Nome do Projeto
"Isso não tem na aula! Inovação, bem-estar e competências digitais na formação do médico-veterinário"
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/05/2025 - 05/05/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O projeto "Isso não tem na aula!" tem como objetivo complementar a formação de estudantes de Medicina Veterinária por meio da inserção de conteúdos atuais, habilidades transversais e ferramentas digitais frequentemente ausentes no currículo tradicional. Utilizando o método dialógico e estratégias de ensino ativo, o projeto propõe oficinas, encontros e materiais multimídia que incentivam a autonomia, o pensamento crítico e o uso consciente de tecnologias na aprendizagem e na prática profissional. A proposta integra o uso de plataformas educacionais, repositórios científicos, aplicativos de produtividade e inteligência artificial, proporcionando aos estudantes um ambiente de aprendizagem inovador, interativo e alinhado com as demandas da Medicina Veterinária contemporânea. Além de fortalecer o protagonismo estudantil, o projeto busca fomentar a cultura da autoaprendizagem, do letramento científico e do uso ético e estratégico das tecnologias digitais.

Objetivo Geral

Objetivo Geral

- Promover a formação complementar e integrada de estudantes de Medicina Veterinária por meio da utilização de metodologias ativas e recursos digitais inovadores, com foco na autonomia, no letramento científico e digital, no bem-estar acadêmico e na familiarização com tecnologias aplicadas à prática profissional e à pesquisa.

Objetivos Específicos

- Estimular a autonomia e o protagonismo discente por meio da busca ativa por conteúdos de qualidade, utilizando ferramentas digitais acessíveis e alinhadas às práticas educacionais contemporâneas.
- Fomentar o uso crítico e ético de tecnologias educacionais e plataformas digitais gratuitas, capacitando os estudantes para a organização pessoal, produção de conteúdo, colaboração em equipe e comunicação científica.
- Aproximar os acadêmicos das inovações em Medicina Veterinária, promovendo o acesso a conteúdos atualizados e temas emergentes por meio de trilhas de aprendizagem interativas.
- Introduzir noções de propriedade intelectual e inovação, capacitando os estudantes para realizar buscas em bases de patentes nacionais e internacionais como fontes de conhecimento técnico e científico.
- Promover a alfabetização científica e digital, incentivando o uso de repositórios e bases de dados acadêmicas para o desenvolvimento de habilidades em pesquisa e leitura crítica da literatura científica.
- Contribuir para o bem-estar e o equilíbrio emocional dos estudantes, por meio da utilização de aplicativos de psicoeducação, autoconhecimento, foco e gerenciamento da ansiedade.
- Estimular a produção e a disseminação de conteúdo científico e educativo, utilizando mídias digitais, redes sociais e ferramentas de criação audiovisual como meios de aprendizagem, expressão e extensão universitária.

Justificativa

A formação de profissionais na área de Medicina Veterinária requer, além do domínio técnico e científico, o desenvolvimento de competências relacionadas à autonomia, pensamento crítico, capacidade de comunicação e uso eficaz de ferramentas digitais. No entanto, muitos conteúdos e habilidades consideradas essenciais para o exercício da prática profissional contemporânea ainda não estão contemplados de forma estruturada nas disciplinas curriculares tradicionais. Soma-se a isso a crescente demanda por metodologias ativas que estimulem a participação discente e promovam um ambiente de aprendizagem mais dinâmico, interdisciplinar e conectado às inovações tecnológicas.

O avanço acelerado da ciência e da tecnologia, especialmente no campo da saúde animal, impõe ao futuro médico-veterinário a necessidade constante de atualização e de familiarização com recursos digitais, plataformas de informação científica e ferramentas de produtividade e comunicação. Nesse contexto, o projeto "Isso não tem na aula!" surge como uma proposta inovadora para preencher lacunas formativas, ampliando a exposição dos discentes a conteúdos, metodologias e competências transversais que os preparem para os desafios reais da profissão.

Ao integrar o uso de aplicativos, inteligência artificial, repositórios científicos, plataformas educacionais e mídias digitais ao processo de aprendizagem, o projeto estimula o protagonismo estudantil, promove o letramento digital e científico e favorece a construção colaborativa do conhecimento. Além disso, alinha-se às diretrizes curriculares nacionais, que preconizam uma formação integral, crítica e transformadora, e às demandas atuais por ensino híbrido e educação digital.

Portanto, justifica-se a implementação deste projeto como estratégia de inovação pedagógica que visa complementar a formação acadêmica, estimular a aprendizagem significativa e preparar o futuro profissional para uma atuação ética, crítica, criativa e tecnologicamente atualizada na Medicina Veterinária.

Metodologia

A metodologia adotada será centrada no ensino dialógico e na aprendizagem ativa, com foco no protagonismo estudantil e na integração de recursos digitais contemporâneos. A coordenadora do projeto atuará como tutora e mediadora do processo formativo, organizando trilhas de aprendizagem e promovendo experiências educativas diversificadas. Serão disponibilizados materiais em múltiplos formatos — como apresentações em slides, vídeos, podcasts, animações, tutoriais interativos e links para aplicativos — de forma a contemplar diferentes estilos de aprendizagem.

As atividades serão desenvolvidas por meio de oficinas temáticas, encontros presenciais e remotos, e interações assíncronas em ambiente virtual. Essa estrutura flexível visa ampliar o acesso e a participação dos estudantes, estimulando o engajamento contínuo com os conteúdos e ferramentas propostas. O foco estará na aplicação prática do conhecimento, na curadoria crítica de informações e no uso estratégico de tecnologias gratuitas e acessíveis para o cotidiano acadêmico e profissional.

Além do desenvolvimento de competências técnicas e digitais, o projeto contempla ações voltadas ao bem-estar emocional, autoconhecimento e psicoeducação, por meio de atividades que incentivam o autocuidado, a organização emocional e o equilíbrio entre demandas acadêmicas e pessoais. Também serão introduzidos conceitos básicos de propriedade intelectual e inovação, com ênfase na busca e leitura de documentos de patentes, como fonte estratégica de conhecimento técnico e científico aplicável à Medicina Veterinária.

Exemplos de Ferramentas e Aplicativos Explorados:

Google for Education:

- Google Docs, Slides, Forms, Sheets, Calendar, Keep, Jamboard – colaboração, organização e construção de conhecimento em tempo real.

Plataformas de produção e design de conteúdo:

- Canva: criação de apresentações, pôsteres, infográficos e materiais visuais científicos.
- Gamma: apresentações interativas com integração de conteúdo multimodal.
- Animaker e Powtoon: criação de vídeos animados educativos.
- InVideo e CapCut: edição simples de vídeos e criação de videoaulas curtas.

Aplicativos de podcasting e gravação de áudio:

- Podcastle, PodFX e Anchor by Spotify: criação e publicação de conteúdos em formato podcast para revisão e fixação de conteúdos.
- Audacity: edição de áudios para materiais educacionais.

Ferramentas de IA e assistentes digitais:

- ChatGPT e Deep Seek: para geração de conteúdo, brainstorm, explicações, correção textual e apoio em revisões acadêmicas.

Gestão de tempo e produtividade:

- Trello, Notion, Evernote: organização de tarefas, projetos e grupos de estudo.
- Focus To-Do, Forest: técnicas de produtividade como Pomodoro para otimização do tempo de estudo.

Ferramentas para bem-estar, psicoeducação e autoconhecimento:

- Insight Timer: meditações guiadas, foco, gerenciamento de estresse e sono.
- MindShift CBT: estratégias baseadas em Terapia Cognitivo-Comportamental para lidar com ansiedade.
- Meditopia e Lojong: programas de atenção plena (mindfulness), autocompaixão e equilíbrio emocional.
- Daylio e Moodpath (MindDoc): diários de humor e rastreamento de emoções, promovendo autoconhecimento.
- Fabulous: rotinas e hábitos saudáveis com foco em bem-estar físico e mental.

Aplicativos e repositórios científicos:

- PubMed, ScienceDirect, SciELO, Portal CAPES, ResearchGate – pesquisa de artigos científicos.
- Vet-Anatomy, Visible Body, Anki, Quizlet: apoio ao estudo de anatomia, fisiologia e memorização ativa com flashcards.
- Vetlexicon, Merck Veterinary Manual, Wiley Library: consulta técnica confiável para clínica veterinária.

Ferramentas para busca e análise de patentes:

- Espacenet (European Patent Office): busca gratuita e ampla de patentes internacionais.
- Google Patents: acesso facilitado a patentes globais com ferramentas de visualização.
- INPI Brasil: sistema oficial de busca de patentes no território nacional.
- WIPO Patentscope (OMPI): repositório da Organização Mundial da Propriedade Intelectual com acesso a documentos de patentes de vários países.
- Patent Inspiration: ferramenta com recursos de visualização e análise para ensino e pesquisa aplicada à inovação.

Redes sociais e mídias para disseminação científica:

- Instagram (IGTV, Reels), TikTok educativo, YouTube Studio: criação de vídeos curtos para educação entre pares, resumos e revisões.
- LinkedIn e ResearchGate: construção da identidade profissional e rede de colaboração acadêmica.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores:

- Participação discente
Número de estudantes inscritos e engajados nas atividades propostas (oficinas, reuniões, trilhas de aprendizagem, produção de conteúdo).

- Acesso e uso de ferramentas digitais
Frequência de uso das ferramentas apresentadas (Google for Education, Canva, ChatGPT, Scite, etc.), verificada por meio de formulários de feedback e autoavaliações.

- Produção discente
Número e qualidade dos materiais produzidos pelos estudantes (podcasts, vídeos, infográficos, apresentações, resumos digitais, podcasts ou miniaulas).

- Evolução na autonomia e no letramento digital e científico
Avaliação qualitativa por meio de questionários antes e depois das atividades (pré e pós-teste de autopercepção de competências).

- Satisfação dos participantes
Nível de satisfação dos estudantes em relação às metodologias, conteúdos e ferramentas utilizadas, medido por questionários de avaliação contínua.


Metas:

- Engajamento: Alcançar ao menos 80% de participação ativa dos estudantes participantes do projeto, nas oficinas e atividades propostas.

- Capacitação digital: Garantir que 100% dos participantes experimentem, ao menos uma vez, 5 ou mais ferramentas digitais apresentadas durante o projeto.

- Produção estudantil: Estimular a criação de ao menos 1 material autoral multimídia por estudante (ex: vídeo, infográfico, podcast ou mapa mental).

- Melhoria perceptível de competências: Obter aumento de 30% ou mais nos níveis de autopercepção de competência em busca de informação científica e uso de ferramentas digitais, comparando os dados pré e pós-projeto.

- Satisfação: Obter índice de satisfação ≥ 90% dos participantes com a metodologia e os recursos utilizados no projeto.


Resultados Esperados:

- Estudantes mais autônomos, críticos e proativos na busca por conhecimento científico de qualidade.
Maior familiaridade com ferramentas digitais aplicáveis ao contexto acadêmico e profissional na Medicina Veterinária.

- Ampliação do letramento científico e digital dos discentes, promovendo maior eficiência na organização dos estudos e na comunicação de ideias.

- Fortalecimento do protagonismo discente e estímulo à produção de conteúdo educativo em formatos acessíveis e modernos.

- Consolidação de uma cultura de aprendizagem contínua, colaborativa e conectada com as inovações tecnológicas na área da saúde animal.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ELIZA ROSSI KOMNINOU1
GABRIELA BLANK DA SILVA
JULIANA RODEGHIERO KUTTER
LEONARDO MARINS
LUCAS PETITEMBERTE DE SOUZA
MANOELA FURTADO
MARIA ALICE MILECH PRIETSCH
MARIA ENILDA BORGES MACHADO
MILENE LOPES DOS SANTOS
MIRIELY ALVES AMANCIO
NOELITON FREITAS DOS SANTOS
PEDRO HENRIQUE SEIDLER DA SILVA
RAFAELA DE OLIVEIRA SOARES
RAFAELA ORTIZ ZITZKE
STÉFANE GABRIELA BORK SOARES
WILLIAM BORGES DOMINGUES

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