Nome do Projeto
Fundamentos da Educação Ambiental
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
24/06/2020 - 23/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O presente projeto de ensino tem como objetivo desenvolver estudos e diálogos sobre os fundamentos históricos e sociológicos da Educação Ambiental, pelo viés da teoria crítica da educação, junto aos acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas, no sentido de aprofundar conceitos teóricos e metodológicos sobre a referida área de conhecimento. O projeto, desenvolvido nos moldes de um grupo de estudos, considera fundamental, nos dias de hoje, estimular a produção científica e acadêmica relacionada à Educação Ambiental, focando-se na perspectiva da compreensão crítica dos conflitos que perpassam a crise socioambiental da atualidade e os significados e sentidos da luta pela justiça ambiental. A metodologia será desenvolvida a partir de leituras individuais e encontros para debates coletivos (através de Webconferência) de artigos e livros indicados para o estudo de temáticas como: o movimento ecológico no Brasil e na América Latina; correntes teóricas e metodológicas da Educação Ambiental; globalização, consumo e crise socioambiental; mundo do trabalho, educação e meio ambiente; justiça ambiental. Outrossim, o projeto tem como aporte teórico os seguintes pesquisadores: Carlos Frederico Loureiro, Henri Acselrad, Carlos W. Porto-Gonçalves, Antônio Carlos Diegues, entre outros.
Objetivo Geral
Desenvolver estudos e diálogos sobre os fundamentos históricos e sociológicos da Educação Ambiental, pelo viés da teoria crítica da educação, com os acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas.