Nome do Projeto
"Isso não tem na aula! Inovação, bem-estar e competências digitais na formação do médico-veterinário"
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/05/2025 - 05/05/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O projeto "Isso não tem na aula!" tem como objetivo complementar a formação de estudantes de Medicina Veterinária por meio da inserção de conteúdos atuais, habilidades transversais e ferramentas digitais frequentemente ausentes no currículo tradicional. Utilizando o método dialógico e estratégias de ensino ativo, o projeto propõe oficinas, encontros e materiais multimídia que incentivam a autonomia, o pensamento crítico e o uso consciente de tecnologias na aprendizagem e na prática profissional. A proposta integra o uso de plataformas educacionais, repositórios científicos, aplicativos de produtividade e inteligência artificial, proporcionando aos estudantes um ambiente de aprendizagem inovador, interativo e alinhado com as demandas da Medicina Veterinária contemporânea. Além de fortalecer o protagonismo estudantil, o projeto busca fomentar a cultura da autoaprendizagem, do letramento científico e do uso ético e estratégico das tecnologias digitais.
Objetivo Geral
Objetivo Geral
- Promover a formação complementar e integrada de estudantes de Medicina Veterinária por meio da utilização de metodologias ativas e recursos digitais inovadores, com foco na autonomia, no letramento científico e digital, no bem-estar acadêmico e na familiarização com tecnologias aplicadas à prática profissional e à pesquisa.
Objetivos Específicos
- Estimular a autonomia e o protagonismo discente por meio da busca ativa por conteúdos de qualidade, utilizando ferramentas digitais acessíveis e alinhadas às práticas educacionais contemporâneas.
- Fomentar o uso crítico e ético de tecnologias educacionais e plataformas digitais gratuitas, capacitando os estudantes para a organização pessoal, produção de conteúdo, colaboração em equipe e comunicação científica.
- Aproximar os acadêmicos das inovações em Medicina Veterinária, promovendo o acesso a conteúdos atualizados e temas emergentes por meio de trilhas de aprendizagem interativas.
- Introduzir noções de propriedade intelectual e inovação, capacitando os estudantes para realizar buscas em bases de patentes nacionais e internacionais como fontes de conhecimento técnico e científico.
- Promover a alfabetização científica e digital, incentivando o uso de repositórios e bases de dados acadêmicas para o desenvolvimento de habilidades em pesquisa e leitura crítica da literatura científica.
- Contribuir para o bem-estar e o equilíbrio emocional dos estudantes, por meio da utilização de aplicativos de psicoeducação, autoconhecimento, foco e gerenciamento da ansiedade.
- Estimular a produção e a disseminação de conteúdo científico e educativo, utilizando mídias digitais, redes sociais e ferramentas de criação audiovisual como meios de aprendizagem, expressão e extensão universitária.
- Promover a formação complementar e integrada de estudantes de Medicina Veterinária por meio da utilização de metodologias ativas e recursos digitais inovadores, com foco na autonomia, no letramento científico e digital, no bem-estar acadêmico e na familiarização com tecnologias aplicadas à prática profissional e à pesquisa.
Objetivos Específicos
- Estimular a autonomia e o protagonismo discente por meio da busca ativa por conteúdos de qualidade, utilizando ferramentas digitais acessíveis e alinhadas às práticas educacionais contemporâneas.
- Fomentar o uso crítico e ético de tecnologias educacionais e plataformas digitais gratuitas, capacitando os estudantes para a organização pessoal, produção de conteúdo, colaboração em equipe e comunicação científica.
- Aproximar os acadêmicos das inovações em Medicina Veterinária, promovendo o acesso a conteúdos atualizados e temas emergentes por meio de trilhas de aprendizagem interativas.
- Introduzir noções de propriedade intelectual e inovação, capacitando os estudantes para realizar buscas em bases de patentes nacionais e internacionais como fontes de conhecimento técnico e científico.
- Promover a alfabetização científica e digital, incentivando o uso de repositórios e bases de dados acadêmicas para o desenvolvimento de habilidades em pesquisa e leitura crítica da literatura científica.
- Contribuir para o bem-estar e o equilíbrio emocional dos estudantes, por meio da utilização de aplicativos de psicoeducação, autoconhecimento, foco e gerenciamento da ansiedade.
- Estimular a produção e a disseminação de conteúdo científico e educativo, utilizando mídias digitais, redes sociais e ferramentas de criação audiovisual como meios de aprendizagem, expressão e extensão universitária.