm sua relevância relacionada à possibilidade de ampliar os estudos para qualificar a formação inicial dos professores em Pedagogia, aprofundando teórica e metodologicamente o conhecimento sobre o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Nesta perspectiva, sua importância também inclui a qualificação sobre os processos de planejamento das ações pedagógicas em Ciências a serem desenvolvidas nas etapas de escolarização em que atuarão os professores, uma vez que, diversas pesquisas evidenciam a grande dificuldade dos educadores em desenvolverem práticas de ensino no âmbito desta área de conhecimento. Para isto, torna-se relevante ampliar os estudos, as investigações e o conhecimento dos alunos da graduação em Pedagogia sobre as Ciências da Natureza e suas possibilidades na escola.
Metodologia
O presente projeto de ensino terá sua metodologia desenvolvida a partir da realização das seguintes atividades: leituras e sistematizações individuais dos artigos e livros relacionados à temática de estudo; debate sobre temas específicos do ensino de Ciências a partir de Webconferência; utilização da plataforma Moodle onde serão realizadas atividades como, por exemplo, a participação em chats e em fóruns de discussão; realização de investigações sobre os temas sugeridos para o estudo. Todos os integrantes do projeto de ensino deverão desenvolver a leitura dos artigos obrigatórios indicados e elaborar textos escritos sobre os tópicos abordados.
Indicadores, Metas e Resultados
Qualificar a formação inicial dos acadêmicos em Pedagogia, ampliando seus conhecimentos sobre os fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil e nos Anos Iniciais.
Ampliar a compreensão dos alunos do curso de Pedagogia sobre planejamento docente no ensino de Ciências na Educação Infantil e nos Anos Iniciais.
Contribuir para qualificar a compreensão dos acadêmicos sobre as contribuições da Ciência e a importância do desenvolvimento da alfabetização científica na escola.
Fortalecer os estudos sobre a contribuição das atividades de investigação e experimentação para o ensino de Ciências da Natureza na escola.
Contribuir para a reflexão crítica dos temas ambientais relacionados ao ensino de Ciências na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Ampliar a compreensão dos alunos do curso de Pedagogia sobre planejamento docente no ensino de Ciências na Educação Infantil e nos Anos Iniciais.
Contribuir para qualificar a compreensão dos acadêmicos sobre as contribuições da Ciência e a importância do desenvolvimento da alfabetização científica na escola.
Fortalecer os estudos sobre a contribuição das atividades de investigação e experimentação para o ensino de Ciências da Natureza na escola.
Contribuir para a reflexão crítica dos temas ambientais relacionados ao ensino de Ciências na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA KLITZKE RADTKE | |||
ALISSON CASTRO BATISTA | |||
ANA PAULA LOFFHAGEN DO AMARAL | |||
Andriele Echeverria Bitencourt | |||
BIANCA LEAL FERNANDES | |||
CAMILA XAVIER VIEIRA | |||
CAROLINE KRUGER | |||
CAROLINE TERRA DE OLIVEIRA | 7 | ||
CRISTIANE WACKHOLZ EVALD | |||
DIEGO DOMINGOS GOULART | |||
EDIANE CAMACHO MADRUGA | |||
EDMA VERGARA ROMMEL | |||
EDUARDA ANDRADAS DE OLIVEIRA | |||
EMILY LOPES CAETANO | |||
FABÍOLA FUMAGALLI DE MORAES | |||
GABRIELA VAZ NOVACK | |||
IRIS ELENA DE VASCONCELLOS BARCELLOS | |||
Isadora Carriconde Ribeiro | |||
JÉSSICA CORRÊA RIBEIRO | |||
JÚLIA IRIGOYEN STUDZINSKI | |||
KETHELYN SANTOS SOUTO | |||
LUCIANA BRAZ DOS SANTOS | |||
MARIA LAURA RODRIGUES RIBEIRO | |||
Maribél Goulart Xavier | |||
NATANIELE DA ROSA PEREIRA | |||
NATHÁLIA CRISTINA BERNARDES CERUTTI GARIN | |||
NILSON BORGES CORRÊA | |||
Natalie Rickes Venzke | |||
RAFAELA ELERT STRELOW | |||
RAFAELA LEMOS DA LUZ FURTADO | |||
RAQUEL SILVA DOS SANTOS | |||
TAMARA DIAS NUNES | |||
TATIANA RODRIGUES SIQUEIRA | |||
VANESSA DUTRA RADMANN | |||
VIRGÍNIA DOS SANTOS |