Nome do Projeto
Fundamentos da Educação Ambiental
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
24/06/2020 - 23/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O presente projeto de ensino tem como objetivo desenvolver estudos e diálogos sobre os fundamentos históricos e sociológicos da Educação Ambiental, pelo viés da teoria crítica da educação, junto aos acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas, no sentido de aprofundar conceitos teóricos e metodológicos sobre a referida área de conhecimento. O projeto, desenvolvido nos moldes de um grupo de estudos, considera fundamental, nos dias de hoje, estimular a produção científica e acadêmica relacionada à Educação Ambiental, focando-se na perspectiva da compreensão crítica dos conflitos que perpassam a crise socioambiental da atualidade e os significados e sentidos da luta pela justiça ambiental. A metodologia será desenvolvida a partir de leituras individuais e encontros para debates coletivos (através de Webconferência) de artigos e livros indicados para o estudo de temáticas como: o movimento ecológico no Brasil e na América Latina; correntes teóricas e metodológicas da Educação Ambiental; globalização, consumo e crise socioambiental; mundo do trabalho, educação e meio ambiente; justiça ambiental. Outrossim, o projeto tem como aporte teórico os seguintes pesquisadores: Carlos Frederico Loureiro, Henri Acselrad, Carlos W. Porto-Gonçalves, Antônio Carlos Diegues, entre outros.
Objetivo Geral
Desenvolver estudos e diálogos sobre os fundamentos históricos e sociológicos da Educação Ambiental, pelo viés da teoria crítica da educação, com os acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas.
Justificativa
A Educação Ambiental afirma-se como processo de formação que visa a compreensão das contradições e problemáticas que emergem da atual crise sócio-ambiental da atualidade apontando para práticas mobilizadoras que tenham como objetivo a construção de relações sociais pautadas para além da lógica capitalista. Neste ponto, tratamos de argumentar a importância de desenvolver estudos para qualificar a formação inicial dos acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas em relação à compreensão sobre os fundamentos históricos, sociológicos e epistemológicos que apontam a necessária construção de uma justiça ambiental na qual visa constituir uma nova perspectiva integradora das lutas ambientais e sociais. Neste sentido, a universidade, através de seus processos formativos, assume um papel fundamental no contexto de atuação dos profissionais na reflexão crítica dos problemas e na luta pela justiça ambiental. Com base em Acselrad et al. (2009), salientamos que a noção de justiça ambiental afirma o princípio de que a nenhum grupo social devem ser destinados os riscos ambientais nocivos decorrentes de políticas e de legislação débil na gestão do uso dos recursos naturais.
Metodologia
A metodologia será desenvolvida a partir das seguintes estratégias: estudos individuais da bibliografia obrigatória indicada; encontros para debates coletivos a partir da plataforma de Webconferência da Universidade Federal de Pelotas; escritas de textos (resumos, resenhas e artigo), tendo como objetivo o aprofundamento teórico-conceitual dos temas relacionados à Educação Ambiental; participação em chats e em fóruns de discussão; realização de investigações sobre os temas sugeridos para o estudo. Todos os integrantes do projeto de ensino deverão desenvolver a leitura dos textos obrigatórios indicados e elaborar textos escritos sobre os tópicos abordados. Espaços virtuais e ferramentas utilizadas: Moodle; Webconferência UFPel; e-mail; YouTube.
Indicadores, Metas e Resultados
Compreensão sobre o conceito de Educação Ambiental, na perspectiva crítica da educação, em sua relação com as transformações históricas que operam na escola e no mundo do trabalho;
Entendimento acerca da inter-relação entre o processo de globalização e a crise socioambiental da atualidade;
Contribuir para a formação inicial dos alunos da graduação da universidade nas discussões que se relacionam à compreensão dos fundamentos históricos, sociológicos e epistemológicos da Educação Ambiental;
Inserção e valorização da temática da Educação Ambiental no processo de formação inicial dos graduandos da UFPel;
Ampliação dos processos de produção científica e acadêmica relacionada à temática da Educação Ambiental.
Entendimento acerca da inter-relação entre o processo de globalização e a crise socioambiental da atualidade;
Contribuir para a formação inicial dos alunos da graduação da universidade nas discussões que se relacionam à compreensão dos fundamentos históricos, sociológicos e epistemológicos da Educação Ambiental;
Inserção e valorização da temática da Educação Ambiental no processo de formação inicial dos graduandos da UFPel;
Ampliação dos processos de produção científica e acadêmica relacionada à temática da Educação Ambiental.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA PAULA LOFFHAGEN DO AMARAL | |||
ANNELISE COSTA DE JESUS | |||
ARIELE MADRUGA OLIVEIRA | |||
ARIÁDINE MARQUES DA ROSA | |||
BIANCA LEAL FERNANDES | |||
CAMILA XAVIER VIEIRA | |||
CAROLINE TERRA DE OLIVEIRA | 7 | ||
CAUE LIMA CANABARRO | |||
DIEGO DOMINGOS GOULART | |||
EUGENIA ANTUNES DIAS | |||
FABÍOLA FUMAGALLI DE MORAES | |||
GABRIELLE LOPES DAS NEVES | |||
GABRIELLE LOPES DAS NEVES | |||
GIOVANNI NACHTIGALL MAURICIO | 3 | ||
IRIS ELENA DE VASCONCELLOS BARCELLOS | |||
JAQUELINE LAKMAN ALMEIDA | |||
KÊNIA DE FREITAS FERREIRA | |||
LAUREN SILVEIRA FARIAS | |||
LUIZA BELEM TEIXEIRA | |||
MARCIA DENISE TESSMER MADEIRA CARDOSO | |||
NATANIELE DA ROSA PEREIRA | |||
NATHÁLIA CRISTINA BERNARDES CERUTTI GARIN | |||
NILSON BORGES CORRÊA | |||
RAFAEL MENDES | |||
RENATA AIRES DE FREITAS | |||
TAMIRES DE MOURA AMARAL | |||
VANESSA BEZERRA DIAS | |||
VANESSA DUTRA RADMANN | |||
WILLIAN SILVA RIVAROLI |